Reconhecimento de marca ou afinidade de marca: qual é a melhor estratégia?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Como você pode posicionar melhor sua empresa para atrair novos clientes e desenvolver relacionamentos com os consumidores existentes? A resposta está em uma das tendências de marketing digital: criando afinidade de marca.

As estratégias de marketing costumam ter como foco aumentar o número de pessoas que conhecem a empresa ou produto, utilizando diferentes ferramentas de divulgação. A estratégia de alcance parece ser uma ótima ideia para vender mais, não é mesmo? Era! Hoje em dia, as marcas precisam se atentar ao fato de que as pessoas escolhem comprar de empresas com as quais podem se relacionar e se conectar – essa conexão leva à confiança, que é um componente necessário para as vendas digitais.

O marketing de reconhecimento continua sendo efetivo para atrair a atenção daquelas pessoas que ainda não conhecem sua marca. Porém, ele deve ser um complemento para o marketing de afinidade, que se concentra na criação de conexões emocionais entre seus clientes existentes em torno de valores compartilhados. Em outras palavras, não basta apenas atrair pessoas, é preciso conectá-las!

Qual a principal diferença entre reconhecimento de marca e afinidade de marca?

Reconhecimento de marca: Aqui, o foco é apresentar a empresa e o produto para pessoas que ainda não os conhecem. São utilizadas mídias ativas para impactar usuários que podem se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos, para que realizem uma compra ou passem a acompanhar o trabalho da marca.

Afinidade de marca: Aqui, são priorizados a produção de conteúdo relevante, anúncios e publicações que têm o objetivo de reforçar valores da marca e a construção da comunidade, sem que o foco seja apenas os resultados de vendas. Em um contexto de marketing, as emoções são a força motriz por trás de 50% de todas as decisões de compra. Além disso, as pessoas também tomam decisões baseadas em reações naturais e impulsos emocionais a todo o momento, ou seja, de forma inconsciente. O trabalho de afinidade é norteado por essas características humanas.

Boas práticas digitais para criar afinidade com o público-alvo

  • Produza conteúdos relevantes.
  • Incentive o compartilhamento de experiências.
  • Crie uma política de recompensa para os usuários mais ativos e engajados.
  • Libere conteúdos personalizados para os envolvidos com a marca.
  • Tenha um propósito claro.
  • Faça com que os clientes sintam-se pertencentes a algo.
  • Aproveite os canais de comunicação para conduzir as atitudes.
  • Trabalhe a retenção dos clientes.
  • Ofereça um bom atendimento mesmo depois de realizar a venda.
  • Deixe claro quais são os valores que a marca defende.
  • Escute os desejos e necessidades dos seus consumidores.

Um público que tem afinidade com a marca se torna um defensor e promotor dela, sendo importante para a consolidação do seu nome. Quando estão conectadas aos valores da empresa, essas pessoas contribuem para a expansão da marca, atraindo novas pessoas para perto dela. O resultado do trabalho de afinidade de marca? Mais relacionamento e melhores vendas!

Fale com a Webcompany e desenvolva uma estratégia digital com foco na afinidade de marca para sua empresa