Saiba porque sua marca precisa investir no SEO para mobile

Com o aumento dos acessos à internet via celular, estão surgindo novos desafios e oportunidades dentro do marketing digital. Entre as transformações referentes à usabilidade e navegabilidade está o SEO para mobile. Você já ouviu falar sobre esse tipo mais específico de otimização?

Em todo o planeta, 5,1 bilhões de pessoas usam algum tipo de aparelho celular. No Brasil, mais de 71 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas pelo telefone. Os dados disponibilizados no relatório a Economia Móvel 2019, da GSMAO, mostram que o tráfego proveniente dos dispositivos móveis continua crescendo. Essas pessoas estão em busca de informações, entretenimento, comunicação e, claro, pesquisando sobre produtos ou empresas.

Para as marcas, o aumento do acesso por smartphones cria oportunidades para anúncios e permite adequar a linguagem para construir um relacionamento com o público. Estudos recentes feitos pelo o Google descobriram que os visitantes de dispositivos móveis tendem a visitar novamente os sites com versão mobile. E, para atingir os objetivos, todas as ferramentas importam – do conteúdo ao trabalho de seo para mobile. Se no começo do trabalho de marketing digital as empresas visualizavam uma pessoa sentada em um computador de mesa, agora, devem focar no comportamento dos usuários atrás da tela do celular.

Como funciona o seo para mobile?

Também chamado de Mobile SEO, o SEO para mobile envolve as estratégias, configurações, boas práticas, metodologias e ferramentas utilizadas por profissionais para garantir a indexação e melhorar o rankeamento dos sites nas pesquisas realizadas em dispositivos móveis.

Entre os fatores que devem ser considerados na navegação móvel estão:
velocidade, tamanho das páginas, fidelidade à versão para desktop em termos de recursos e conteúdos, UX (Experiência do Usuário) e padrão de uso, que são os acessos frequentes, mas em curtos períodos de tempo.

Otimização para mobile é a adaptação do seu site, do design e conteúdo para diferentes tipos de plataformas e tamanhos de tela.

O que as marcas podem fazer para melhorar o seo pra mobile

Faça uma inspeção técnica e levanta pontos que podem (e devem!) ser melhorados

Antes de sair ajustando os códigos e as páginas do seu site, é fundamental verificar os itens considerados mais básicos nos arquivos, softwares e serviços utilizados. Preste atenção em fatores como a velocidade, o desempenho e o rankeamento da página na busca estão: serviços de hospedagem, gerenciador de conteúdo, certificado SSSL, otimização de imagens, otimização de códigos e tags para mobile. Sem eles, é praticamente impossível ter bons resultados em SEO mobile.

Crie sites pensando na navegação mobile e só depois ajuste para a navegação desktop

Até algum tempo atrás, os sites eram pensados para o desktop e não se ouvia falar tanto sobre sites responsivos, mas com o aumento dos acessos via celular, o cenário mudou. Marcas que desejam bons resultados precisa primeiro pensar em como é o acesso pelo celular e só depois otimizar para as telas maiores. Crie pensando na realidade do usuário!

As estratégias de SEO para mobiles devem ser feitas com base em análises de desempenho

Os profissionais precisam olhar para os resultados reais de pesquisas para dispositivos móveis, para entender o que mais funciona nesse meio. Ao analisar dados de navegação você pode descobrir o que o público-alvo enfrenta, que tipo de tráfego geram e que tipo de otimização será realmente bem-sucedida para converter em aproximação do relacionamento e vendas.

Conte com ferramentas para avaliar a qualidade do trabalho que sua marca está fazendo

Existem muitas ferramentas para otimização de palavras-chave, performance SEO, análises, acompanhamento de buscas, teste A/B, otimização de conversão, velocidade de site e muito mais. Elas podem ajudar os mais leigos que desejam começar a olhar para o SEO para mobile e também enriquecem o trabalho dos profissionais de marketing. Lembre-se: avaliar e acompanhar os resultados é um dos segredos do sucesso na otimização para buscadores.

Se você não tem um site otimizado para celular, é preciso agir rápido. Em um momento onde os consumidores não têm mais paciência para nada, é melhor fazer com que eles encontrem sua marca logo nos primeiros resultados das buscas. Ah, não deixá-los esperando enquanto seu site carrega também é muito importante!

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