Otimização de sites: 5 sinais de que seu site precisa de uma revisão

A preocupação com a otimização de sites tem crescido entre as empresas. Grandes marcas têm entendido a importância de garantir uma rica experiência ao usuário. Seguir as boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para ter sucesso nessa estratégia.

O consumidor mudou, o que fez com que as formas de comprar também mudassem e evoluíssem. O digital é um meio de estar mais próximo do cliente e é um investimento que exige aplicações com boas práticas de usabilidade. 

Não é em vão que a otimização de sites tornou-se um recurso importante para trazer mais desempenho ao seu negócio no virtual. Quer entender mais sobre o assunto? Veja 5 indicativos de que a sua página está precisando ser revisada.

A importância da otimização de sites

A otimização de sites conta com uma série de técnicas de SEO que têm como propósito melhorar o ranqueamento de páginas nas buscas orgânicas, aquelas que recebem a maior parte dos cliques em uma pesquisa feita. 

Quando seu site está bem ranqueado tem mais chances de ser encontrado pelos usuários. Essas técnicas também são baseadas em abordagens para tornar a experiência do usuário a mais positiva possível, buscando melhorar a usabilidade do cliente final.

É importante pensar no fato de que o seu site não é um cartão de visitas para o seu negócio, ele é o seu negócio. O que queremos dizer é que ele deve ser visto com a mesma importância que uma loja física tem, por exemplo. 

Já pensou em como os usuários se sentem ao acessar sua página? Se conseguem entender claramente quais serviços são oferecidos pela sua empresa? Se há a possibilidade de entrarem em contato de forma fácil? Quanto tempo demoram para encontrar uma informação? Estas são algumas questões que devem ser pensadas.

A otimização de sites é uma forma de fortalecer a presença nas mídias online, oferecer melhorias para a jornada de compra dos seus clientes, aumentar a visibilidade e reconhecimento do negócio e também potencializar as vendas.

Quando é preciso realizar uma revisão de site? Veja 5 indicativos!

Antes de falarmos sobre alguns critérios de otimização de sites e trazermos dicas para melhorar o desempenho da sua página, vamos descobrir se ela precisa ser revisada? Algumas das questões que você deve verificar são:

Como está a taxa de rejeição da sua página?

A taxa de rejeição é um indicativo de que há usuários acessando seu site, blog ou landing page sem realizar uma ação. 

A falta de otimização de sites é uma grande influência para a alta da sua taxa de rejeição. É preciso estar atento a essa métrica, tanto para entender o que está contribuindo para essa mudança quanto para traçar estratégias de reversão do caso. Otimizar é uma forma de reduzir muito o problema.

Quando foi a última otimização de sites feita?

Manter o site atualizado é fundamental para evitar falhas, como conteúdo desatualizado, tecnologias ultrapassadas, páginas fora do ar, links quebrados, lentidão, ataques hackers, entre outros. A manutenção é importante para manter a otimização de sites em dia e também para evitar a instabilidade no acesso do usuário.

Seu site utiliza técnicas de acessibilidade?

Outro critério fundamental para uma boa otimização de sites é a utilização adequada de técnicas de acessibilidade. Tornar a sua página mais inclusiva é ampliar as possibilidades de acesso para o público e garantir que todos tenham a melhor experiência possível com a sua marca.

Sua marca está bem representada?

É fato que a sua página precisa representar os objetivos principais da marca e a pergunta é: seus clientes conseguem entender claramente o que o seu negócio oferece? O seu site precisa ser o mais claro possível quanto aos serviços e produtos que podem solucionar as dores do seu público.

Há critérios de responsividade?

Ao prezar pela boa otimização de sites, devemos nos colocar no lugar do usuário e buscar entender suas necessidades. 

Quando acessamos uma página pelo celular, por exemplo, buscamos a mesma experiência que temos ao usar o navegador, certo? O usuário busca acesso facilitado e as marcas que priorizam essa questão saem na frente.

