Gerar leads é uma das metas mais perseguidas pelos profissionais de marketing e por toda a empresa, afinal, ter contatos interessados no seu produto ou serviço é a melhor maneira de conquistar os objetivos de vendas e melhorar o faturamento. Por isso, ter estratégias que funcionem para a geração de leads é fundamental!
As estratégias para captação de contatos são definidas por meio de um planejamento com o objetivo de atrair pessoas interessadas em seus produtos ou serviços e encantá-las a ponto delas disponibilizarem suas informações para saber mais. As táticas podem incluir um trabalho consistente nas redes sociais, anúncios que geram mais tráfego no site para impulsionar as vendas, ajustes para melhorar a taxa de conversão e muito mais!
Se você deseja gerar mais leads, mas ainda não entende muito bem por onde começar, nós te ajudamos. Porém, antes de seguir qualquer recomendação, lembre-se de que as estratégias de marketing devem corresponder às necessidades da empresa e fazer sentido na sua realidade, portanto, tudo começa pela definição dos objetivos. Você já sabe o que precisa alcançar? Então, comece a trabalhar!
8 Estratégias de marketing digital geração de leads
Otimize seu site
Se o assunto é geração de leads, precisamos começar com o pilar das estratégias: seu site. Você deve entender como ele funciona, pois esse é o espaço para onde o tráfego é direcionado, além de ser a plataforma na qual você pode começar a projetar e aplicar quaisquer ideias de captação de contatos para o seu negócio.
Para garantir um site funcional e rápido, corrija erros de carregamento e disponibilize informações de maneira que os visitantes se interessem em se cadastrar para saber mais. O trabalho de otimização de SEO da página, para aumentar sua classificação nos resultados de pesquisa do Google até a primeira página, é praticamente obrigatório! Como o SEO é uma tarefa relativamente técnica, pode ser mais fácil procurar por profissionais que consigam executar as tarefas e que possuem ferramentas para verificar se há erros em seu site.
Para uma estratégia de geração de leads que funcione e uma identidade sólida para o seu negócio, é fundamental ter um site otimizado e bem projetado, que inclua ímãs de leads, ou seja, algo que você dá a seus clientes para capturar sua atenção e convencê-los a entregar suas informações de contato. Não se esqueça de que o site deve oferecer uma navegação fácil para os visitantes!
Otimize o site para celular
Já que seu site é sua identidade digital, é indispensável que ele seja acessível a todos os dispositivos. Caso não funcione em um smartphone, você pode perder a oportunidade de atrair mais tráfego de um grande número de pessoas que usam dispositivos móveis. Então, o segundo passo para uma estratégia de geração de leads é otimizar seu site para dispositivos móveis.
Realize uma verificação completa do site e direcione as áreas que não são compatíveis com dispositivos móveis. Peça também para um desenvolvedor web criar um site responsivo para dispositivos móveis, pois, sabendo que grande parte dos acessos à internet é feita pelo celular, um site otimizado atrairá mais usuários e consequentemente mais leads.
Se o objetivo for ir além na hora de oferecer uma excelente experiência ao usuário, invista em um aplicativo móvel. Mas não esqueça: apesar de ser uma ótima estratégia, você terá que dar uma boa razão para alguém baixar seu aplicativo.
Use e-mail marketing
Essa é uma das principais estratégias de geração de leads em termos de eficácia, especialmente para empresas B2B, aquelas que mantêm contatos de empresas para empresas.
A estratégia começa no seu site, onde você deve fazer uma oferta em troca de um endereço de e-mail de um visitante. Em seguida, é possível criar uma lista direcionada de clientes potenciais em seu nicho e começar a fazer contato com eles. Os e-mails podem ser utilizados para iniciar uma conversa, mantê-los atualizados sobre seu trabalho e descobrir quais os desejos em relação a sua marca.
Com sua relativa facilidade de implementação e eficácia de resultados, o e-mail marketing é uma ferramenta utilizada há muito tempo e a melhor parte é que ele pode ser ajustado conforme os resultados atingidos. Antes de sair enviando e-mails, faça uma segmentação para garantir que produto ou serviço incluído no material é adequado para as pessoas cadastradas, pois os e-mails personalizados são mais atraentes e aumentam as chances de alcançar seus usuários quando eles estiverem prontos para comprar.
