9 benefícios do e-mail marketing para o seu negócio

Atualmente, as redes sociais têm ganhado mais atenção para a realização de ações no marketing digital. No entanto, há muitos benefícios do e-mail marketing que devem ser explorados na sua estratégia, sendo uma ótima opção para quem quer aumentar a relevância da sua marca entre a sua base.

Com uma campanha de e-mail marketing, você pode realizar vendas e se reafirmar como especialista no segmento que atua, tudo isso rentabilizando a base de clientes que você já possui.

Confira agora os benefícios do o e-mail marketing para o seu negócio!

Conteúdo segmentado e personalizado

Um dos benefícios do e-mail marketing é que, ao fazer uma campanha, você permite segmentar seus clientes em diferentes listas com base em suas preferências, podendo assim enviar conteúdos altamente personalizados, sendo um canal perfeito para nutrir os seus contatos já existentes.

Credibilidade

Você precisa adaptar seu conteúdo de acordo com o que seus leitores desejam. Conhecer os interesses e as necessidades dos seus leitores leva o seu email para a caixa de entrada, em vez da pasta de spam. Por isso não compre lista de e-mails ou utilize chamadas de assuntos sem sentido para evitar que seus conteúdos sejam excluídos.

Melhore o reconhecimento da marca

O e-mail marketing é uma ótima maneira de desenvolver a identidade da sua marca, pois fornece uma linha direta para as caixas de entrada dos seus clientes ou clientes em potencial. Depois de começar a criar um conteúdo rico em dicas e informações, você terá uma vantagem sobre seus concorrentes.

Quando você administra seu próprio negócio, seu objetivo é ser visto como um especialista em seu setor. Estabeleça isso para posicionar a sua empresa como a autoridade aos olhos de seus clientes. Eles gostam do conteúdo que você envia e mantê-los envolvidos é um dos maiores benefícios do e-mail marketing.

Seu conteúdo é uma das ferramentas de marketing mais valiosas e você pode usá-lo para criar outras áreas da sua estratégia de marketing. Se as pessoas gostarem do que você faz, elas vão se inscrever para ver mais conteúdos.

Aumento de vendas

Outro benefício do e-mail marketing é que ele oferece uma grande oportunidade para a compra por impulso. Você pode atrair um cliente para fazer uma compra de várias maneiras, como: destacar itens que são frequentemente comprados, juntamente com os produtos que o cliente comprou ou listar itens semelhantes às compras anteriores do cliente. Você também pode criar uma oferta especial ou até mesmo um desconto para compras futuras.

Os clientes geralmente agem por impulso quando recebem um e-mail informando sobre um produto relevante relacionado à sua compra anterior. Podendo acontecer com frequência se houver uma promoção relevante.

Relacionamento com o cliente

Seus clientes querem saber o que está acontecendo com sua empresa e com o mercado. É quase impossível entrar em contato com todos eles pessoalmente ou por telefone, portanto as campanhas de email marketing preenchem essa lacuna, mantendo essa proximidade com todos os seus prospects e clientes.

Você pode até usar seus e-mails para obter feedbacks sobre o seu negócio. Os clientes estão satisfeitos com o conteúdo que você está fornecendo? Eles gostariam de aprender algo diferente? Use uma pesquisa ou inicie uma discussão nas mídias sociais. Depois de envolvê-los no processo, você saberá exatamente como fornecer conteúdo valioso em seus e-mails.

Otimização de tempo e orçamento

Em qualquer empresa, sempre há restrições de tempo e orçamento. Todo o tempo gasto sem focar nos seus negócios significa perda de receita e de oportunidade para se conectar com seus clientes em nível pessoal.

Uma das vantagens mais significativas do email marketing para as empresas é o uso eficiente de tempo e orçamento. Criar uma campanha de e-mail marketing ou até mesmo uma automação de e-mails não é complicado e nem demorado, além de te ajudar a rentabilizar a base de contatos que você já possui.

Métricas para acompanhamento

Um dos benefícios do e-mail marketing que pode ajudar e muito na sua estratégia como um todo é o acompanhamento de métricas. Uma boa taxa de abertura significa que seus clientes conhecem bem sua marca o suficiente para querer ouvi-lo, independentemente da hora do dia.

A seguir, é apresentada a sua taxa de cliques (CTR), que geralmente fornece uma boa idéia de quantos clientes gastaram tempo para analisar seu conteúdo de e-mail e clicar nos links. A taxa média de cliques em todos os setores é de cerca de 7%.

Depois que um cliente clica em seu email, o ideal é que o próximo objetivo seja fazer com que eles convertam, preenchendo algum formulário ou entrando em contato com a sua empresa. Suas taxas de conversão de email são uma métrica importante a ser rastreada, pois informam a rentabilidade do seu e-mail e também para observar o que está ou não dando certo.

Maior tráfego para o seu site

Os e-mails são uma ótima maneira de fazer com que os clientes visitem o seu site. Você pode incluir links relevantes para o seu site no conteúdo do email. Você também pode usar suas campanhas de email para incentivar os clientes a interagir com outras partes do conteúdo disponíveis em seu site ou blog.

Inclua botões de compartilhamento social em seus e-mails para incentivar seus clientes a promover seu conteúdo nos próprios canais sociais.

Fidelize o usuário

Todo mundo gosta de pertencer a um grupo especial, especialmente consumidores de e-mail que gostam de vantagens exclusivas. Seus clientes não são todos iguais e a abordagem de genérica não funciona. Use suas campanhas de e-mail para transmitir a mensagem de que seus clientes são únicos e importantes para seus negócios.

Recompensar seus clientes é um gesto agradável e, do seu lado, é uma ótima maneira de acelerar seus objetivos de marketing gerando uma fidelização do seu cliente.

Agora que você conheceu os 9 benefícios do e-mail marketing e o que eles podem trazer para o seu negócio, tudo o que precisa fazer é achar especialistas para fazer uma boa estratégia de marketing digital para alavancar ainda mais a sua marca. Quer saber como?

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