Tendências de marketing digital para 2017

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Seja em digital como um todo e principalmente em social, a mudança é inevitável, há sempre um fluxo de novidades, ações, recursos, estratégias sempre progredindo para que as marcas atinjam seus objetivos com melhor desempenho possível, buscando uma compreensão cada vez mais aprofundada e assertiva dos seus públicos.

Com a chegada do ano novo, os principais meios noticiosos de marketing no Brasil e no mundo já estão falando das tendências para 2017. A Kantar Ibope Media já listou as principais tendências em mídias sociais por exemplo. Vamos ficar de olho nas novidades que orientarão os novos caminhos para os próximos meses?

Já falamos do fenômeno mobile e do poder dos Millennials na mudança do consumo, no mercado de trabalho, da relação com as marcas e com a tecnologia. E também dos influenciadores fomentando uma nova cultura entre consumidores, fãs e marcas. Esses e outros fatores influenciam na forma como o conteúdo evolui, como as marcas constroem experiências com e para os consumidores. E sim, o conteúdo continua sendo “rei”! É importante se atentar ao desenvolvimento de conteúdos específicos e abordagens customizadas para cada plataforma. Em social especialmente, além de uma produção específica e segmentada para audiências cada vez mais selecionadas, saber aproveitar a peculiaridade e potencial de cada rede social e utilizar sabiamente cada recurso e demais ferramentas é o caminho!

Confira alguns insights!

Social commerce
As redes sociais oferecem recursos e ferramentas para facilitar a compra de produtos e serviços no próprio canal de divulgação, que com o passar do tempo devem ser aprimoradas  cada vez mais para facilitar o processo de compra. É aí que o Pinterest ganha destaque, pois promete diferenciais, de acordo com pesquisa da Kantar Millward Brown, 96% dos visitantes usam o site para planejar uma compra e 87% fizeram uma compra depois de ver algo que apreciaram.

Assistentes Virtuais,  Q&A e chatbots
Das perguntas em pesquisas online utilizando recursos de voz aos serviços de Q&A  (Questions and Answers) que permitem o envio de perguntas para celebridades e influenciadores. E na onda da comunicação automatizada estão também os famosos chatbots que prometem ser aperfeiçoados ao longo do tempo.

Realidade Virtual e Aumentada
O mundo digital e o mundo físico cada vez mais interligados e conectados- “phygital”. A inserção de elementos virtuais ao mundo real, Realidade Aumentada,  que não é nova, tende a se desenvolver cada vez mais. Já a virtual, que possibilita sentir-se num ambiente virtual, promove experiências simuladas incríveis para os usuários, engajando consumidores com uma experiência imersiva.

TV
A nova geração de telespectadores consome a televisão e seus conteúdos de forma diferente. Compartilham experiências nas redes sociais e estendem discussões para outras plataformas. Em mídia já se fala de TV programática, endereçável e conectada, com compras com base em dados mais precisos.

Automação de Marketing
A personalização das campanhas é uma tendência irreversível. Acompanhamento de leads, gatilhos em tempo real e fluxos para otimizar e tornar mais estratégicas as campanhas de marketing.

Ainda estão em evidência outros conceitos-chave, como a geolocalização, a publicidade nativa (tipo de conteúdo patrocinado) e a afamada Inteligência Artificial, que hoje em dia já viabiliza o uso inteligente de dados, transformando-os em oportunidades. Sem falar no Big Data, análise preditiva e IoT crescendo cada vez mais.

‘Menos é mais’!
Mas calma, é bom ter cuidado pra não confundir tanta coisa e querer “meter os pés pelas mãos”! Devemos sim ficar de olho no que o mercado promete, de tecnológico, inovador e experimental. Mas inovar com ações tão avançadas sem antes corrigir e executar o marketing digital com excelência não é recomendado. Costumamos dizer que a “mina de ouro” está em fazer bem feito e trazer bons resultados com ações essenciais, como de SEO, social media e mídia digital, além de ter um bom site, gerando mais tráfego e promovendo campanhas de marketing eficazes.

Conte com a gente para entender cada vez de marketing digital e desenvolver as melhores estratégias digitais para o seu negócio.