10 maneiras de aumentar as vendas online

Dez em cada dez empreendedores querem aumentar as vendas online e impulsionar os resultados das lojas virtuais, isso porque o ambiente digital já se mostrou mais rentável do que qualquer um poderia imaginar. Para que isso seja possível, é necessário ter uma estratégia de marketing bem estruturada e com foco em resultados!

A internet se tornou uma fonte de receita tanto para e-commerce quanto para lojas físicas que começaram a investir na comunicação digital recentemente. Existem muitas maneiras de expor os produtos e serviços, mas as redes sociais e os sites estão entre os principais canais de atração do público-alvo, uma vez que oferecem facilidade, são ferramentas de branding e podem servir para educar e despertar desejo na audiência.

Embora as empresas encontrem no universo digital inúmeras possibilidades para alavancar o faturamento, é preciso saber como agir para aumentar as vendas online, por exemplo: você sabia que no contexto digital o relacionamento atrai mais do que preços baixos? Entender o comportamento das pessoas na internet, os diferenciais de cada plataforma e ter boas práticas é o começo de uma presença estratégica.

Antes de pensar em como aumentar as vendas online, descubra como conquistar as pessoas!

Com a popularização da internet, as marcas ganharam um novo desafio: atrair a atenção dos usuários. Mesmo que uma pessoa comum passe 144 minutos nas redes sociais todos os dias, a sua atenção é dividida entre memes, vídeos tutoriais, anúncios, fotos e muito mais. Como a competição é acirrada, a melhor maneira de se destacar é conquistar cada usuário com aquilo que lhe atrai.

Quando se trata de aumentar as vendas online, é importante agregar valor de maneira oportuna, clara e direta. É por isso que um bom trabalho de branding é fundamental. Somente com um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca você poderá despertar sensações e criar conexões, dois pontos cruciais para os resultados.

Para aumentar as vendas online:

Crie um diferencial ao trabalhar os canais virtuais

Entenda uma coisa: o cliente não tem tempo para perder com promoções banais. Por isso, a marca precisa se atentar ao melhor momento para oferecer conteúdo digital gratuito e explorar recursos para chamar sua atenção.

Na hora de produzir conteúdo, faça o possível para entregar a audiência muito mais do que ela espera e responda suas principais questões. Marcas de sapatos podem criar valor agregado ao entregar dicas de combinações, cuidados e curiosidades a respeito da produção do produto. Além de ter uma presença digital pautada na criatividade, seja estratégico ao criar links e monitore todos os resultados, afinal, os números te mostram o caminho!

Utilize o e-mail marketing para estabelecer um relacionamento com os clientes

Além da mídia social, você também pode enviar e-mail marketing para interagir com clientes em potencial. Para extrair o melhor da ferramenta, tenha uma estratégia focada na personalização e crie listas específicas. Voltando ao exemplo da marca de sapatos, você pode ter uma lista de clientes que compram botas com mais frequência, outra com pessoas que sempre aproveitam promoções de tênis e uma outra segmentação com indivíduos que ainda não compraram na loja.

Você pode usar o e-mail marketing para lembrar seus clientes sobre compromissos, eventos, rastreamento de entrega ou ofertas atuais. Lembre-se que quanto mais personalizada for a comunicação, maior será o resultado obtido.

Seja estratégico ao explorar os perfis de mídia social

Você já deve ter escutado que ter um perfil forte nas mídias sociais é fundamental para aumentar as vendas online e nós reforçamos a mensagem! O trabalho nas redes é uma etapa necessária para que a marca alcance os resultados, por isso, ele precisa ser feito com excelência.

Ter uma persona bem definida, um calendário editorial com diferentes assuntos e trabalhar com um conteúdo humanizado são ações que fortalecem a presença digital. Além disso, a marca deve mapear quais redes são mais interessantes e produzir materiais específicos. No LinkedIn, por exemplo, a comunicação precisa ter um cunho institucional e uma linguagem mais formal, já no Instagram e no Facebook, a conversa pode ser mais leve e descontraída.

