O que é D2C e como o Marketing Digital contribui para essa estratégia

Com toda a revolução digital que tem ocorrido nos últimos tempos, você já se perguntou o que é D2C? As siglas B2B (business-to-business) e B2C (business-to-consumer) já são bastante comuns no mercado, mas e quanto ao D2C? Como funciona essa estratégia?

Indústrias adentrando o mundo virtual e tendo como foco a venda direta ao consumidor final têm sido uma forte tendência com a digitalização no Brasil. Além de representar uma forma de atingir mais público, é também uma abordagem interessante para aumentar as vendas e vender mais facilmente.

Quer saber o que é D2C e se vale a pena investir? Continue lendo e descubra também como o Marketing Digital pode ajudar você nessa jornada!

O que é D2C?

Antes de saber o que é D2C, é preciso entender o B2B e o B2C. 

A sigla B2B é originada do termo business-to-business, que significa “empresa para empresa”. Trata-se de uma forma de negociação de compra e venda entre empresas. Já o B2C se refere ao modelo business-to-consumer, isto é, é quando há venda direcionada de “empresa para consumidor”.

Já no caso do D2C, temos o termo direct-to-consumer, que pode ser entendido como “direto para consumidor” em tradução livre para o português. A questão é que, nesse caso, estamos falando de indústrias, importadoras ou distribuidores que direcionam suas ações e vendas ao consumidor final.

No próximo tópico, entenda melhor o que é D2C nesse modelo de comércio que tem crescido muito no Brasil, o e-commerce.

E-commerce D2C no Brasil

Como vimos, o D2C é um tipo de comércio que não precisa de um intermediário para vender suas mercadorias ao público consumidor. O e-commerce para esse modelo de negócio segue o mesmo padrão que já conhecemos: uma loja virtual aberta para venda às pessoas, o que muda é que quem vende é a própria fabricante.

Para você entender melhor o que é D2C e como está sendo a abrangência no Brasil, trouxemos dados de uma pesquisa realizada, em 2021, pelo E-commerce Brasil em parceria com a Híbrido. O estudo criou um panorama desse tipo de negócio no país. 

Embora 34% das indústrias possuam estrutura própria para esse tipo de atuação, sendo um setor correspondente ao comercial, 76% responderam que terceirizam os processos relacionados à tecnologia e desenvolvimento do comércio eletrônico. 

Dentre as empresas participantes, 38% possuem 1 ou 2 colaboradores em tempo integral atuando no e-commerce D2C e 34% têm de 3 a 6. Outras áreas têm sido terceirizadas, como: logística (38%), marketing estratégico e performance (31%), atendimento ao cliente (17%) e financeiro (7%).

Os principais desafios apontados para o e-commerce D2C foram: 

  • adaptação do negócio ao digital (38%);
  • gerenciamento de conflitos de canais (34%);
  • alcance de investimento da indústria na empresa online (34%);
  • encontrar profissionais capacitados (17%).

Por que é importante saber o que é D2C?

Você pode ter entendido o que é D2C, mas será que percebeu a importância dessa estratégia? 

Por muito tempo, as indústrias tiveram que negociar com intermediários para chegar aos consumidores finais, mas o comércio eletrônico vem abrindo espaços para que essas vendas sejam feitas diretamente ao público sem exigir um investimento tão grande quanto abrir uma loja física, por exemplo.

A ideia de entender o que é D2C e como funciona a estratégia está justamente na oportunidade de abarcar um público maior, sendo uma alternativa de aumentar as vendas das indústrias sem arcar com custos altos para tal. 

É claro que envolve diversas mudanças, sejam elas estruturais ou tecnológicas, especialmente esta última, mas não podemos negar que o digital tem aberto espaços para novos tipos de negócios e oferece diversas vantagens.

Para ajudar você a tomar uma decisão, selecionamos alguns dos principais pontos positivos e negativos de investir no D2C:

Vantagens do D2C

  • Expansão do público: incluir o consumidor final ao leque de público-alvo é uma forma de expandir as possibilidades de alcançar clientes em potencial;
  • Aumento das vendas: é um investimento mais baixo e que oferece grandes possibilidades de vendas, já que novas frentes e ações serão direcionadas para conquistar mais pessoas propensas a comprar;
  • Maior facilidade ao vender: a internet oferece uma de suas muitas maravilhas: a praticidade de realizar algo. Vender online é, no geral, mais prático, confortável e ágil para ambas as partes, quem compra e quem vende;
  • Preços mais competitivos: ao descobrir o que é D2C, você também entende que o processo de levar a mercadoria até o consumidor final “elimina” o intermediário, tornando-o direto e mais próximo. Essa vantagem ajuda a tornar os preços dos produtos mais competitivos aos clientes.

