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5 dicas para melhorar sua estratégia de marketing no Instagram

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Sabe porque o marketing no Instagram está cada vez mais popular? Porque a rede cresce à medida que os conteúdos são profissionalizados, as pessoas conhecem o potencial da plataforma e as empresas entendem que seus clientes passam boa parte do dia por lá. Diante de tantas possibilidades oferecidas, é natural que as marcas se preocupem em melhorar sua performance.

Ao analisar uma estratégia digital que traz resultados, a importância do marketing no instagram fica evidente! A rede social do Mark Zuckerberg é popular no Brasil – que é o terceiro país no ranking de mais usuários do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia – e possui milhões de usuários ativos todos os meses. Por isso, nos dias de hoje, fazer um bom marketing no Instagram significa aumentar suas chances de venda.

Por que considerar o Instagram na minha estratégia de marketing?

A resposta é simples: não há dúvidas de que seus concorrentes já estão por lá compartilhando experiências e imagens inspiradoras. Ou seja, se você não é ativo no Instagram, é melhor correr! As pessoas passam o dia inteiro conectadas e tendem a se interessar por marcas que estão presentes no cotidiano, entregando informações relevantes e agregando valor no seu dia a dia.

A parte boa é que nem tudo está perdido e ainda há tempo de se destacar por meio de uma estratégia eficiente, com foco em desenvolver relacionamentos, criar uma comunidade e valorizar a marca. Uma boa dica de sobrevivência quando o assunto é marketing no Instagram é que não basta ter um perfil ativo, é necessário ter estratégias que funcionem, caso contrário, seu perfil será só mais um na multidão de belas fotos!

Ideias que irão alavancar seus resultados de marketing no Instagram

Explore elementos visuais para compartilhar dados

Você já deve saber o que é infográfico, uma imagem que pode ser utilizada para mostrar estatísticas ou números relativos ao segmento de atuação da empresa e que também serve para fornecer mais informações sobre seu produto ou serviço. Eles são ótimos para criar conteúdo visual e se adequam a todos os perfis de empresa.

As imagens com foco no design de qualidade funcionam bem até mesmo para as empresas que possuem equipes pequenas ou um baixo orçamento. Os conteúdos podem ser explorados em postagens de blog, campanhas de marketing, conteúdo explicativo e muito mais!

Compartilhe o quanto seu produto ou serviço é impactante

Os recursos do Instagram para empresas servem basicamente para uma coisa: convencer o usuário de que o produto ou serviço oferecido merece sua atenção. Utilize o carrossel de fotos, faça vídeos curtos e assertivos, escreva legendas convincentes e use sua criatividade para evidenciar como a marca tem soluções que irão ajudar a vida das pessoas.

Transmitir o valor que a empresa possui é sobre compartilhar os valores, os diferenciais e mostrar quem são as pessoas que formam cada área da instituição. Uma estratégia para o Instagram envolve as hashtags certas, as legendas mais interessantes, Stories divertidos e descontraídos, e, claro, um conteúdo imbatível. Aproveite que o Instagram é uma rede dinâmica e aposte nas publicações emocionantes!

Use a prova social e compartilhe depoimentos

A Prova Social é um fenômeno psicológico que se refere à importância que as pessoas dão à feedbacks e ações dos outros para determinar o que é certo e errado em um contexto. Já percebeu como isso é frequente na estratégia para o Instagram? Influencers compartilham uma opinião sobre um assunto e os usuários se atraem pelo produto apresentado.

Usar a plataforma do Instagram para incluir depoimentos de clientes e estudos de caso é uma ótima maneira de mostrar o portfólio da empresa de uma forma que pareça natural e não excessivamente vendedora. Além disso, gráficos de citações junto com fotografias de alta qualidade e entrevistas em vídeo é uma maneira de ajudar a construir a confiança do consumidor em sua marca.

Permita que seus seguidores façam perguntas

Os stories no Instagram oferecem elementos interativos que vão além dos vídeos, permitindo que você abra espaço para conversas e trocas de experiências. Aproveite a caixa de perguntas e as enquetes para incentivar a interação dos consumidores.

Para potencializar os resultados, você pode criar um destaque no perfil com as principais perguntas, pois isso ajudará a entender em quais tipos de conteúdo seu público está interessado, para aprimorar as estratégias e seguir com a produção de materiais atrativos.

Utilize os recursos de transmissões ao vivo para promover eventos e criar um relacionamento com o cliente

Por conta de mudanças no comportamento do consumidor e impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus, os eventos online estão cada vez mais frequentes e as marcas podem aproveitar isso para organizar transmissões com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes enquanto educa a audiência.

As possibilidades de ações de marketing no Instagram que podem ser feitas com o recurso de live são variadas e trazem resultados significativos para empresas de todos os segmentos.

O Instagram é muito mais do que apenas uma rede social: é uma poderosa ferramenta de branding e vendas para marcas que estão querendo conquistar novos públicos e melhorar seus resultados de vendas. É por isso que acompanhar as tendências no mercado e buscar melhorias no marketing no Instagram é imprescindível para os bons resultados!

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