Como criar Instagram para empresa? Veja o passo a passo!

Se você quer entender de uma vez por todas como criar Instagram para empresa está no lugar certo! A rede social tem sido cada vez mais visada pelas marcas para estratégias digitais, sendo que há mais de 200 milhões de contas comerciais recebendo visitas de usuários todos os dias.

Há diversas pesquisas que evidenciam o quanto a rede social vem sendo usada e buscada inclusive para potencializar as vendas, seja em loja física ou online. Quer entender melhor o assunto e descobrir como criar Instagram para empresa? Continue lendo e veja também o passo a passo!

Por que você precisa saber como criar Instagram para empresa

Reconhecer o quanto a plataforma tem sido usada, tanto aqui em território nacional quanto no exterior, é um meio de encontrar bons motivos para entender como criar Instagram para empresa.

Você sabia que o Brasil é o 3° país com mais usuários ativos no Instagram? Foi o que comprovou uma pesquisa da Statista e Cuponation realizada recentemente. Já são cerca de 99 milhões de brasileiros presentes na rede, dado mensurado em janeiro de 2021.

Ainda segundo o estudo citado, a rede social é a 5ª mais usada globalmente, ficando atrás do WeChat, WhatsApp, Youtube e Facebook, respectivamente. O total é de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente e o Brasil representa 9,9% desses acessos.

Em relação à abrangência internacional, podemos dizer que os números são ainda mais expressivos. O levantamento evidenciou dados interessantes de alguns dos principais países com maior número de acesso em janeiro deste ano:

  • os Estados Unidos e a asiática Índia totalizaram 140 milhões;
  • a  Arábia Saudita, o Canadá e as Filipinas tiveram 15 milhões.

Outros dados pertinentes para quem quer saber como criar Instagram para empresa são do Opinion Box, que entrevistou mais de 2 mil usuários em território nacional e descobriu seus principais hábitos ao usar a ferramenta.

Veja algumas informações principais da análise:

  • 84% entram ao menos uma vez por dia na rede, sendo que metade desse número acessa várias vezes por dia;
  • 11% afirmaram deixar o Instagram aberto o dia inteiro;
  • 79% acreditam que empresas devem estar presentes nas redes sociais para interação com quem compra;
  • 52% disseram já terem usado o app para buscar produtos e serviços para comprar;
  • 42% afirmaram já ter usado a rede para interações com empresas, para tirar dúvidas ou fazer reclamações;
  • 82% têm o costume de seguir marcas ou empresas;
  • 16% usam o Instagram para divulgação de seus próprios produtos e serviços.

Essas são algumas questões interessantes a considerar quando falamos sobre a importância das marcas estarem presentes no Instagram e investirem em estratégias bem definidas para atrair o público dentro da rede.

Quem está presente ativamente no Instagram?

Antes de trazermos o passo a passo de como criar Instagram para empresa, vamos falar sobre o público presente na rede social atualmente para que você descubra se bate com os interesses do seu negócio. 

Ainda segundo o levantamento do Opinion Box, a plataforma abrange muitos perfis de pessoas, mas os mais fãs são jovens. Veja alguns dados importantes sobre isso:

  • 84% do público de 16 a 29 anos indicaram o Instagram como a rede que mais usam;
  • 34% dos usuários na faixa etária de 40 a 49 anos afirmaram que o App é o seu preferido, sendo que 17% dos maiores de 50 anos concordaram com a afirmativa.

Em relação ao público mais jovem:

  • 15% dos mais jovens usam o Instagram para compras;
  • 56% deles usam a rede várias vezes ao dia;
  • 58% preferem ver mais stories do que feed;
  • 86% seguem contas comerciais de empresas.

Como criar Instagram para empresa

Agora que você já sabe a importância da rede para o seu negócio, vamos descobrir como criar Instagram para empresa? O primeiro passo é criar uma conta se você ainda não possui uma. 

Se você está navegando pelo navegador, acesse o site oficial da rede e clique em “Cadastre-se”. Caso prefira, pode baixar o app no Play Store (para android) ou no Apple Store (para IOS). 

O cadastramento ocorre da mesma forma, basta preencher com os dados solicitados. É possível também entrar com o Facebook ao clicar nesta opção na página de cadastro.

Com o login feito, o próximo passo é configurar a conta para a opção comercial que a rede social disponibiliza:

  • Vá em “Configurações” e clique em “Conta”;
  • Depois, selecione a opção “Mudar para conta empresarial” lá no final da tela e escolha o tipo que melhor se adeque ao seu negócio.

