fbpx
webcompany - Marketing de engajamento: o caminho para o alcance e autoridade

Marketing de engajamento: o caminho para o alcance e autoridade

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

A vida na internet acontece a todo instante. Com tantas experiências disponíveis, o marketing de engajamento cresce e oferece às marcas uma chance de se relacionar verdadeiramente com o público-alvo. Nunca ouviu falar sobre esse conceito? Pense em quatro palavras: likes, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Já faz um tempo que a relação entre marcas e consumidores deixou de ser um monólogo e passou a ser uma via de múltiplas mãos, em que os canais de comunicação mais efetivos são escolhidos pela audiência e o outro lado do jogo precisa saber como manter uma presença estratégica neles. A partir da necessidade de compartilhar o mesmo território na internet, o marketing de engajamento se torna indispensável para o sucesso do trabalho digital.

O marketing de engajamento é o conjunto de técnicas, estratégias e práticas direcionadas para melhorar a interação entre marcas e consumidores. Além de aumentar a autoridade da empresa, as ações levam as marcas a terem taxas de crescimento maiores. De acordo com a pesquisa “The Rules of Customer Engagement”, realizada pela Forbes Insights, em 2017, as empresas que são referência em marketing de engajamento têm quatro vezes mais chances de obterem crescimento de 10%.

Quanto mais engajadoras, legítimas e genuínas forem as experiências proporcionadas pela marca, melhores serão os resultados de vendas. Portanto, se você acredita que a internet é o caminho para a concretização das metas financeiras da empresa, precisa saber qual é o seu posicionamento e deixar isso claro nas conversas geradas no digital.

O marketing de engajamento é um investimento que colabora com as estratégias orgânicas da marca

Os resultados orgânicos são interessantes para as marcas, já que acontecem naturalmente e sem esforços de mídia paga. Vale lembrar que são frutos de um trabalho complexo e de longo prazo, que só funciona quando existe a compreensão do público-alvo, seu histórico e contexto. Ou seja, para que o marketing de engajamento também traga resultados orgânicos, é preciso um bom planejamento e comprometimento com a execução.

O plano de ação do marketing de engajamento deve estar alinhado com os objetivos de negócios. Entre as táticas recomendadas estão a produção de conteúdo, interação com a audiência e mensuração dos resultados – nunca se esqueça da variedade! Estruture ações que conversem com os anseios, as expectativas e com as necessidades dos consumidores. Pense que o trabalho não é direcionado para a marca, mas sim para os clientes.

  • Ferramentas que fazem parte do trabalho de marketing de engajamento:

O acompanhamento do trabalho é fundamental para manter a qualidade do que está sendo feito. Além disso, existem ferramentas que colaboram com a praticidade do dia a dia. As notificações em push, por exemplo, são excelente opção para criar diálogos em tempo real, de forma mais personalizada e mais próxima dos usuários.

Os e-mails marketing também funcionam para criar conexão a longo prazo. As ferramentas de mídia paga, como Facebook, Instagram, Google Adwords e Youtube, podem ser exploradas para entreter o usuário. Nenhuma ferramenta sozinha funciona para o trabalho de marketing de engajamento, mas com elas temos novas possibilidades na comunicação.

Recomendação para um trabalho de sucesso: foque no público-alvo

No marketing de engajamento, tudo é feito pelo consumidor e para o consumidor. O desafio é entender que não existe fórmula para que as coisas sejam ótimas. A estratégia começa com a definição da persona do negócio e passa pelo objetivo de descobrir quais são os padrões de comportamentos, interesses, medos, desejos e necessidades do público que se deseja impactar

Você deve estudar diariamente a resposta da audiência e ouvir com atenção o que ela está dizendo. Observe qual é o melhor formato e frequência, o tom de voz mais apropriado e até mesmo os dias e horários que geram mais engajamento em suas publicações. Não negligencie a etapa de avaliação, porque ela é a base para uma construção da jornada de sucesso.

Outra forma de entender o contexto e melhorar a interação é analisar o concorrente. Prestar atenção no que eles estão fazendo irá te auxiliar na tomada de decisões assertivas, assim como gerar insights importantíssimos sobre o que melhor funciona para esse público. Busque inspiração e dados para um trabalho mais concreto.

O marketing de engajamento é capaz de gerar conhecimento sobre a persona, otimizar processos e expandir o alcance da marca de modo orgânico. Ousamos dizer que ele é o futuro do trabalho digital, uma vez que as pessoas buscam ter suas necessidades atendidas e querem chegar ao final do dia com a sensação de que estão fazendo um bom negócio em qualquer escolha.

Você não consegue aumentar o engajamento digital da sua marca?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

 

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.