As palavras-chave são termos ou frases que as pessoas colocam nos mecanismos de pesquisa e que tornam possível encontrar o seu site com mais facilidade. Neste artigo, vamos te ajudar com dicas de como escolher as melhores palavras para sua empresa, pois isso é essencial para os bons resultados de SEO!
Houve um tempo em que as palavras-chave eram um fator determinante de classificação para sites, então, os especialistas em SEO adicionavam a maior quantidade possível delas nos conteúdos para obter uma classificação ideal. O problema é que esse exagero passou a gerar resultados de pesquisa ruins nos motores de busca. Por isso, as atualizações dos algoritmos do Google e de outros mecanismos de pesquisa acabaram reduzindo o impacto das palavras-chave de SEO nos resultados da pesquisa.
Você já deve ter escutado algum debate a respeito da importância dos termos para SEO. Será que as palavras-chave ainda são importantes? A resposta é: sim! Elas ainda colaboram para o ranqueamento dos conteúdos, mas é preciso considerar que as formas de utilização mudaram e, agora, a relevância depende mais da escolha dos termos e os esforços devem ser concentrados em um processo chamado otimização de palavra-chave.
Entenda o que é otimização de palavras-chave
A otimização de palavras-chave é o processo que te permite encontrar os termos certos para usar em seu site. Além de ser uma das maneiras mais acessíveis de melhorar os resultados de vendas, otimizar as palavras é muito importante ao longo da sua campanha de marketing.
Passos para uma boa otimização de palavras-chave
Pesquisa de palavras-chave:
Esse é o momento dedicado à busca de palavras e frases que as pessoas usam nos mecanismos de busca, principalmente as que estão relacionadas ao conteúdo do seu site – existem várias ferramentas de pesquisa de termos que podem ser utilizadas para pesquisar os ideias. Preste atenção para realizar consultas assertivas, pois você irá desenvolver materiais para responder essas dúvidas.
Análise de palavras-chave:
Como saber se o termo escolhido será bom para sua estratégia? Essa etapa é reservada para isso! Aqui, vamos descobrir as informações sobre as palavras-chave que estão atualmente trazendo tráfego para o seu site. Você deve pesquisar sobre a frequência de uso de cada termo e o nível de competição por elas, pois essas informações ajudarão na escolha final.
Escolha de palavras-chave:
Chegou a hora de escolher os termos que serão utilizados! A seleção deve ser feita com base nas conclusões tiradas nas duas etapas anteriores. Depois de pesquisar e analisar, é o momento de selecionar palavras-chave altamente relevantes – lembrando que elas devem estar relacionadas ao conteúdo do seu negócio ou site.
A escolha correta de termos pode impactar na classificação do seu site das seguintes maneiras:
Quando o site está otimizado para pesquisa semântica
As opções de palavras-chave costumam ser uma única palavra ou, no máximo, uma frase. No entanto, existem muitas maneiras de qualquer termo ser reescrito. Essas versões reescritas são chamadas de palavras-chave semânticas.
Palavras-chave semânticas são baseadas na ideia de que nenhuma frase significa apenas a linha exata de palavras digitadas. Para considerar os resultados, os mecanismos de pesquisa tentam perceber a intenção de pesquisa nos seus resultados. Sua escolha de palavras direciona quais palavras-chave semânticas você precisa incluir em seu conteúdo. Como a otimização para pesquisa semântica oferece uma melhor chance de classificação para a palavra-chave escolhida, é melhor não negligenciar nenhuma etapa.
Na otimização de conteúdo
De maneira geral, palavras-chave podem ser vistas como referências para materiais otimizados. Depois de decidir qual será a palavra, o próximo passo é desenvolver um conteúdo com base nela, sempre pensando em como torná-la uma parte natural do seu texto.
Optar por essa prática é mais indicado do que ter várias sequências soltas de palavras-chave em seu conteúdo. Uma ótima dica é retrabalhar o conteúdo escrito para se adequar aos termos que você escolher mais tarde, cuidando para que tudo faça sentido com o conteúdo que você está criando.
Aumento do tráfego do site e das conversões
É natural que a escolha certa de termos resulte em mais tráfego para seu site, afinal, quando a página tem uma boa classificação para uma palavra-chave, ela será entregue para uma quantidade maior de pessoas.
Ter um tráfego mais alto é uma vantagem para as empresas, uma vez que isso se traduz em número mais alto de conversões. As pessoas são levadas a tomar decisões de compra com base em seus resultados de pesquisa, além disso, usuários e clientes satisfeitos provavelmente voltarão a acessar o site e indicarão o link para outras pessoas. Tudo isso contribui para um aumento na classificação do seu site!
Relevância da palavra-chave e o público-alvo mais filtrado
Os mecanismos de pesquisa usam as palavras-chave para saber do que trata sua página. Isso contribui para a classificação do seu site nos resultados de pesquisa. Sendo assim, a escolha da palavra-chave desempenha um papel fundamental na determinação da relevância do termo.
Escolher uma termo que seja atrativo para o público-alvo também é importante e significa trazer um tráfego mais bem direcionado para o seu site. A audiência ajuda a melhorar a classificação do seu site, pois uma vez que o público faz a busca e permanece no seu site o Google intende que a sua resposta foi relevante e consequentemente atribui um peso maior para você!
Vantagem competitiva
A escolha certa de uma palavra-chave pode ser o impulso que faltava para sua marca vencer a concorrência. Quando for escolher os termos, tenha em mente que sempre haverá uma grande quantidade de opções para selecionar e que elas estão categorizadas entre as mais populares e as menos populares, então, a análise deve ser minuciosa.
Normalmente, as palavras-chave mais populares têm a maior concorrência, o que torna o trabalho mais complicado. Se o seu site for recente, pode ser melhor escolher palavras-chave de baixa concorrência, para facilitar a classificação mesmo contendo um volume menor de buscas. Conforme a tarefa for sendo sendo desenvolvida, é possível expandir e envolver termos mais disputados.
Melhoria do SEO on-page e redução nos esforços de marketing
SEO on-page é um termo mais amplo, que está diretamente relacionado ao conteúdo da página, mas não há dúvidas de que a escolha certa de palavra-chave traz a você um passo mais perto de um SEO otimizado. Os fatores ligados ao SEO on-page são básicos e muito controláveis e, entre eles, estão as opções de termos, o código HTML, tags de título, tags alt e meta descrição.
Escolher os termos corretos também ajuda a otimizar seus esforços de marketing. Seja no PPC ou orgânico, as palavras-chave desempenham um papel importante, permitindo que você determine o tipo de conteúdo de que precisa para fazer as pessoas notarem seu site.
Quanto mais dedicar esforços na otimização, mais perceberá como a escolha certa de palavras-chave pode melhorar a relevância do seu site e atingir um público-alvo melhor. Não há dúvidas de que esse trabalho contribui para os resultados em diferentes áreas da empresa, principalmente nos números de vendas!
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