Marketing digital para e-commerce: como funciona e por onde começar?

Muitas marcas têm buscado entender mais sobre o marketing digital para e-commerce com o crescimento das vendas online e da adoção de estratégias multicanais no setor corporativo. A transformação digital e a pandemia também possuem forte influência no crescimento dessa tendência.

A estimativa é que o comércio eletrônico siga em ritmo de crescimento nos próximos anos. Segundo dados da Nielsen, o e-commerce vendeu R$53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021, totalizando um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020. 

Quem busca adotar estratégias de marketing digital para e-commerce visa acompanhar as estimativas positivas para as vendas online nos próximos anos. Continue lendo e descubra como começar a investir no crescimento do seu negócio no virtual!

O que é e qual a importância do marketing digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias e soluções com foco na promoção de uma marca, produtos ou serviços na internet. O objetivo principal é atrair e conquistar novos clientes para a causa em questão e, além disso, construir um relacionamento com o público engajado.

Há várias finalidades que podem ser associadas a um planejamento de Marketing Digital, assim como uma ação pode ser direcionada e cruzar com mais de um objetivo. As estratégias também são várias, como aplicação de técnicas de SEO, Inbound Marketing, Marketing de conteúdo, Marketing de Influência, etc.

Vale ressaltar também que o Marketing Digital é um dos primeiros e principais recursos que as empresas têm para se comunicar diretamente com os clientes e alcançar novas possibilidades de negócio. 

Com o crescimento constante de pessoas conectadas à internet no Brasil, o Marketing Digital tem sido fonte de muito investimento entre todos os tipos de empresas. No digital, é possível alcançar mais público em potencial, ganhar maior reconhecimento de marca, criar laços com os clientes e aumentar as vendas.

Como funciona o marketing digital para e-commerce?

Neste contexto de ampliação no uso de dispositivos móveis e da internet, surge a possibilidade de vender online e ampliar o público da empresa através do e-commerce. Vale destacar também que as estratégias de marketing digital para e-commerce podem ser casadas com as ações do negócio físico, potencializando ainda mais as abordagens.

O marketing digital para e-commerce funciona com o objetivo de atrair e direcionar mais tráfego qualificado para a empresa, tendo como base toda a jornada do cliente. É preciso criar estratégias para levar o consumidor de topo, por exemplo, para o próximo estágio do funil de vendas até a conversão. 

Quem trabalha com o comércio eletrônico precisa ter parte do investimento direcionado ao marketing digital justamente porque ele é a principal forma de chegar ao consumidor, mostrar seu diferencial frente à concorrência e divulgar seus serviços e produtos. 

As abordagens também precisam considerar o comportamento do cliente, visto que a procura por informações na internet antes de comprar está cada vez mais influenciando suas decisões. Conhecer bem seu público é o primeiro passo para criar uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce.

Principais estratégias de marketing digital para e-commerce 

Agora que você já sabe mais sobre marketing digital para e-commerce e viu a importância de investir em estratégias para alavancar o seu negócio no digital, confira nossas dicas para começar:

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital para e-commerce que possui o foco em atrair mais público para o seu negócio. O objetivo é fazer com que a sua marca seja encontrada e vista pelas pessoas certas.

A abordagem permite que a sua empresa entenda as dores e necessidades dos consumidores para que, dessa forma, construa um canal de comunicação com eles a fim de lhes proporcionar uma melhor experiência de compra. 

Todas as ações consideram as cinco etapas do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. A partir desses estágios, as estratégias são traçadas sempre considerando as melhores formas de solucionar os problemas que seus clientes tiverem.

Marketing de conteúdo

Outra abordagem de marketing digital para e-commerce é a de Marketing de conteúdo, que está totalmente interligada ao Inbound Marketing. Trata-se de todo o processo de criar e publicar conteúdo relevante com foco em atração, conversão e retenção de clientes. 

O objetivo principal é educar os clientes em potencial para que eles tomem a melhor decisão de compra, escolhendo por sua marca, é claro. 

No Marketing de Conteúdo, todo um calendário editorial é planejado de modo a garantir um melhor processo de construção desses conteúdos, considerando sempre as necessidades do cliente e tendo como foco a produção de material atraente e relevante.

Investimento com Google Ads

O Google Ads oferece ferramentas para gerenciar a sua conta com mais facilidade, podendo fazer download das informações e editar suas campanhas com rapidez e praticidade. E você ainda pode acompanhar em tempo real a ferramenta: quem clicou no anúncio, quais deles receberam mais ou menos cliques, além de identificar onde você pode investir mais em sua campanha. 

Para quem quer investir no marketing digital para e-commerce, você não precisa aplicar um valor mínimo, podendo escolher quanto gastará por mês, dia e também por anúncio, pagando somente quando alguém clicar nele.

E o melhor é que você pode segmentar os seus anúncios para alcançar pessoas com interesses específicos, termos buscados, perfil demográfico entre outras soluções. Assim, os leads chegarão mais certeiros para o seu produto. 

Redes sociais

Não poderíamos deixar de mencionar outra das principais estratégias de marketing digital para e-commerce: o investimento na presença online por meio das redes sociais, que cada vez mais são vistas como fortes ferramentas para ações de engajamento com os consumidores.

Além de serem muito acessadas por milhares de brasileiros diariamente, as redes sociais são excelentes para criar uma interação e proximidade maior com o público, tendo como foco a comunicação, a influência e os laços de contato que são possíveis nesses espaços.

Tudo o que já mencionamos aqui neste texto serve como base para você pensar em como começar suas ações de marketing digital para e-commerce, mas a realidade é que esse tipo de investimento envolve um planejamento minucioso, com muito foco nos objetivos do negócio e total compreensão das necessidades dos consumidores.

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