fbpx
webcompany - Evolução do e-commerce em 2020: veja as principais tendências

Evolução do e-commerce em 2020: veja as principais tendências

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

A tendência das vendas digitais já estava no radar da maioria das empresas há um tempo, porém, por conta da pandemia, a evolução do e-commerce em 2020 foi surpreendente. Pense por alguns segundos, quantas compras pela internet você realizou nesse período? Deixe a gente adivinhar, pelo menos uma. Acertamos?!

Loja virtual, loja online, comércio eletrônico ou e-commerce, esses são os nomes mais populares para um site onde uma empresa pode vender pela internet seus produtos ou serviços. Como as lojas físicas precisaram fechar para seguir os protocolos de prevenção da Covid-19, essa era a única maneira de adquirir produtos. Dados da 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce do País, elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, deixam claro que a evolução do e-commerce em 2020 foi um divisor de águas no mercado varejista.

grafico e commerce 2020 - Evolução do e-commerce em 2020: veja as principais tendências

O e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre, a maior alta em 20 anos. O faturamento também acompanhou a crescente, com uma alta de 39% no número de pedidos em relação ao primeiro semestre de 2019. Analisando o contexto atual, percebemos que as marcas que já planejavam comercializar produtos pela internet puderam aproveitar o momento para acelerar as mudanças, já aquelas que nem pensavam sobre isso, precisaram correr para não ter suas vendas prejudicadas.

A evolução do e-commerce em 2020 exigiu das empresas uma adaptação rápida. Além de desenvolverem uma estratégia multicanal, para abordar e atender o cliente em diferentes plataformas, as lojas que voltaram a abrir os espaços físicos devem manter uma estratégia sincronizada, para fidelizar os clientes que chegaram nesta nova fase.

O segredo para aproveitar as oportunidades no ambiente digital é pensar em situações hipotéticas. Por exemplo, se o consumidor foi a uma loja física e não encontrou o que precisava, como o vendedor pode estimular a concretização da compra pela internet? Se ele deseja comprar um produto online mas gostaria de conhecer antes, como o varejista pode estimular para que isso aconteça?

Como sua loja pode se preparar para essa nova fase do mercado digital?

  • Preveja o que os clientes têm mais probabilidade de comprar;
  • Determine o preço mais alto que um cliente pagará por um produto;
  • Melhorar a gestão do estoque;
  • Aprimore a inteligência de negócios;
  • Faça recomendações personalizadas sobre promoções;
  • Trabalhe com preços que façam sentido para sua marca;

O que ficou em destaque com a evolução do e-commerce em 2020?

Métodos de envio e entrega refinados

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Amazon. Uma das referências quando o assunto é entrega, a empresa estabeleceu um padrão de envio de mercadorias, com a maioria dos itens disponíveis em até 24 horas após o pedido e sem custo para isso. Para muitas empresas, essa dinâmica é impossível, mas você pode se inspirar e pensar em como melhorar seu processo de entrega.

Otimizar o sistema de gerenciamento de estoque pode contribuir para a boa experiência de compra do cliente. Busque maneiras de organizar melhor o reordenamento, as entregas, o atendimento de pedidos e muito mais. Sabendo que os usuários do seu e-commerce querem receber o produto o mais rápido possível, desenvolva maneiras de atender e ir além das expectativas.

Depois de alinhar os prazos de envio convenientes para sua logística, não esqueça de comunicar de maneira clara no seu site. Certifique-se de que as informações estejam corretas, insira uma página que tenha um cabeçalho com a oferta do título e, em seguida, um link para as opções de entrega. As página do produto devem conter informações sobre o estoque, tempo de despacho e preços de postagem. Explique todas as informações ao longo das etapas de finalização da compra.

Aplicativos de entrega

A chegada da pandemia reforçou novos modelos de negócios, popularizando os aplicativos de entrega. Segundo o estudo Webshoppers, 72% dos 2.140 consumidores que foram entrevistados entre os dias 1o. e 13 de julho de 2020 começaram a usar ou estão usando mais aplicativos de delivery.

A praticidade é a melhor palavra para resumir o que os consumidores esperam das empresa no futuro, por isso, investir em um aplicativo de entrega pode ser vantajoso para sua marca. Você não precisa desenvolver seu próprio app, mas vale a pena pensar sobre as possibilidade de estar em um dos que já existem no mercado e que faça sentido para seu tipo de produto. Nesse caso, é importante reforçar o trabalho de comunicação nas mídias sociais para mostrar aos clientes que eles possuem outras opções de compras.

Pacotes de assinaturas

Nos últimos anos, comércios eletrônicos no modelo de assinatura ficaram em evidência. Como a dinâmica é simples, com apenas um débito mensal automatizado, e as entregas são sempre interessantes, esse modelo de negócio está crescendo entre os millennials, que dão maior importância às experiências pessoais e emoções.

Além da empolgação de todos os meses e a facilidade do serviço, os pacotes de assinaturas são convenientes para quem tem o tempo escasso ou para quem odeia fazer compras no fim de semana. Várias empresas focadas em assinaturas se dão bem por apenas economizar o tempo do cliente!

Chatbots com foco em melhorar a experiência do usuário na internet

A utilização de chatbots é uma tendência que decolou bem com a evolução do e-commerce em 2020, pois é uma maneira de melhorar a experiência de compra do usuário na internet. A automação oferece um aumento de produtividade da empresa e um ótimo custo-benefício, pois consegue atender as necessidades 24 horas por dia.

Você pode implantar um chatbot para responder a perguntas, oferecer recomendações e lidar com dúvidas e reclamações. Com a Inteligência Artificial sendo cada vez mais explorada nos bots, eles se desenvolvem para suprir todas as demandas com excelência.

Com a evolução do e-commerce em 2020 podemos perceber que o hábito de compra online veio para ficar. A expansão e diversificação na indústria de comércio eletrônico abre um leque de oportunidades para os varejistas. É hora de se atualizar, inovar e aproveitar a transformação do mercado para melhorar os resultados da sua empresa!

Precisa desenvolver uma estratégia para seu e-commerce? Fale com os especialistas da Webcompany!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.