Interação digital: fundamental para melhorar a experiência do usuário

Realizar um trabalho eficiente de marketing digital é mais do que necessário para as empresas que desejam estar perto dos seus clientes. Neste cenário, a interação digital tem papel de destaque, proporcionando aproximação e engajamento que podem resultar na melhoria dos resultados digitais.  

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Uma das formas de mensurar os resultados dos trabalhos digitais é o ROI – retorno sobre investimento, onde você calcula os resultados obtidos de acordo com o valor investido. Mas somente essa forma de análise já não é capaz de demonstrar os resultados gerais. Segundo estudo da PwC, é preciso aliar essa métrica a de retorno sobre a experiência (ROX), capaz de auxiliar as empresas a compreenderem os ganhos obtidos via interação digital entre o cliente e marca.

Interação digital: a experiência do consumidor em destaque

A necessidade de avaliar os ganhos obtidos através da interação digital é resultado da compreensão de que não importa o segmento, proporcionar uma boa experiência ao consumidor é uma vantagem competitiva fundamental para destacar a empresa no mercado. Segundo estudo da PwC, feito com 21 mil consumidores ao redor do mundo, de 2013 para 2019, porcentual de brasileiros que adquirem produtos ou serviços pelo smartphone triplicou, indo de 15% para 50%. Os dados reforçam a tendência apresentada nos últimos tempos: melhorar a experiência de compra no canal digital para os dispositivos móveis é a chave para o sucesso!

Neste cenário, o papel do ROX é avaliar se a empresa oferece os caminhos necessários para fornecer as melhores experiências aos clientes. Durante a análise você perceberá os ganhos em investimentos e como eles estão atrelados a interação digital das pessoas com a marca.

Dicas para melhorar a ROX

  • Construa comunidades com um propósito

A maioria das pessoas gosta de se relacionar com empresas que tenham valores parecidos com os seus. Além disso, os consumidores são influenciados por opiniões de celebridades e influencers com quem têm grande afinidade. Construir uma comunidade que proporcione a troca de experiências, envolvendo o público interno e o externo, é uma estratégia que podem resultar no aumento da interação digital, melhora da experiência e, consequentemente, em vendas.

  • Analise os clientes com base nos seus comportamentos

Agrupar dados que tratam das características comportamentais dos consumidores é uma percepção que permite um nível muito maior de personalização na abordagem. Sendo assim, marcas que abraçam as informações de seus clientes produzem anúncios mais assertivos e aumentam a interação digital.

  • Proporcione momentos especiais ao longo da jornada do cliente

A lealdade do cliente é um dos bens mais preciosos que a marca pode ter em um período de intensa movimentação digital. Proporcionar bons momentos, com personalização detalhada e que façam o consumidor se sentir especial, é uma forma de ganhar alguns pontos com o cliente, que pode virar um fã da marca a longo prazo.

  • Trate os dados dos clientes com respeito e demonstre responsabilidade em suas ações

A proteção dos dados pessoais é fundamental para estreitar o relacionamento com os clientes. Mais atentos às questões de privacidades, os consumidores prezam por marcas que oferecem segurança ao longo do relacionamento.

As empresas precisam se adaptar ao novo poder do cliente. Medir a interação digital é a melhor forma de reconhecer os desejos e a função central do consumidor nessa nova era digital, para assim otimizar as estratégias de sua marca.

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