O uso das redes sociais no brasil tem aumentado a cada ano, em consequência do aumento dos usuários com acesso a internet. Um levantamento divulgado em 2018 pelo IBGE aponta que sete a cada dez brasileiros estão conectados à rede. Os dados consideram 181,1 milhões de brasileiros, com 10 anos ou mais. O resultado indica que o celular é o aparelho mais utilizado para o acesso – 98% dos entrevistados dizem utilizar o telefone móvel para navegar pela rede digital.
O relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, constatou que 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais. 89% dos entrevistados confirmam o que os especialistas já sabiam: o uso das redes sociais no Brasil tem um viés comercial: os usuários diariamente buscam por um serviço ou produto pela internet.
Outra pesquisa realizada pelo portal Cupom Válido com dados da Statista, revelou que o Brasil é um dos países com maior média de tempo de utilização diária, ultrapassando a marca de 3 horas por dia conectados.
Quando comparado à média mundial, que é de 145 minutos por dia, o tempo de uso das redes sociais dos brasileiros é 55% maior. A mesma pesquisa também destacou as preferências dos usuários do Brasil. O Facebook lidera a lista, com 51% dos participantes do levantamento apontando a rede social como preferida. Em segundo lugar fica o Instagram com 14%, seguido pelo Twitter (13%) e Pinterest (12%)
O brasileiro não é apegado apenas às redes sociais tradicionais. Por quatro meses, o Brasil foi o país que mais realizou downloads do TikTok, nova rede social que virou sensação entre o público mais jovem e os brasileiros representam aproximadamente 10% do total de seus usuários.
Uso das redes sociais no Brasil: comportamento dos usuários
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Um estudo realizado em junho de 2016 pelo Instituto Qualibest, traçou o perfil de uso das redes sociais no Brasil. Confira os dados!
Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, com 60% de acesso, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e o Instagram com 40%. As mídias digitais já passam a assumir um forte papel nas estratégias de marketing das empresas, sendo que 37% das pessoas compram um produto por terem visto ele na TV, contra 29% que compram por terem visto o produto primeiro na internet, conforme aponta o mesmo relatório.
No geral, as pessoas costumam curtir, se informar e compartilhar conteúdo, como as principais ações nas redes sociais. As mulheres publicam mais selfies do que os homens (49% x 32%) e mais mensagens de autoajuda (48% x 37%).
Entre os destaques do que os brasileiros mais compartilham estão:
- momentos especiais (58%)
- vídeos e imagens divertidas (53%)
- notícias importantes/novidades tecnológicas (52%)
- mensagens positivas e de autoajuda (43%)
- piadas ou brincadeiras (42%)
Uso das redes sociais no Brasil: curiosidades
- Quando se trata do uso das redes sociais no Brasil, as mulheres e a classe A influenciam nos números do Instagram: ambas com 66% de acesso.
- O Instagram cresceu consideravelmente nos últimos anos: saiu dos 700 milhões de usuários em 2017 para 1 bilhão de usuários em 2018, no mundo.
- O Twitter é mais acessado (50%) pela classe A e menos acessado pelos mais velhos: 31% dos 37% do total.
- Spotify é influenciado pelos mais jovens (27%) e a classe A representa 30%, 21% do total da amostra. Em um relatório divulgado pela rede social, foi divulgado que os usuários passam mais de 2 horas por dia na plataforma.
- Passam o dia todo conectados: 64% WhatsApp, 43% Facebook e 26% Instagram.
- Youtube se destaca por ser visto em duas horas e meia por dia (30%); Além disso, a rede social fechou o ano com 400 milhões de perfis cadastrados.
- 37% dos que acessam o Linkedin dizem não acessar todos os dias.
- O WhatsAPP ganha cada vez mais relevância nas pesquisas de uso das redes sociais no Brasil – em 2018, ele atingiu o número de 1, 5 bilhão de usuários.
- Redes sociais no trabalho (acesso para uso pessoal): 26% ficam conectados mais de 3 horas e 32% acessam apenas 30 minutos por dia.
- Classe C (39%) que diz acessar até 30 minutos por dia enquanto a Classe A (33%) diz ficar conectada mais de 3 horas.
Fontes: Qualibest/AdNews/Goobec
Entender o uso das redes sociais no Brasil é fundamental para avaliar como o seu público se relaciona com as principais redes e aproveitar as oportunidades que cada plataforma oferece. Pesquise mais sobre os hábitos da sua audiência e trabalhe para participar de suas experiências online.
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