fbpx
webcompany - Como usar hashtags para engajar seu público

Como usar hashtags para engajar seu público

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

As marcas que desejam ampliar o alcance dos seus conteúdos e melhorar o engajamento devem estudar sobre como usar hashtags nas redes sociais. Inserir essa ferramenta nas estratégias permite que seu conteúdo impacte mais pessoas ou seja encontrado por quem realmente se interessa pelo seu assunto – tudo o que uma empresa precisa para vender mais na internet!

Para entender como usar hashtag é importante ter claro o que elas são

Uma hashtag é uma palavra ou frase que possui uma hash (#) no início, que serve como marcação social para incorporar metadados em postagens. Elas são utilizadas para aumentar o alcance comunicativo de um texto de mídia social, atraindo um grande público que pode se envolver com uma postagem.

Saber como usar hashtags é algo básico para as marcas que estão no ambiente digital, já que facilitam a pesquisa em tempo real, permitindo que os usuários de uma mídia social encontrem outras publicações contendo essa palavra-chave. Quando a empresa publica algo e adiciona hashtags, ela está contextualizando a publicação e as pessoas que clicarem no termo para buscar mais conteúdos sobre o assunto em questão, poderão ver o que estão falando a respeito.

Principais vantagens de usar hashtag

Permite que o público-alvo encontre você com facilidade: quando existe uma hashtag adicionada, a postagem é indexada pela mídia social. As pessoas que pesquisam pelo termo podem encontrar seu conteúdo, mesmo que não estejam seguindo você – o uso de hashtags populares altamente pesquisadas ajuda um novo público a encontrar sua marca.

Facilita o relacionamento entre a marca e sua comunidade: usuários de mídia social costumam usar hashtags para expressar sua opinião em relação a um determinado tópico ou assunto. A marca pode encontrar temas que façam sentido dentro do seu campo de atuação e participar de maneira estratégica das conversas.

Deixam claro quais temas estão sendo abordados naquele conteúdo: as hashtags adicionam contexto a uma postagem e auxiliam na organização do conteúdo. Com elas, fica mais fácil da pessoa entender sobre o que você está falando.

Como usar hashtags corretamente

Escolha as hashtags mais adequadas
Encher uma postagem com 20 hashtags aleatórias não vai melhorar os resultados. Em contrapartida, identificar os termos adequados pode ser bastante estratégico. Em uma extremidade da escala está o uso de hashtags personalizadas aleatórias que ninguém pesquisaria e na outra ponta estão as hashtags genéricas e comuns. Encontre um meio termo entre as mais populares e as pouco utilizadas.

A primeira maneira de pesquisar hashtags é verificando influenciadores relevantes em seu nicho, bem como seus concorrentes estabelecidos, para entender quais hashtags eles usam com frequência.

Mantenha todos os conteúdos públicos
Independente de qual seja a rede social, sempre que for utilizar uma hashtag, a publicação precisa ser liberada para todos os usuários. Se estiverem privadas, apenas os seguidores podem encontrar a postagem, limitando o potencial de engajamento da ferramenta.

Utilize termos simples e fáceis de serem identificados
Se você colocar muitas palavras juntas, é provável que a audiência não entenda logo de cara do que se trata. Lembre-se de que as melhores hashtags são curtas e fáceis de recordar. Evite palavras difíceis de soletrar e prefira hashtags detalhadas e específicas dentro do seu nicho.

Na hora de pensar em como usar hashtags nas redes sociais, vale a regra de que quantidade é diferente de qualidade. Utilize o bom senso e limite a quantidade de tags que você usa, isso evitará que sua publicação pareça spam. Ninguém gosta de spam!

Saber como usar hashtags pode ser o começo de uma excelente presença digital. Embora muitas pessoas saibam da existência delas, poucas entendem como aplicar. Agora que você já sabe, sua marca está um passo à frente.

Quer entender como usar hashtags dentro da sua estratégia digital?
Fale com os especialistas da Webcompany!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.