Mantenha uma boa presença nas redes sociais
Nós sabemos, você já cansou de escutar que as mídias sociais devem fazer parte do seu plano de marketing. Mas, como uma agência especializada em estratégias digitais, precisamos te dizer: as redes sociais são mais poderosas do que você imagina.
Quando usada de forma eficiente, a mídia social é ótima para gerar leads e aumentar o reconhecimento da marca. Compartilhe conteúdos úteis, forme relacionamentos, interaja com seu público e entregue informações que ajudem as pessoas de alguma maneira.
Na hora de desenvolver um trabalho com foco na geração de leads nas redes sociais, considere seu segmento e o perfil do público-alvo. Embora o LinkedIn seja adequado para realizar suas estratégias de geração de leads de B2B, o Instagram pode ajudá-lo a manter contato com pessoas físicas. Experimente formatos e busque coisas novas. Por exemplo, os podcasts estão em alta, então eles podem ser uma grande fonte de geração de leads de mídia social. Lembre-se de que a criação de uma comunidade online requer postagens regulares e comunicação interativa. Não é apenas uma questão de falar sobre você, mas também de realmente ajudar as pessoas e agregar valor na vida delas.
Aposte na personalização
Sua marca se comunica com diferentes tipos de usuários. Portanto, se você deseja direcionar o tráfego, falar com todo mundo de uma vez será um erro. A recomendação é que o contato seja o mais personalizado possível, feito com base nos desejos e vontades dos vários grupos de personas dentro do seu público-alvo.
Uma forma de manter a comunicação personalizada é melhorar seu site para que ele atenda às necessidades específicas de cada usuário, e não de todo o seu público. Por exemplo, você pode analisar dados e identificar as principais características de uma pessoa para apresentar conteúdos específicos para ela. Outra maneira significativa de obter personalização é ter conversas reais. No mercado atual, onde tudo é altamente digitalizado, as pessoas gostam de marcas que vão além das vendas.
Seguir estratégias personalizadas de geração de leads é fundamental para construir confiança com a sua comunidade, mesmo que algumas pessoas ainda não sejam compradoras. Se você mantiver um bom contato com seus clientes existentes, a indicação deles funcionará para atrair novos interessados!
Ofereça ofertas
Entregar algo – produtos, serviços ou descontos – é uma maneira poderosa de gerar leads. Você pode facilmente fazer com que os usuários interessados se envolvam com seus serviços, oferecendo um cupom ou outro serviço com valor agregado. Isso será útil para gerar leads de curto prazo, convertendo rapidamente os leads em compradores e possíveis leads de longo prazo. Cada qual na sua jornada, mas todos com chances de comprar de você.
Os produtos ou testes gratuitos atraem usuários que estão interessados, mas ainda não estão prontos para comprar o que você oferece, porém, para que suas ofertas sejam irresistíveis o suficiente, as pessoas precisam perceber como aquilo é bom. Garanta a qualidade e eficiência!
Utilize chats em tempo real
Um chat é útil tanto para se comunicar diretamente com seus clientes quanto para gerar novos leads, pois permite que você forneça informações da maneira dinâmica, aproveitando o calor da emoção. O responsável pelo atendimento ao cliente pode interagir de maneira rápida com clientes em potencial e ajudá-los com o que for precisa. Você sabe, né? Uma pessoa satisfeita tem muito mais chances de comprar com você!
Não esqueça de pensar em uma configuração em que a janela do chat solicita propositalmente aos visitantes do seu site que façam perguntas sobre seus produtos ou serviços. Para ser eficiente na geração de leads, peça para os usuários que forneçam seus dados de contato antes de enviar a dúvida.
Planeje com antecedência, defina metas e mantenha o controle dos resultados
Esta etapa é válida para todas recomendações anteriores: tenha um plano de geração de leads bem definido. Você deve estabelecer algumas metas, com tarefas que te colocarão mais próximo dos clientes em potencial. Não esqueça de escolher quais serão os métodos utilizados e de considerar seu nicho para fazer isso.
A geração de leads é um trabalho que requer tempo, dedicação e atenção. Embora seja um desafio atrair a atenção de pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço, um bom planejamento e um trabalho duro podem ajudar. Conte com a equipe Webcompany para isso!