10 estatísticas de marketing de conteúdo que você deve saber

Conforme o marketing digital evolui, surgem também inúmeras maneiras de fazer com que você expanda os seus negócios e alcance novos clientes. O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair tráfego, mostrar aos visitantes o que você tem a oferecer e convertê-los em clientes.

Com uma estratégia de marketing digital bem planejada, a sua empresa ganhará mais notoriedade na internet. E para entender como é importante o marketing de conteúdo, listamos 10 estatísticas sobre sua eficácia na hora da conversão. Confira!

O que o marketing de conteúdo tem para oferecer?

  • 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa por meio de artigos, em vez de anúncios

Como você informa seu público-alvo sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece? Se for através de anúncios tradicionais, você está perdendo a oportunidade de se comunicar com mais eficiência com 70% de seus clientes.

Com o marketing de conteúdo, você pode resolver perguntas e preocupações comuns dos clientes sem fazer com que os leitores se sintam pressionados a comprar imediatamente. E quando você faz isso, você não apenas os ajuda a entender melhor seu setor, como também configura seus negócios para leads mais qualificados.

  • 61% dos consumidores preferem empresas que criam conteúdo personalizado

É claro que o conteúdo é importante para os consumidores. Mas se você deseja que o seu seja eficaz, ele precisa ser adaptado às necessidades individuais deles.

Muitas empresas cometem o erro de agrupar todos os seus clientes em potencial em um ou dois grupos. E, embora os consumidores que compram de você provavelmente tenham algumas coisas em comum, eles não são todos iguais.

Em vez de tentar criar conteúdo único, gaste algum tempo pesquisando seu público e criando personas. Em seguida, escreva posts, artigos e qualquer outra coisa que ajude a abordar seus interesses individuais.

  • Clientes passam por 57% da jornada de compra antes de entrar em contato com uma equipe de vendas

Muitas empresas B2B confiam em suas equipes de vendas para discutir serviços com leads e transformá-los em clientes. Agora com o marketing digital, os compradores de B2B fazem uma extensa pesquisa antes mesmo de considerar entrar em contato com uma empresa. Eles aprendem exatamente o que cada um tem a oferecer, quais são os benefícios e como são as alternativas.

Isso significa que, se você não possui conteúdo abrangente, não faz parte do processo de compra deles.

  • Inbound Marketing gera 54% mais leads do que Outbound Marketing

Os métodos tradicionais de marketing (como anúncios de TV, rádio e jornal) são considerados “outbound” porque alcançam os clientes quando não estão buscando ativamente aprender sobre produtos ou serviços. Na maioria dos casos, esses anúncios realmente interrompem o que o consumidor está tentando fazer, seja assistir a um programa, ouvir música ou ler as notícias.

O inbound marketing, por outro lado, permite que os consumidores venham até você.

Bilhões de usuários todos os dias recorrem às redes de pesquisa para procurar respostas para suas perguntas, soluções para seus problemas e informações sobre tópicos específicos. Se sua empresa fornecer o que está procurando, você poderá trazê-los para o seu site sem interromper as atividades diárias.

  • O marketing de conteúdo dobra as taxas de conversão do site

Sua empresa tem algo em comum com todas as outras empresas do mundo: você deseja converter seu público-alvo em clientes. O que isso significa para o seu site depende do seu negócio individual. Se você é um e-commerce, deseja que os visitantes façam uma compra. Se você é uma empresa B2B, deseja que eles preencham um formulário de contato.

De qualquer forma, você deseja uma alta taxa de conversão. E considerando que as empresas que usam o marketing de conteúdo veem taxas de conversão duas vezes maiores do que as que não usam, definitivamente vale a pena.

  • 76% dos profissionais de marketing B2B (77% do B2C) planejam aumentar a produção de conteúdo

Mais de três quartos dos profissionais de marketing que atualmente usam o plano de conteúdo para aumentar sua produção. Eles não apenas confiam nos resultados que viram até agora, mas também desejam aumentar seus esforços e obter ainda mais sucesso.

Isso significa que o marketing de conteúdo não está desacelerando tão cedo. E se você ainda não começou, não há tempo melhor do que agora.

  • Sites com blog tem 13 vezes mais chances de obter ROI positivo

Uma das estratégias mais comuns de marketing de conteúdo para empresas de todos os setores é o blog. Adicionar um blog ao site existente é um processo bastante simples, e atualizá-lo requer apenas a quantidade de tempo e esforço necessários para escrever uma nova postagem.

Apesar da simplicidade, os profissionais de marketing que gerenciam um blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo. É um grande salto para algumas horas de trabalho por semana – e isso é realmente o suficiente.

  • O usuário médio gasta 88% mais tempo em páginas com vídeos

Deseja manter os visitantes em seu site por mais tempo? Comece a adicionar vídeos.

Os vídeos consomem mais tempo do que o conteúdo baseado em texto, mas também são mais atraentes. Isso é especialmente verdade em tópicos complexos, nos quais os visitantes preferem que um vídeo os guie por um assunto, em vez de ler parágrafo após parágrafo de material difícil.

  • 93% de todos os profissionais de marketing usam marketing de conteúdo

Embora o marketing de conteúdo tenha sido uma ideia inovadora há menos de uma década, agora é um elemento básico do setor de marketing. Os profissionais de marketing sabem que os consumidores desejam informações – e estão dispostos a fornecê-las.

Dito isso, estamos confiantes na eficácia do marketing de conteúdo – e você não quer que sua empresa fique para trás ficando nesses 7% que não a usam.

  • 54% dos profissionais de marketing dizem que o conteúdo é a parte mais importante de sua estratégia de SEO

Dos profissionais de marketing que usam conteúdo, 54% dizem que é a parte mais importante de suas estratégias de otimização de mecanismo de busca (SEO). Pode haver muitas razões para isso, mas o mais provável é que o conteúdo de alta qualidade ajude os sites a obter links.

Quando outros sites perceberem que você publicou algo informativo, interessante ou divertido, eles poderão compartilhar com seus leitores. E quando eles fazem isso, seu site parece mais autoritário aos olhos dos mecanismos de pesquisa como o Google.

Agora que você já sabe sobre a eficácia do marketing de conteúdo, é preciso levar em consideração que, com uma equipe especializada em marketing digital pode te ajudar a alavancar e atingir metas de vendas.

Fale com um especialista!

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email