Critérios de otimização de sites que você precisa conhecer

O primeiro a considerar é que toda otimização de sites precisa de acompanhamento constante, já que atualizações e ajustes são sempre necessários e bem-vindos. Outra questão importante é que as páginas devem acompanhar as tendências de inovação tecnológica, bem como as mudanças no comportamento do usuário

Veja alguns critérios importantes:

Core Web Vitals

Core Web Vitals é uma nomenclatura dada a uma série de métricas criadas pelo Google para avaliar a experiência do usuário nos sites. Estas são:

  • LCP (Largest Contentful Paint): avalia a velocidade de carregamento dos componentes visuais do site, que não deve ultrapassar 2,5 segundos;
  • FID (First Input Delay): analisa a interatividade da página, ou seja, a velocidade na interação dos usuários com elementos clicáveis, que deve ser de até 100 milissegundos;
  • CLS (Cumulative Layout Shift): verifica questões do layout, como a estabilidade visual das páginas e o carregamento do conteúdo disponível, que precisa estar dentro de 0,1.

Palavras-chave

Palavras-chave são termos principais que resumem um assunto e que mecanismos de buscas consideram em pesquisas feitas pela internet. Elas podem ser compostas por uma ou mais palavras. 

Uma otimização de sites eficiente produz todo um conteúdo com foco no que o público está buscando para aumentar as chances da sua página ser encontrada. As palavras-chave funcionam como impulso nesse sentido e devem ser usadas de forma sábia e estratégica.

Títulos SEO

Os títulos fazem parte da otimização SEO, essa gama de fatores que os buscadores consideram nas pesquisas feitas pelos usuários. Os melhores títulos alcançam um posicionamento mais alto. Há critérios específicos que precisam ser seguidos para otimizar os títulos, assim como a meta descrição do site.

Link Building

As linkagens internas e externas são importantes para a otimização de sites. É uma forma de potencializar o tráfego e o reconhecimento da sua página. A estratégia consiste em criar uma rede de links entre os temas semelhantes dentro do site para facilitar a navegação do usuário. 

Trata-se de uma abordagem que também contribui para o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Os links precisam usar palavras-chave relevantes para o assunto da referência de destino e ter similaridade com o que está sendo abordado na página atual.

Responsividade

Como já mencionamos antes, a responsividade é extremamente importante se você quer ser multicanal, alcançar mais pessoas e atender às necessidades e interesses do público. Versões desktop e de dispositivos móveis, por exemplo, devem oferecer sempre a melhor experiência ao usuário final.

A otimização de sites precisa ser trabalhada estrategicamente para que o acesso à sua página seja facilitado, tenha um design funcional, velocidade adequada de carregamento e conteúdos adequados à técnica de legibilidade. 

Landing Pages

O investimento em Landing Pages já não é nenhuma novidade para muitas marcas, mas se você ainda não apostou nessa abordagem saiba que é uma forma interessante de atrair público qualificado para o seu negócio. 

Estas páginas permitem que você disponibilize diversos tipos de conteúdo e materiais relevantes em troca de informações e dados dos usuários, contribuindo para estratégias de marketing posteriores.

Auditoria

Uma boa otimização de sites exige entender seus usuários e reconhecer suas necessidades para traçar melhorias que atendam a sua satisfação. Alcançar a expectativa do público é um desafio e identificar o que funciona e o que precisa ser ajustado na sua página é fundamental nesse processo.

Faça uma auditoria no seu site e procure entender como é a experiência de quem acessa suas páginas, considerando sempre o que o seu público busca.

Otimizar um site exige atenção a cada detalhe das páginas, visando proporcionar melhorias constantes para a navegação do usuário. Agora que você já descobriu se seu site precisa ser revisado, saiba que pode contar com a Webcompany para torná-lo mais atraente e eficiente às necessidades de sua clientela. 

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