Desvantagens do D2C

  • Atendimento ao cliente: os benefícios de atingir diretamente o consumidor trazem consigo a necessidade de atendimento ao cliente, o que exige uma atuação mais dedicada à área; 
  • Mudanças na logística: sem intermediário, haverá a necessidade também de realizar algumas mudanças significativas na logística, que agora precisará entregar as mercadorias diretamente ao cliente;
  • Equipe e canais para vendas: depois de descobrir o que é D2C e começar a investir nessa estratégia, além de criar uma equipe para atendimento ao cliente, também pode ser necessário investimento em canais e pessoal para vendas;
  • Conflitos com empresas que já são clientes: é provável que haja estranhamento em clientes antigos, o que vai exigir esforços da sua parte para manter um bom relacionamento e alinhamento com as marcas para as quais você já vende.

Como o Marketing Digital pode ajudar nessa estratégia?

Até aqui, você viu o que é D2C e quais as vantagens e desvantagens de investir nessa abordagem, mas já sabe como aplicá-la na sua empresa? 

Para construir laços mais próximos com o consumidor final, ganhar maior visibilidade nas mídias online, otimizar seus canais virtuais e alavancar as vendas com estratégias focadas em performance é preciso investir em Marketing Digital.

O Marketing Digital tem como foco ações de publicidade personalizadas para fazer seu negócio se expandir na internet. Adotar o modelo de vendas online exige traçar um planejamento estratégico e conciso baseado no seu público-alvo para alcançar clientes em potencial.

Há diversas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas, inclusive em diferentes momentos. Algumas das principais que não podem faltar são:

Mídia paga

A mídia paga é uma estratégia ideal para quem quer saber o que é D2C e adotar o e-commerce para alavancar as vendas.

Trata-se de um processo em que você investe dinheiro em anúncios que aparecerão no Google, Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, entre outros canais, com o objetivo de promover a sua marca, produto ou serviço. É uma publicidade que permite gerar mais leads, maior visibilidade, reconhecimento e também vendas.

Inbound Marketing

Por falar em gerar mais leads, já pensou em alcançar mais público qualificado com estratégias de conteúdo relevante e útil? O Inbound Marketing é um conjunto de ações pensadas para atrair, converter e vender mais, além de construir toda uma comunicação mais adequada ao cliente com base em conteúdo de valor para ele.

Redes sociais

Estar nas redes sociais é fundamental para empresas que buscam um relacionamento mais próximo com o público. Quem está buscando entender o que é D2C e tem planos de adotar esse modelo precisa investir em ações para as redes sociais.

É possível personalizar todas as estratégias com base no seu segmento de mercado e objetivos de marketing, com o propósito de aumentar o reconhecimento da sua marca, ganhar maior visibilidade e engajamento, além de receita a partir de canais como Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outros.

Benefícios do Marketing Digital para a estratégia D2C

Por fim, veja as vantagens de investir no Marketing Digital agora que você já sabe o que é D2C:

  • Análise da jornada de compra do cliente;
  • Maior relacionamento com o consumidor;
  • Aumento no alcance de público interessado;
  • Maior geração de clientes em potencial no seu negócio;
  • Acesso a dados sobre os clientes, obtendo uma visão geral do comportamento do consumidor para criar novas ações;
  • Aumento das vendas;
  • Otimização da comunicação nos canais digitais;
  • Melhorias na comunicação e experiência do usuário;
  • Mais reconhecimento e autoridade no seu segmento de atuação;
  • Presença digital nas redes sociais;
  • Criação de conteúdo relevante para seu público.

Esperamos ter ajudado você a entender melhor o que é D2C e como essa estratégia está ganhando espaço no Brasil, mas gostaríamos de ajudar ainda mais.

Se você vai investir nesse modelo de mercado, precisa de um braço direito para traçar estratégias digitais assertivas para seus objetivos, certo? Conte com a Webcompany! Estamos há mais de 20 anos atuando com Marketing digital focado em performance para empresas que buscam crescimento.

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