Pronto! A sua conta comercial no Instagram já está criada. Quer dicas de como torná-la mais profissional? Próximo tópico.

Como tornar seu perfil comercial no Instagram mais atrativo?

Descobriu como criar Instagram para empresa? Veja dicas para tornar seu perfil mais profissional e atrativo:

Bio do Instagram

Com a sua conta já configurada para a comercial, você pode começar a  editar seu perfil para torná-lo mais atrativo, incluindo mais detalhes sobre a sua empresa na bio, um espaço de 150 caracteres destinado para a descrição do negócio. 

É fundamental que você a preencha de forma clara, objetiva e estratégica. Nossa dica é: 

  • use palavras-chave relacionadas ao seu negócio para que mais usuário possa encontrar seu perfil;
  • aposte nos botões de ação do Instagram para facilitar as decisões do público, como “Pedir refeição”, “Contato” ou “Reservar”;
  • crie um CTA (Call To Action) para incentivar o público a fazer uma ação, como “Acesse nosso blog para saber mais”.

Organização do feed

Seja para demonstrar mais profissionalismo ou simplesmente tornar seu perfil mais atrativo, ter um feed organizado e harmonioso é fundamental para a atração do público. Estamos falando de uma rede social inteiramente visual, portanto, o que vemos é muito importante para impactar do jeito certo.

Uma dica é investir em uma identidade visual para o seu perfil, pois é uma forma de dar mais ênfase à sua marca e também tornar suas publicações mais padronizadas, harmônicas e organizadas.

Faça um bom planejamento

De nada adianta ter um perfil cheio de imagens bacanas e artes padronizadas se o conteúdo não for coerente e bem planejado. É fundamental que você invista em planejamento antes de tudo para focar no público certo e na melhor abordagem para alcançá-lo.

Analise as métricas do seu perfil e descubra quantas pessoas viram suas postagens, a faixa etária, gênero e localização desse público, além de registros sobre curtidas e comentários de cada post para obter insights. Todas essas informações servem para o seu planejamento de conteúdo.

Aproveite todas as ferramentas da rede

O Instagram é uma rede social que tem obtido cada vez mais recursos interessantes para todo tipo de negócio e público. A dica principal que temos para dar é aproveitar essas ferramentas ao atualizar o perfil do seu negócio. 

Faça stories, use hashtags relacionadas à sua atuação, crie reels, vídeos longos, use enquetes no stories e tudo o que se adequar à sua marca. Essas são formas de aproveitar o melhor da plataforma, oferecer uma experiência em diversos formatos e criar maior proximidade com o público interessado no seu negócio.

Interaja com quem segue a sua marca

Falando em proximidade, não podemos deixar de citar a necessidade de criar um laço mais interativo com os seguidores da sua marca. A dica é procurar criar um vínculo com os usuários respondendo às suas dúvidas, comentários e mensagens privadas. 

É preciso mostrar-se atencioso às suas necessidades e incentivá-los a entrarem em contato.

Invista em mídia paga e no Inbound Marketing

Falamos de planejamento, mas quem busca saber como criar Instagram para empresa precisa considerar também o investimento em mídia paga, um recurso com foco em aumentar o alcance do seu conteúdo por meio de anúncios pagos. Sabe os posts “patrocinados” que você provavelmente já viu na timeline? Então!

Para esse tipo de abordagem é essencial um planejamento adequado, como no Inbound Marketing, pois a mídia paga exige uma estratégia cuidadosa e bem definida para trazer os melhores resultados possíveis. 

É preciso, antes de tudo, que você tenha uma rede de conteúdos relevantes ao seu público e faça toda uma análise do que mais pode impactar e chamar sua atenção. 

Utilizando o Marketing de Conteúdo para potencializar suas abordagens, o Inbound Marketing oferece a possibilidade de criar materiais ricos e estratégicos para os usuários, utilizando vários canais e formatos de conteúdo, como vídeo, blog ou mídia social.

Além de ajudar a sua marca a atrair a atenção do público para interagir e comprar com a sua empresa por meio dos estágios de conscientização, reconhecimento do problema, consideração e decisão de compra dos consumidores, um bom planejamento de Inbound aumenta a visibilidade e as vendas do seu negócio.

A dica final é fundamental para quem tem dúvidas de como criar Instagram para empresa e quer potencializar a marca por meio da presença digital: invista em profissionais qualificados, que possuem experiência e conhecimentos específicos para ajudar na sua estratégia digital.

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