Atendimento ao cliente: fundamental para o sucesso das marcas

No momento atual do mercado, atender as necessidades dos consumidores já não é mais suficiente para conquistar a atenção deles e converter em vendas. É preciso superar suas expectativas e oferecer um atendimento ao cliente responsável, eficiente e funcional. Somente as marcas que conhecem seus clientes a fundo e os acompanham de perto conseguem trilhar esse caminho para a excelência. 

Como o atendimento ao cliente contribui para os resultados de marketing digital? 

Quatro passos são essenciais para garantir um bom atendimento ao cliente

  • Entender qual é o motivo dele estar procurando sua empresa
  • Identificar maneiras para ajudá-lo
  • Ser proativo
  • Garantir que o problema foi resolvido de forma satisfatória.

Quando a marca se preocupa em envolver todos esses pontos, existem grandes chances do usuário se transformar em um lead. 

Além do conjunto de estratégias que proporcionam o melhor atendimento, existe um ponto que merece atenção e faz toda a diferença nos resultados de marketing digital: a agilidade. Em suas rotinas cada vez mais corridas, os consumidores buscam rapidez para resolver suas dúvidas e problemas, por isso, recorrem a internet para encontrar soluções rápidas. Sendo assim, sua marca precisa estar com os canais de comunicação prontos para atendê-lo!

Chatbots para otimizar o atendimento ao cliente

O chatbot é definido como programa que simula uma conversa em chat ou aplicativos de mensagem, desenvolvido para automatizar o atendimento. Segundo pesquisa da consultoria Gartner, até 2021, 25% dos profissionais usarão diariamente assistentes virtuais empresariais (ou EVA – Virtual Employee Assistants, em inglês). Já em 2025, estudos do portal Statista aponta que o mercado global de chatbots atinja a marca dos 1.25 bilhões.E são os bons resultados que justificam o número crescente!

Em uma época em que os clientes buscam por experiências rápidas e exigem que as marcas estejam disponíveis quando eles mais precisam, o chatbot se torna um diferencial para conseguir atender um grande volume de interações de maneira instantânea, sem perder a qualidade e 24 horas por dia.

Qualquer marca pode ter um bot para melhorar o atendimento ao cliente, pois não é preciso uma plataforma especial para isso. Se a sua empresa possui um site ou uma página no Facebook, ela pode usufruir dos benefícios. Basta integrar o sistema da plataforma ou do site para começar a solucionar casos de maior complexidade de forma rápida e eficiente, através de um atendimento padronizado e que resolva as principais dúvidas com praticidade, independente do dia ou horário.

Exemplos de chatbot 

Geração de leads

Grande parte das estratégias de marketing digital têm o objetivo de geração de leads. O chatbot pode ser um aliado nisso! Ele pode ser programado para incluir perguntas específicas ou realizar uma abordagem voltada para vendas durante o atendimento. O fato é: leads captados por meio do chatbot se tornam mais qualificados e prontos para a equipe comercial trabalhar. 

Atendimento ao cliente (FAQ)

Para as empresas que recebem um volume alto de contatos ao longo do dia, manter a excelência no atendimento pode ser um desafio. Ter um chatbot pode contribuir com o seu time de SAC, pois agiliza os atendimentos, sem perder a qualidade. 

O robô pode contribuir resolvendo questões que surgem fora do horário comercial, como um suporte para pagamentos em e-commerce no final de semana. Além disso, sua equipe de atendimento poderá concentrar esforços em atividades mais complexas, uma vez que o bot pode se responsabilizar pelos atendimentos mais fáceis. 

Bot para melhorar a produtividade das equipes 

Levando em consideração que o tempo médio para um profissional restabelecer a concentração é de 15 minutos, não é nada bom para a sua produtividade que ele seja interrompido diversas vezes ao longo do dia. Ter um chatbot pronto para oferecer suporte interno melhora o rendimento dos colaboradores e otimiza o tempo, pois ele responderá dúvidas usuais, como por exemplo, prazos de entrega e materiais disponíveis. 

O histórico gerado pelas interações entre o cliente e o bot, com informações sobre preferências e comportamento do público, podem ser utilizados por todas as áreas da empresa para melhorar resultados, principalmente pela equipe de vendas, que poderá sugerir um pacote personalizado e a equipe de atendimento ao cliente, que poderá oferecer uma solução assertiva. 

O bom atendimento ao cliente é capaz de cativar os consumidores, potencializar suas vendas e tornar sua marca referência pela agilidade e dinamismo! 

Como está o atendimento da sua empresa hoje? 

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