Comportamento do consumidor: até que ponto as redes sociais influenciam

O comportamento do consumidor está mudando: se antes as redes sociais não influenciavam tanto suas decisões ou conceito sobre a marca – hoje são elementos imprescindíveis para a jornada de compra. Pensando nisso, como estão suas estratégias de Marketing Digital? Saiba como aproveitar o comportamento do consumidor para vender mais!

Para começar, vamos a alguns dados:

  • Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo acessam a internet todos os dias
  • Mais de 92 milhões de brasileiros acessam as redes sociais, sendo que 8 em cada 10 atuam em alguma rede social diariamente
  • 89% dos brasileiros afirma que redes sociais aumentam o valor das marcas com as quais se relacionam

Considerando que temos 92 milhões de brasileiros acessando as redes sociais, e que destes, 89% acredita que as redes sociais aumentam o valor das marcas, você não pode deixar as redes sociais de fora de suas estratégias de Marketing!

Vale lembrar que sua marca não precisa estar em todas as redes sociais, mas precisa estar onde seu público está e construir um bom relacionamento com ele!

 

Entendendo o comportamento do consumidor

Nenhuma boa estratégia de Marketing Digital começa sem pesquisa, estudo e planejamento. É preciso conhecer seu público consumidor e seu público alvo, conhecer como sua marca pode se relacionar com eles, entender quais são as tendências e em qual cenário de mercado sua empresa está inserido.

Feito isso, é hora de pensar como sua marca pode se posicionar nas redes sociais para influenciar a melhor maneira possível o comportamento do consumidor!

Não importa qual seja o ramo de atuação de sua empresa, é preciso sempre pensar em qual estágio da jornada de compra seu potencial cliente está. Talvez seja interessante você mostrar a ele uma necessidade (muitas vezes as pessoas não sabem que estão precisando de algo, até que encontram aquele “algo” rolando sem querer o feed de notícias, não é mesmo?); ou falar mais de sua empresa, para que ele possa finalizar sua decisão de compra; ou mesmo, apresentando novas utilidades, construir um relacionamento com o cliente que já comprou de você.

As possibilidades nas redes sociais são muitas e você pode estar presente em todos os momentos da jornada de compra de seu cliente!

 

As redes sociais no comportamento do consumidor

Além de conhecer seu público alvo (construindo personas!) e do planejamento do conteúdo de suas redes sociais, você também precisa pensar em alguns outros elementos que melhoram suas estratégias de Marketing Digital:

 

  • Tom de voz

Manter o tom de voz da marca, sendo reconhecido nas redes sociais, é importante para que sua empresa crie popularidade no ambiente digital

 

  • Conteúdo relevante

Apresentar conteúdo relevante permite que sua marca tenha uma boa reputação entre seus seguidores: vamos lembrar que 89% dos brasileiros afirma que redes sociais aumentam o valor das marcas com as quais se relacionam. Isso quer dizer que uma marca, quando apresenta conteúdo relevante para seu público alvo, é lembrada! E uma marca que é lembrada, tem mais chances de vender mais.

 

  • Imagens

Redes sociais são fundamentadas bom conteúdo e boas imagens. Publicar uma foto de péssima qualidade, por exemplo, além de não atrair seu público alvo, para que ele preste atenção no que você está criando, isso faz com que sua reputação não seja das melhores. É muito provável que você passe a impressão de estar fazendo um trabalho sem seriedade, não demonstrando o profissionalismo que sua marca gostaria de passar. Por isso, não descuide das fotos! Construir um feed bonito é mais do que uma questão estética.

Precisa de ajuda profissional para entender mais e influenciar melhor o comportamento do consumidor que deseja atrair? Entre em contato com a nossa equipe da Webcompany!