Capacite a equipe de vendas para que ela esteja alinhada com a comunicação digital

O alinhamento entre os colaboradores é primordial para garantir a boa imagem da empresa, porque o cliente deve encontrar com os vendedores a mesma informação que recebeu nos canais digitais. Comunique aos funcionários quais ações estão sendo feitas e qual o papel deles nas entregas e no suporte.

Invista em anúncios do Google ads

Um dos segredos para aumentar as vendas online é marcar presença na vida das pessoas que precisam do que você está oferecendo. Uma maneira de fazer isso é investindo em Google Adwords, a ferramenta de publicidade do Google. Os anúncios permitem que a sua empresa seja encontrada quando o usuário buscar por termos ligados ao segmento de atuação, além disso, existem outras formas de publicidade no Adwords, como os anúncios em banners e vídeos na Rede de Display do Google, que fazem a inserção no Youtube.

Solicite feedback do cliente sobre seus produtos

Saber o que os clientes pensam sobre sua empresa e como foi a experiência com seus produtos é interessante para promover melhorias contínuas. Além disso, serve para você entender se o seu posicionamento está claro e se existem chances do consumidor indicar a marca para os amigos.

Disponibilize um espaço nos seus canais de comunicação e peça para que os clientes escrevam feedbacks. Outra opção é disponibilizar formulários ou outros links curtos de marca, que permitem o rastreamento, para medir o desempenho das suas ações. Não economize esforços para entender o que seu cliente pensa da sua marca, pois é dele que vem os melhores direcionamentos.

Monitore o comportamento do seu cliente ao longo da jornada de compra

A jornada do cliente é a experiência que os consumidores têm com a sua marca ao longo de todo o relacionamento com a empresa. Acompanhar em que estágio cada contato em potencial ou cliente está é importante para tomar atitudes para movê-los para o próximo estágio do processo de vendas. Utilize plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente e monitore as respostas que eles dão aos estímulos oferecidos.

Estabeleça um relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento profissional com seus clientes em potencial é uma etapa importante, mas que muitas empresas negligenciam sem imaginar como isso impacta nos resultados. Não consegue pensar em como manter um relacionamento com pessoas que ainda não compram com você? Envie demonstrações de produtos, descontos, avaliações gratuitas e incentive as interações digitais!

A comunicação na internet serve, principalmente, para agregar valor e aumentar o reconhecimento da marca – fatores que contribuem para aumentar as vendas online. Expor a empresa ao usuário por aproximadamente oito vezes pode ajudar na conversão, portanto, é importante nutrir seus leads com materiais ricos, informações relevantes e muito carisma.

Exerça um ótimo trabalho de SEO

Investir em SEO é uma maneira de colocar sua empresa na primeira posição orgânica do Google e não há dúvidas de que isso influencia para aumentar as vendas online. Inclusive, os dados mostram que os três primeiros resultados obtém cerca de 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas realizadas e 69,3% das empresas online no Brasil estão fazendo SEO. Sua persona está realizando buscas o tempo inteiro e o mais importante, ela está procurando ajuda. Se você for encontrado em um momento de dor, a confiança e a conexão serão muito maiores.

Aposte na experiência do usuário

A experiência do usuário é composta por fatores ligados à interação do usuário com sua marca. Ela pode ser positiva ou negativa, tudo irá depender do que você irá proporcionar para ele, por isso, pense em como você gostaria que a pessoa se sentisse ao se relacionar com sua empresa.

Para oferecer uma boa experiência, a marca precisa ser útil para o cliente, além disso, seus canais devem ser fáceis de usar e, claro, precisam ser atrativos a ponto de despertar desejos e emoções. Em outras palavras, para aumentar as vendas online, a pessoa precisa sentir vontade de manter contato com a marca e comprar seu produto ou serviço.

Ser relevante na internet não é uma tarefa fácil, mas sem dúvidas é rentável quando tudo vai bem. Se você deseja aumentar as vendas online, duas palavras precisam estar na sua cabeça: ousadia e relacionamento. Com um bocado de coragem para testar estratégias e foco na construção de uma relação, os resultados vêm!

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