Qual a importância da produção de conteúdo para o SEO?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Ser notado e permanecer na memória dos clientes é a necessidade principal das empresas. Com esse objetivo, é fundamental saber a importância da produção de conteúdo para alcançar bons resultados para o seu negócio. Dessa forma, você poderá trabalhar as melhores estratégias em seu site de forma eficaz, estando a frente de seus concorrentes e conquistando cada vez mais consumidores leais.

Atualmente, em meio ao marketing digital, é totalmente relevante que as empresas invistam em produção de conteúdo em conjunto as estratégias de SEO. Através de conteúdos qualificados, é possível oferecer para a sua persona assuntos sobre o que exatamente ela procura, com o formato adequado, tendo um bom posicionamento no ranqueamento de buscas do Google e alcançando maiores resultados para o negócio.

Porque investir na produção de conteúdo?

A produção de conteúdo está dentro do Inbound Marketing, que nada mais é do que captar o interesse do seu público-alvo de forma assertiva, para que ele seja um cliente potencial e se torne fiel. Criar conteúdos significativos e que chamem a atenção natural dos consumidores é a chave para o sucesso neste caso.

O conteúdo é o que torna o seu site interessante para os usuários, por isso é o fator que mais influencia em seu desempenho. O Google prioriza conteúdos originais e com maior desenvolvimento, que trazem relevância. Normalmente, quando se tem um texto menor, o mecanismo de busca pode enxergá-lo como um material que não tire todas as dúvidas do consumidor, deixando ele para trás no ranking. Tirando o fato de que, quando o cliente encontra um site atraente, normalmente ele repassa para amigos e pessoas com o mesmo interesse no assunto, gerando mais engajamento para sua empresa.

Ter um profissional qualificado para a produção de conteúdo da sua marca faz toda a diferença, com seu vasto conhecimento, ele sabe produzir de forma correta, se preocupando com a relevância, abrangência, utilidade e organização.

O que é levado em consideração na produção de conteúdo?

Precisamos lembrar que a produção de conteúdo está totalmente atrelada ao SEO, então por isso é importante realizar todas as estratégias que envolvem a otimização de buscas e o marketing de conteúdo como um todo para atingir maior sucesso.

Começando com o assunto do conteúdo a ser produzido, é necessário separar pautas que tenham total a ver com a imagem de sua empresa atrelada aos interesses da persona, neste ponto a qualidade das informações deve ser avaliado. Ao iniciar a produção de conteúdo, pense que quem estiver lendo busca algo de fácil leitura e com informações relevantes sobre o assunto, não adianta sua marca ser de roupas e você dar dicas de beleza, falando de cosméticos.

É importante também utilizamos uma palavra-chave como foco do conteúdo, escrevemos o texto baseada nela após realizar uma pesquisa em algumas ferramentas específicas, onde verificamos o volume de busca, para saber se é um assunto relevante para o nosso nicho de mercado, comparado com a dificuldade de posicionamento em relação a concorrência.

O recomendável na produção de conteúdo é que o título tenha a palavra-chave e até no máximo 67 caracteres para ficar no tamanho ideal e que não apareça cortado na hora da pesquisa. É importante que cada página do seu site tenha um título único, para diferenciar das outras e apresentar mais relevância. Opte por um título que comunique com precisão o assunto tratado naquele conteúdo e que seja de fácil entendimento para o usuário.

Imagens, vídeos e GIFs trazem relevância para o seu conteúdo, deixando o formato mais descontraído. Hoje em dia, as pessoas estão se tornando cada vez mais visuais e elas conseguem memorizar mais, sem contar que adicionar imagem no meio do texto traz uma quebra importante e estimula a leitura do conteúdo até o final.

Sua empresa está precisando de um especialista em produção de conteúdo? Entre em contato com a nossa equipe!