fbpx
webcompany - Anúncio discovery: saiba o que é e se vale a pena investir

Anúncio discovery: saiba o que é e se vale a pena investir

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Em 2019, o Google lançou o anúncio discovery, mais uma inovação no mercado de publicidade que a rede passou a oferecer. Trata-se de uma oportunidade que pode ser interessante para quem quer investir mais em estratégias digitais para aumentar as vendas do negócio. 

O Google disponibiliza campanhas com um alcance de 90% dos usuários na internet de todos os lugares. Esses anúncios ajudam na promoção online da sua marca, fazendo com que mais pessoas encontrem seus produtos e serviços ao navegar na web.

Quer entender melhor como funciona o anúncio discovery e saber se vale a pena investir nesse formato de publicidade? Confira o conteúdo completo.

O que é anúncio discovery?

“Discover” em tradução livre do inglês significa “descobrir”. O anúncio discovery foi pensado inicialmente para aparecer apenas no Google Discover, uma experiência mobile com foco em notícias e descobertas que conta com mais de 800 milhões de usuários globais.

Se o buscador do Google oferece respostas para perguntas realizadas, o Google Discover adapta o feed de notícias dos usuários conforme suas interações e buscas, oferecendo experiências que sejam mais positivas possível, com base em seus próprios interesses.

Com a abrangência do anúncio discovery, ele passou a aparecer em vários feeds do Google. Também conhecido como “Discovery Ads”, trata-se de um recurso que se baseia no que as pessoas buscam na internet e utiliza a IA (Inteligência Artificial) para ajudá-las a tomarem decisões enquanto navegam.

A ferramenta possibilita um alcance de até 2,3 bilhões de pessoas, enquanto estas exploram conteúdos de seus interesses em diversos lugares do Google. É uma forma inteligente de entender o comportamento dos consumidores e levá-los a encontrar novas possibilidades para o que procuram, tudo sem necessitar de pesquisas.

Esse tipo de anúncio pode ser personalizado e aparecer em espaços como: 

  • YouTube: tanto no início quanto nas recomendações;
  • Gmail: nas abas “Promoções” e “Social”;
  • Discover: nas notícias que o aplicativo do Google disponibiliza.

Como funciona esse tipo de publicidade?

O principal a saber sobre o funcionamento do anúncio discovery é que ele usa aprendizado de máquina para entender a intenção do usuário ao navegar pelos feeds do Google. É uma tecnologia que visa entregar aos clientes o que ele busca da melhor forma possível por meio de Inteligência Artificial.

As segmentações disponibilizadas para esse tipo de campanha são semelhantes às da rede de display:

  • Dados demográficos;
  • Público-alvo de afinidade;
  • Público-alvo de remarketing;
  • Público-alvo de mercado;
  • Público-alvo personalizado.

Em relação às estratégias de lances, há duas opções: maximizar conversões e CPA (Custo por Aquisição). A primeira define lances automaticamente para potencializar o número de conversões do seu negócio, enquanto a segunda busca converter sem exceder o custo por ação definido por você.

Os principais objetivos do anúncio discovery são gerar leads e oportunidades para o negócio, aumentar as vendas e impactar a marca por meio de conteúdo relevante ao usuário. A campanha é configurada na sua própria conta do Google Ads, bastando selecionar o tipo discovery no momento de criação da publicidade.

Vantagens de investir no anúncio discovery?

A primeira questão a considerar é que 86% dos consumidores online afirmam buscar ideias de compras enquanto consomem conteúdos, seja em vídeo, imagem ou textos, em sua navegação na web.

Um fato bastante interessante do anúncio discovery é sua característica menos invasiva na experiência do usuário. Diferente de outros tipos de publicidade, ele se relaciona totalmente ao conteúdo que o usuário já está acessando e tem interesse.

Sabe quando você está vendo um vídeo no YouTube e de repente uma propaganda começa a passar? No anúncio discovery, a publicidade poderia estar nos relacionados do que você está assistindo ou nas recomendações finais do vídeo, por exemplo. É um tipo de divulgação que não soa como divulgação por ser mais naturalizada.

Outra vantagem da ferramenta é o alcance de usuário com uma única campanha, que pode chegar até quase 3 bilhões de pessoas mensalmente. A possibilidade de atingir uma grande gama de clientes em potencial para a sua marca com anúncios atraentes e relevantes é um ponto muito importante a considerar.

A inteligência desse tipo de campanha é o que a faz ser muito atrativa para negócios que buscam impulsionar as vendas, já que o foco principal do anúncio discover é gerar conversão ao entregar ao usuário exatamente o que ele procura com base em suas intenções.

Vale ressaltar também que esse tipo de promoção envolve um grande apelo visual e os anúncios são renderizados nativamente nos Serviços do Google. A ideia é que, enquanto os usuários acessam seus conteúdos favoritos, a campanha seja exibida em todos os tipos de dispositivos, chamando a atenção do público certo sem grande esforço.

Afinal, vale a pena?

Antes de chegar a essa conclusão, você precisa analisar os propósitos da sua empresa no momento. Por exemplo, embora o anúncio discovery também contribua para aumentar o reconhecimento da marca, seu principal objetivo está na conversão. 

Caso queira trabalhar mais o branding pode ser necessário complementar a estratégia com outra abordagem além dos impulsionamentos no Google. Tudo deve ser analisado conforme as ações que já vêm sendo traçadas e os propósitos da empresa. 

Se você busca alcançar novos clientes em potencial ou ampliar as conversões com ações de valor para o seu negócio, como vender mais, aumentar inscrições em newsletter e gerar mais visitas ao site, o anúncio discovery é um caminho que pode ser interessante.

Acima de tudo, é importante que a estratégia seja bem delineada, os anúncios bem definidos e monitorados a todo momento para que o resultado seja avaliado. A plataforma também oferece insights valiosos sobre o comportamento dos usuários para que você aprenda mais sobre eles.

Caso precise de ajuda para investir no anúncio discovery com uma abordagem direcionada aos interesses da sua empresa, fale com nossos especialistas!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.