4 tendências que você deve considerar na estratégia de marketing digital para 2019

Com novidades que avançam na velocidades de cliques, nem sempre conseguimos ficar por dentro de todas as tendências que estão guiando o marketing digital, certo? Especialmente neste período de fim e recomeço do ano, conhecer essas tendências e assuntos do momento pode ser ideal para planejar e tirar do papel os planos de comunicação dos próximos meses, com resultados ainda melhores.

  • Os micro momentos do consumidor

Ao contrário de décadas passadas, o consumidor atual quer ter acesso às informações com imediatismo e praticidade. Considerando que nesse novo contexto o consumidor está conectado aos dispositivos móveis e pode pesquisar comentários, horários de atendimento, informações ou preços sempre que desejar, estar presente nesses micro-momentos em que ocorrem o interesse pela sua marca ou serviço será cada vez mais decisivo. O que isso significa na prática? De acordo com o Think With Google, “53% dos visitantes abandonam sites mobile que levam mais de três segundos para carregar”, o que indica a necessidade de ter uma experiência mobile que seja realmente adaptada a essa nova experiência dos usuários, com acesso facilitado às principais informações já na tela do celular.  

  • Os chatbots nos apps de mensagem

A Oracle indicou que 80% das marcas nos Estados Unidos planejam usar chatbots como canal de atendimento ao cliente nos próximos anos. Com a vantagem de oferecer um atendimento padronizado, disponível 24 horas por dia e que interaja com os clientes por chats e aplicativos de mensagens, sem precisar de sites, links ou e-mails, os chatbots ganham cada vez mais popularidade e, possivelmente, você já tenha sido atendido por um robô mesmo sem nem perceber. Com a novidade deste ano do WhatsApp Business, o app de mensagens mais popular do ocidente deve se tornar oficialmente um dos principais canais de atendimento ao cliente nos próximos anos e os chatbots serão parte importante dessa nova maneira de tirar dúvidas e conseguir informações online.

  • Pesquisas por voz aumentam

Pesquisas por voz, realizadas diretamente nos smartphones, crescem com um ritmo impressionante: hoje quase um terço das s 3,5 bilhões de pesquisas realizadas no Google todos os dias são pesquisas por voz e a previsão da comScore é que até 2020 o número já seja de 50%. Como efeito, teremos que adaptar algumas das estratégias de SEO que adotamos atualmente, se preparando para essa nova maneira que as pessoas pesquisarão palavras-chaves e que lidarão com os resultados das buscas, já que a maneira que pesquisamos por voz costuma ser informal, menos detalhada e imediatista. Estar bem posicionado nos buscadores, portanto, se torna mais que uma questão de desejo, mas uma necessidade para essa nova maneira dinâmica de pesquisar e acessar os resultados.

  • Autenticidade nunca foi tão importante

Com timelines cada vez mais lotadas de anúncios e notificações, é cada vez mais importante encarar o marketing digital com estratégia, compartilhando experiências e informações que sejam autênticas, ou a chance de ser mais um post na timeline ou perder seguidores é grande. Assim, da segmentação de um anúncio ao marketing com influenciadores, é importante que a marca tenha a preocupação de manter a sintonia entre todos os canais e mensagens, já que de nada adiantará ter o respaldo de um grande influenciador fazendo a divulgação do seu produto se o público não se identifica com ele, ou se o seu atendimento ao cliente ainda não dá conta das interações recebidas, por exemplo. Mais do nunca, entender seu público, destacar diferenciais e manter o mesmo tom de voz em todos os canais é fundamental para não gerar marcas sem personalidade e que podem ser facilmente esquecidas na timeline.