fbpx
webcompany - Transformação digital: etapas para criar uma estratégia de sucesso

Transformação digital: etapas para criar uma estratégia de sucesso

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

De uns tempos para cá, o termo transformação digital tem chamado a atenção de empresas do mundo inteiro. Algumas pessoas pensam que se trata de algo ligado exclusivamente ao departamento de tecnologia da informação, mas basta ler um pouco sobre o assunto para perceber que as mudanças vão muito além disso.

A transformação digital é o processo em que as empresas exploram tecnologias para solucionar problemas tradicionais, como quedas no desempenho da equipe, produtividade, agilidade e eficácia. Além disso, envolve a constante construção e atualização de sua estratégia digital para mantê-la centrada nas necessidades de seu negócio e clientes.

O ideal é que a transformação digital aconteça a partir de uma reorganização nas estruturas da empresa, de uma maneira que a tecnologia passe a ocupar um papel de destaque em todos os departamentos. Modificar a realidade da instituição leva tempo e consome recursos, mas isso não quer dizer que os benefícios são exclusivos dos grandes nomes! Qualquer um pode implantar programas de transformação digital, até porque ela não se resume a quem tem mais dinheiro, mas sim quem entende melhor o que deve ser transformado.

Principais etapas que fazem parte de uma transformação digital

Entendimento: é fundamental ter a certeza de que você precisa de uma transformação digital

Ser digital não é mais um diferencial, é questão de sobrevivência. O erro está em pensar que basta ter um site para ser competitivo, porque a realidade mostra que você precisa fazer mais, desenvolvendo estratégias digitais que tragam resultados quando aplicadas.

Se ainda restam dúvidas quanto a necessidade da transformação digital para sua empresa, reflita sobre esses pontos:

Você já questionou se precisa de ajuda para colocar seu negócio online?
Existem pessoas na empresa que são resistentes ao ambiente digital?
Você tem medo de ser esquecido pelos clientes?
Seus concorrentes estão fazendo coisas que você não faz?
Já ficou curioso para saber o que a transformação digital tem de bom?

Se algumas dessas perguntas fizeram sentido para você, está claro que sua empresa precisa investir em uma transformação digital.

Análise: você deve entender o contexto para traçar uma estratégia

Nesta etapa da transformação digital a equipe responsável começará uma busca para entender o funcionamento interno do seu negócio e analisar os pontos que podem ser melhorados. Para tornar a pesquisa mais assertiva, tenha informações documentadas e organizadas, com números, pesquisas, estratégias anteriores e pontos problemáticos que precisam estar prontos para serem acessados. Essa fase é fundamental para que todas as mudanças sejam vantajosas!

Imersão: é o momento de mergulhar no processo e refletir sobre o futuro

Se aprofundar no funcionamento da empresa por meio de planejamento estratégico, relatórios e apresentações, com o objetivo de ouvir e entender as dores que merecem atenção é fundamental. Aqui ainda estamos na etapa da descoberta, então é importante levantar problemas e estabelecer os objetivos futuros.

Definição: com as informações em mãos, é hora de alinhar quais problemas serão resolvidos

Esta etapa da transformação digital é um pouco mais prática. A partir do panorama da empresa, você deve utilizar sua experiência e o conhecimento para determinar o caminho. Se puder contar com um profissional de fora para ajudar na tomada de decisões é melhor, pois quem olha com uma visão externa consegue analisar com mais racionalidade. Se estiver muito próximo dos problemas, pode ser difícil ver o quadro geral.

Solução: definição e aplicação das estratégias

Como o próprio nome já diz, aqui é hora de apresentar soluções e estabelecer um plano claro e prático, com etapas a serem seguidas em busca dos resultados. Conforme for tomando as atitudes certas, começará a ver todo o potencial de crescimento que a empresa tem.

Caso ainda exista algum colaborador da empresa resistente à transformação digital, aproveite este momento para convencê-lo das vantagens, pois as soluções são explicadas claramente e oferecem resultados fáceis de seguir.

Resultados: é fundamental fazer o monitoramento dos impactos

A parte mais interessante da transformação digital é quando ela começa a fazer diferença. Os benefícios variam de acordo com as necessidades da empresa, mas podem ser resultados fáceis de mensurar, como taxas de conversão mais altas, ou algo mais difícil de definir, como seu negócio funcionando com mais ordem e tranquilidade.

Um bom exemplo de como a transformação digital é vantajosa para a empresa é que, ao se tornar mais tecnológica, ela pode desenvolver um site para atender suas demandas, realizar ofertas personalizadas, estratégias de anúncios pagos e estabelecer uma presença nas redes sociais, que se mantém com o bom gerenciamento.

A transformação digital é um conceito que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas da empresa. Embora seja complexa, há muitas razões para dedicar atenção a ela. Não se esqueça: para ser eficiente, a transformação deve ser pensada como um processo de otimização contínua e focada em resultados.

Quer saber mais sobre transformação digital?
Fale com os especialistas da Webcompany!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.