Ter um blog dá resultado para minha empresa?

Marcas que estão antenadas nas principais tendências de comunicação digital percebem que investir em uma estratégia de blog dá resultado, pois o impacto do marketing de conteúdo é cada vez maior. Por isso, entender a como desenvolver bons artigos e focar nos benefícios que eles podem trazer é fundamental para vender mais.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, em que os materiais são desenvolvidos para ajudar o público-alvo a resolver seus problemas e posicionar a empresa como autoridade no assunto. Dentro das opções de formatos utilizados estão os conteúdos escritos em blog.

Com o avanço das redes sociais, algumas empresas passaram a duvidar da ideia de que blog dá resultado, mas a verdade é que essa segue sendo uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing de conteúdo, já que a empresa poderá produzir conteúdo próprio, deixando um legado que irá perpetuar por anos em sua estratégia, ao invés de apenas investir em espaços de outras empresas com a compra de anúncios.

Se você deseja ver na prática como um blog dá resultado, invista na estratégia!

Não importa o tipo de empresa que você tenha, a escrita de um artigo de blog é extremamente importante por uma série de razões, principalmente porque esse material é um ponto-chave em sua estratégia de marketing para aumentar o conhecimento da marca e direcionar o tráfego para seu site.

Um blog com estratégia segue um cronograma, uma linha editorial e envolve o compartilhamento nas redes sociais. Além disso, o conteúdo é feito prezando a qualidade e seguindo as recomendações de otimização. É fundamental que a marca não pense em desenvolver um artigo só porque é necessário, o esforço deve ser de entregar algo útil para a persona. Vale pensar: essa informação é útil e interessante a ponto da pessoa querer compartilhar? Se a resposta for sim, esse é um conteúdo estratégico.

Recomendações que melhoram os resultados dos blogs:

Tenha um título atraente nas publicações:
Pense no que você gostaria de ver se estivesse procurando uma resposta para o seu problema. Por exemplo, se o conteúdo entregar informações sobre como combinar sapatos e bolsas, o título pode ser “Confira 5 dicas para combinar sapatos e roupas coloridas!”. Não fuja do assunto e deixe claro o que o leitor verá.

Utilize subtítulos que direcione o leitor
Empresas que forem trabalhar com conteúdos de blogs mais longos, devem prestar muita atenção nesta questão. Os subtítulos dividem o conteúdo e guiam o leitor para a próxima etapa, isso serve, principalmente, para manter o usuário na sua página.

Conteúdos que agregam valor
Você pode investir em imagens e títulos atraentes, mas se não oferecer informações úteis, será difícil prender a atenção da audiência. Na hora de produzir o conteúdo, utilize dados, estatísticas e pesquisas para torná-lo mais confiável. Uma dica interessante para quem espera ver como blog dá resultado é explorar exemplos reais do cotidiano do público-alvo.

Meta description bem elaborada
A descrição serve para explicar do que se trata seu conteúdo para o mecanismo de pesquisa. Serve também para a pessoa decidir se irá ler ou não aquele material, ou seja, ela deve ser criativa e personalizada

5 fatos que vão te provar que um blog dá resultado

1 – O blog melhora sua classificação no mecanismo de busca

Os motores de busca estão sempre à procura de conteúdo novo e relevante. Quando você escreve um blog, está criando um novo conteúdo de forma econômica para os mecanismos de pesquisa indexarem. Essa é uma maneira praticamente gratuita de ser encontrado!

Para ter bons resultados, você deve realizar pesquisas para encontrar palavras-chave relevantes de alto volume e baixa concorrência para incluir em seus artigos. Mas não foque apenas nisso, pois os mecanismos consideram a qualidade do conteúdo, não apenas a quantidade de termos.

2 – Conteúdo valioso pode aumentar as vendas

Quando você compartilha conteúdo que agrega valor à vida de seus leitores, eles sentirão mais vontade de comprar algo de você. Embora o processo passe pelo funil de vendas, essa é uma maneira de as pessoas olharem para uma página em que você mostra como o que está oferecendo é útil e necessário e sentirem algo bom em relação a marca.

Nunca subestime o fato de que ter um blog dá resultado! Se a empresa dedicar um tempo para entender seu público-alvo, fazer sua pesquisa de palavras-chave e desenvolver textos envolventes, as chances dela ver o faturamento aumentar são enormes!

3 – Com um blog você direciona tráfego para seu site

Ao escrever um artigo para blog você pode utilizar técnicas de SEO, depois que ele estiver pronto, pode promovê-lo em anúncios e publicá-lo na rede social. Seja qual for a estratégia de divulgação utilizada, todos os compartilhamentos servirão para levar pessoas ao seu site. Isso significa que, quanto mais conteúdos relevantes e otimizados para mecanismos de buscas forem compartilhados, mais tráfego chegará para seu site e, consequentemente, mais pessoas conhecerão sua marca e os produtos ou serviços que vende. Em outras palavras: maiores serão as chances de alguém querer comprar de você!

4 – Os conteúdos são importantes para estabelecer um relacionamento com um público-alvo

Ter um blog permite que você desenvolva um relacionamento autêntico com sua audiência. A partir do momento que você entrega informações úteis, que farão a diferença na vida das pessoas, elas começarão a te olhar com olhos de confiança, acreditando que você entende muito do assunto que escolheu falar.

É importante entender que confiança é algo que se constrói com muito trabalho e paciência. Evite as táticas de vendas agressivas e não publique qualquer coisa só para fazer volume, pois isso pode manchar sua imagem com o possível cliente. Seja verdadeiro ao escrever seus materiais e pense em como o leitor irá se sentir ao consumir aquela informação.

5 – Blogs com conteúdos de qualidade contribuem para fortalecer a presença nas redes sociais

Entre as principais vantagens de um blog está o fato de que ele contribui com o trabalho nas mídias sociais. Quando você compartilha um conteúdo interessante no Facebook, por exemplo, pode atrair a atenção de um usuário que gosta daquele assunto. Se ele achar o artigo muito interessante, pode querer compartilhar o link e mostrar para os colegas.

Se um usuário compartilha sua publicação no perfil dele, você passa a fazer parte do feed de pessoas que não faziam parte da sua audiência e, assim, pode aumentar o tráfego para seu site e o reconhecimento de sua marca. Além disso, o aumento do engajamento nas redes sociais é uma oportunidade que você tem de interagir com seguidores que comentam em suas postagens e mostrar que eles podem ser fiéis à marca.

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