Vídeos para redes sociais: estratégia de marketing digital que cresce a cada ano

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

O brasileiro consome cada vez mais vídeos, sobretudo, no Youtube e em outras redes sociais, como indica a pesquisa Video Viewers realizada pelo Instituto Provokers e com a Box 1824. No total, houve  aumento de 135% no consumo de vídeos para redes sociais nos últimos quatro anos, um ritmo bem maior que o da TV.

Para marcas que trabalham com estratégias de marketing digital, planejar e produzir vídeos para redes sociais oferece a oportunidade de estar ainda mais próximo da rotina dos consumidores, em diferente telas e momentos.

COMO OS BRASILEIROS CONSOMEM VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS?

Captura de Tela 2019 03 15 às 16.31.57 - Vídeos para redes sociais: estratégia de marketing digital que cresce a cada ano
fonte: thinkwithgoogle

“80% dos consumidores de vídeos online procuram conteúdos que a TV não oferece”, indica a Video Viewers, sendo que a maioria dos brasileiros (75%) prefere assistir a esses vídeos diretamente pelos celulares. Entre as plataformas preferidas, o Youtube continua sendo líder na hora de dar o play, sendo referência de conteúdos novos e de sucesso entre os vídeos para redes sociais.

Mesmo entre aqueles que preferem assistir aos vídeos pela TV, há o comportamento de utilizar outras telas ao mesmo tempo, como celulares, sendo que apenas 18% dos entrevistados declaram dar atenção exclusiva ao conteúdo da TV.

Entre os motivos que fazem os brasileiros assistir aos vídeos para redes sociais, 38,7% buscam conteúdos de entretenimento, querendo se divertir e relaxar. 29,8% declararam buscar vídeos de conhecimento, para se informar, seja com um tutorial ou conteúdos didáticos sobre rotina doméstica, habilidades profissionais ou dicas de esportes.

Conhecer esses comportamentos do público brasileiro pode ajudar, inclusive, a planejar e produzir conteúdos de vídeos para redes sociais ainda mais assertivos e que tenham, de fato, relevância na rotina do seu seguidor.

APROVEITE O POTENCIAL DOS VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS

Apesar de muitos associarem vídeos com produções elaboradas e roteiros complexos, os vídeos para redes sociais devem falar com seus seguidores de maneira clara e concisa. Como indicado pela pesquisa, “as pessoas querem se divertir, querem aprender e querem se reconhecer”, sendo necessário produzir conteúdos de vídeos que entendam esse novo cenário.

Como recomendações para vídeos para redes sociais, destacamos:

  • Vídeos curtos e diretos: seja para quem está com uma conexão ruim ou quer compartilhar o conteúdo em outras redes, vídeos curtos atraem usuário. Por isso, use a criatividade e deixe a mensagem clara logo nos primeiros segundos de exibição.
  • Além do feed: hoje as plataformas permitem que você faça vídeos para redes sociais além do feed, como lives e stories. Ótima oportunidade para deixar sua marca mais dinâmica, com vídeos de eventos, bastidores, entrevistas…
  • Mobile: vídeos são apontados como tendência para essa nova era do marketing digital, portanto, os conteúdos devem ser planejados para serem assistidos em smartphones e não mais na TV, compatíveis com qualquer tela ou dispositivo.

REFORCE A MENSAGEM NOS VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS

Como indicado pelo Think with Google, para uma campanha eficiente com vídeos, não basta apenas divulgar as campanhas de TV nas redes sociais. É indicado repetir a mensagem em diferentes vídeos para redes sociais, com diferentes momentos e canais, com conteúdos que se complementam.

No exemplo, indicam uma campanha do Google Pixel, que começava com anúncios de vídeos no Youtube para um público amplo, como apresentação. Depois, apresentavam conteúdos diferentes e mais curtos, entre 6 a 15 segundos, para quem visitasse a página do serviço, reforçando a mensagem. “Essa estratégia deu muito certo, trazendo resultados tanto de marca como de performance”, indicam.

De acordo com o Facebook IQ, “até 2021, mais de 78% do tráfego de dados móveis global será de vídeo”, portanto, incluir o planejamento e produção de vídeos para redes sociais nas suas estratégias de marketing se tornará uma necessidade para continuar na telinha do celular dos usuários, onde quer que estejam.

Para saber mais sobre o impacto dos vídeos para redes sociais e descobrir como melhorar sua presença digital, entre em contato com a Webcompany.