fbpx
webcompany - TikTok para empresas: será que vale a pena para a sua marca?

TikTok para empresas: será que vale a pena para a sua marca?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

No auge do uso de smartphones e redes sociais no Brasil, diversas marcas se perguntam se é uma boa estratégia de marketing apostar no TikTok para empresas. Enquanto isso, estudos mostram aumento no uso da internet e de dispositivos móveis no País, seja em razão da transformação digital ou do isolamento social na pandemia.

A 32ª Pesquisa Anual do FGVcia, de 2021, evidenciou que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais em uso, incluindo computador, notebook, tablet e smartphones. Em 2020, os acessos à internet móvel voltaram a crescer, totalizando 234 milhões de conexões.

Nesse cenário, o TikTok para empresas passou a ser explorado, já que a rede social vem sendo considerada uma das maiores atrações do momento. Segundo o site App Annie, que monitora o mercado de aplicativos, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em 2020.

Apesar disso, a dúvida se vale a pena investir no marketing do TikTok para empresas ainda é válida. Continue lendo para entender melhor sobre isso.

Conheça mais sobre a rede

O TikTok é uma rede social com foco em vídeos e que viralizou recentemente, em 2019, quando foi baixado 750 milhões de vezes segundo a Sensor Tower. Desde então, segue em alta no mundo todo e só no primeiro trimestre de 2020 recebeu 67 milhões de downloads.

A proposta do app é simples: é possível produzir e publicar vídeos de diversos segmentos, curtir, comentar, compartilhar, seguir pessoas e assistir a várias produções. A ideia principal está nos conteúdos, que tendem a ser mais interativos, dinâmicos e, o diferencial, curtos, sendo de até 60 segundos.

Recentemente, a rede social anunciou um aumento no limite de duração dos vídeos para 3 minutos, abrindo diversas outras possibilidades de criação de conteúdo, incluindo oportunidades de apostar no TikTok para empresas.

Contas comerciais do TikTok

Além do uso comum que o App permite, também é possível criar uma conta comercial para negócios que queiram investir na rede social. Trata-se de uma forma de construir maior aproximação com o público que usa a plataforma e alcançar novos perfis com uma estratégia de marketing digital.

O TikTok para empresas vem sendo pensado como uma possível abordagem de interação, engajamento e divulgação da marca. Segundo a própria rede social, as contas comerciais apresentam métricas de desempenho, insights da audiência e ferramentas de criação profissional.

Alguns dos benefícios da conta comercial do TikTok são:

  • descobrir novas culturas e perfis de usuários;
  • acompanhar as tendências da rede;
  • acessar recursos exclusivos para profissionais;
  • obter insights para as ações;
  • usar a biblioteca de músicas comerciais com isenção de royalties.

Tiktok para empresas: afinal, vale a pena?

Segundo o especialista do Grupo MD, Denis Santini, o TikTok para empresas exige uma atuação totalmente diferente das outras redes. Um exemplo é a Starbucks norte-americana. Apesar de a empresa em si não estar no TikTok, uma funcionária está e ensina receitas da marca no próprio local.

Como exemplo brasileiro podemos citar a franquia de serviços de limpeza Maria Brasileira, que iniciou uma estratégia semelhante a do Starbucks ao fechar uma parceria com a tiktoker Patrícia Alves, que gravou um vídeo dublado mencionando a marca. 

Segundo o fundador do negócio, Felipe Buranello, o número de seguidores da Maria Brasileira cresceu 800% em uma semana após a abordagem.

Embora seja relativamente nova, a plataforma de vídeos já conta com aproximadamente 16,5 milhões de usuários brasileiros. Em pesquisa exclusiva do Opinion Box, em junho de 2021, 70% dos 850 usuários entrevistados no Brasil costumam acessar conteúdos de humor e distração na rede, já que 74% a utilizam para se distrair.

O estudo também evidenciou que os usuários veem como positivo a presença corporativa no TikTok para empresas, visto que 56% afirmaram seguir alguma marca e 66% acreditam que é um espaço capaz de aproximar as pessoas das empresas.

Vale ressaltar também que 33% dos que participaram da pesquisa afirmaram já ter deixado de comprar um produto ou serviço quando viram alguém falando mal dele no TikTok. Isso mostra a necessidade das marcas se posicionarem na rede social.

O que é preciso avaliar?

Apesar de os números serem interessantes, ainda assim é preciso analisar se vale mesmo a pena investir no TikTok para empresas. Em primeiro lugar, é muito importante que toda ação de marketing digital seja bem definida, incluindo um bom planejamento e monitoramento.

Para saber se a plataforma vale a pena para o seu negócio, você pode avaliar diversas questões, como:

  • Faixa etária dos seus clientes e o público-alvo da plataforma, que gira em torno de 41% com idades entre 16 e 24 anos;
  • Interesse em produção de vídeos mais descontraídos e divertidos, já que é essa a vibe da plataforma;
  • Possibilidade de investir em anúncios dentro da rede social;
  • Identificação com o TikTok para empresas: o estilo do seu negócio pode se adequar?;
  • Produções em vídeo mais elaboradas.

Estratégias de Marketing digital que você pode usar no TikTok para empresas

Agora que você chegou até aqui, já deve ter percebido se o TikTok para empresas é interessante para o seu negócio, certo? Seja a sua conclusão positiva, negativa ou ainda incerta, veja algumas estratégias de Marketing digital que podem inspirar você ou levá-lo a descobrir novas oportunidades:

Anúncios no Tiktok para empresas

É claro que a plataforma não iria permitir que marcas criassem contas comerciais sem que pudessem anunciar no TikTok para empresas. A rede social disponibiliza um sistema de anúncios, o Ads Manager do TikTok, que oferece a possibilidade de criar e gerenciar campanhas de divulgação dentro do App. 

Marketing de influência

Segundo a pesquisa do Opinion Box que mencionamos, 73% dos usuários brasileiros seguem influenciadores, o que amplia as oportunidades do Marketing de influência no TikTok para empresas. Se você acha que vale a pena investir na plataforma, apostar em influenciadores e micro influenciadores pode ser uma opção assertiva.

Marketing de conteúdo

Outra opção é a sua marca apostar na criação de conteúdo original, pensando nas oportunidades de divulgação de produtos e serviços de forma mais dinâmica. É preciso estar de olho nas tendências do TikTok para empresas e elaborar sempre um bom planejamento de conteúdo.

As famosas hashtags podem ajudar a explorar a ferramenta, conhecer novos perfis de usuários e entender mais sobre os estilos de postagens com maior engajamento. Além disso, vale a pena acompanhar as estratégias usadas por outras empresas e que estão dando bons resultados.

Encontrando seu diferencial

Você pode apostar no diferencial da sua marca ao investir no TikTok para empresas. Afinal, o que faz com que o seu negócio se diferencie de outros? Qual a vantagem do seu produto ou serviço? Como o atendimento da sua corporação se distingue da concorrência?

Encontre o seu diferencial e gere conteúdo de valor para seu público, buscando evidenciar como a sua empresa pode resolver seus problemas da melhor forma possível. Lembrando que os conteúdos publicados por lá tendem a ser mais descontraídos, mas, ainda assim, podem ser educativos.

Se o que você precisa é traçar uma estratégia de marketing digital consistente e que seja ideal ao seu negócio, saiba que pode contar com a Webcompany. Um bom planejamento de marketing digital é capaz de impactar a performance da sua marca em qualquer rede social, incluindo o TikTok para empresas. 

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e nos fale mais sobre o seu projeto!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.