Glossário de Marketing Digital: entenda a diferença entre os principais termos

Não fique mais na dúvida! Nosso Analista de Marketing Digital, Eduardo Stangherlin, nos ajudou a montar um Glossário de Marketing Digital.

Toda área de conhecimento tem seus termos específicos, como os nomes complexos da Biologia ou as nomenclaturas que só os profissionais de TI sabem decifrar… com o marketing digital não é diferente e mesmo para quem já atua no mercado, sem um glossário de marketing digital, as diversas siglas parecem uma verdadeira “sopa de letrinhas”.

Tanto para facilitar a rotina tanto de quem já trabalha, quanto de quem está dando os primeiros passos na área, contamos com a ajuda do Eduardo Stangherlin, nosso responsável por mídia, para montar um glossário de marketing digital. Vamos lá?

Glossário de marketing digital: CONTEÚDO E MARKETING

  • AUTOMAÇÃO DE MARKETING É o uso de ferramentas específicas para ações de marketing, para agilizar os resultados e simplificar os processos, como automatizar o disparo de e-mails, programação de conteúdos ou avaliação do desempenho de campanhas, com testes A/B.
  • BRIEFING Para qualquer campanha ou serviço de marketing, o briefing é o documento com orientações do cliente para a agência, com as informações básicas para execução do trabalho, público-alvo, objetivos, canais… Uma dificuldade frequente é justamente a falta de alinhamento entre as duas partes, que muitas vezes prejudica o resultado final ou atrasa a produção dos conteúdos.
  • BUDGET Define o orçamento da campanha, com a previsão de gastos a longo prazo e o momento de investimento em cada etapa. É importante para direcionar os trabalhos de mídia.
  • INBOUND MARKETING Com o objetivo de estreitar a confiança do cliente, muito além apenas da venda, o inbound marketing foca no relacionamento e encanto dos clientes, com a manutenção de conteúdos em sites, blogs e redes sociais que atraiam a atenção deles, levando o usuário para a empresa ou ao produto desejado, e não o contrário.
  • MARKETING DE CONTEÚDO Um dos pilares do inbound marketing, o marketing de conteúdo envolve a produção de conteúdos relevantes para sites, blogs, e-books, vídeos e redes sociais, atraindo potenciais clientes. Dessa maneira, é produzido conteúdo para determinado público com palavra-chaves, gerando conteúdo para cada etapa do funil de vendas.
  • TARGET É a definição do público-alvo que tem interesse no seu produto, com definição de faixa etária, gênero, localização, interesses, escolaridade… Apesar de parecer algo básico, muitas marcas ainda não têm claro quem são as pessoas que, de fato, têm interesse em seus produtos e serviços.

Glossário de marketing digital: MÍDIA DIGITAL

  • ADWORDS O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google com anúncios pagos, seja para exibir seu site no topo do resultado das pesquisa com links patrocinados ou dentro de outros sites de referência, com a rede de display. Como indicamos no blog, há diferenças entre investir no Google e nas redes sociais, com resultados e objetivos distintos em cada plataforma.
  • ANALYTICS Softwares que coletam, analisam e produzem relatórios sobre o tráfego e usuários de um site ou aplicativo, com informações como o público e páginas mais visitadas. Um dos mais conhecidos é o Google Analytics.
  • BUSCA ORGÂNICA É o tráfego gerado pelas buscas das palavra-chaves em buscadores como o Google, com resultados gratuitos. Importante diferenciar busca orgânica, na qual o bom posicionamento é orgânico, dos links patrocinados, que são espaços de anúncios do Google.
  • CPM, CPC E ROI  CPM indica o pagamento a cada mil impressões do seu anúncio, enquanto o CPC cobra cada vez que seu anúncio receber um clique, utilizado tanto no Adwords quanto no Facebook Ads.
  • ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, o retorno de investimento, com a razão do dinheiro que foi ganho (ou perdido), sobre o quanto foi investido em marketing, para avaliar se a estratégia de mídia pode seguir ou precisa ser reformulada. Já explicamos esses e outros termos de mídia digital aqui no blog, para te ajudar.
  • REMARKETING Já clicou em um anúncio e depois os produtos parecem que te seguiram em outros sites, banners e redes sociais? Calma! Não é só impressão, mas uma segmentação utilizada por diversos canais de mídia. Com o remarketing você consegue impactar novamente quem já interagiu ou acessou seu canal, como aqueles clientes que colocaram produtos no carrinho online e não finalizaram a compra, reforçando sua presença online.
  • SERP Search Engine Results Page, ou Página de Resultados em português, é o termo técnico utilizado para falar das páginas que exibem os resultados em uma ferramenta de busca.
  • SEO Um dos termos mais conhecidos do glossário de marketing digital, ainda gera bastante dúvida para quem está começando a produzir conteúdos. A sigla se refere ao conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google, com a otimização dos seus conteúdos. O objetivo, assim, é conseguir aparecer entre os primeiros resultados, sem precisar utilizar os links patrocinados do Google.

Glossário de marketing digital: CONVERSÃO E LEADS

  • CONVERSÃO Seja concluir uma compra, preencher um formulário, ver um vídeo até o fim ou curtir uma página, definimos conversão quando o usuário finaliza uma ação desejada pela empresa com aquele conteúdo ou canal específico.
  • ENGAJAMENTO Um dos termos mais utilizados nas redes sociais, que não poderia faltar no glossário de marketing digital. Se refere ao percentual de envolvimento de cada conteúdo, não apenas com a quantidade de likes. A taxa de engajamento é calculada somando a quantidade de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários, dívidas pelo alcance de cada publicação. Caso alguém apresente taxas muito altas, desconfie! Conteúdos com taxas acima de 15 a 20% já são exemplos de sucesso nas redes sociais.
  • LANDING PAGE Sabe quando você clica em um anúncio e é direcionado para uma página com os produtos ou formulário? A landing page pode ser utilizada para vender um serviço, captar cadastros de lead ou assinar uma petição, com o usuário sendo conduzido a executar alguma ação. Como uma porta de entrada para os visitantes no site, a landing page deve ter um objetivo de conversão bem definido.
  • LEADS Falando em leads, vale a pena colocar no glossário de marketing digital esse termo tão comum no marketing digital. Basicamente, leads são potenciais clientes que demonstram interesse na sua marca ou serviço e cadastram dados pessoais (como nome, telefone, e-mail…) em um formulário de conversão para receberem mais informações, newsletter ou e-book. Com os dados fornecidos, as marcas podem estreitar relacionamento e conquistar novos clientes.
  • KPI Sigla para Key Performance Indicators, indica as metas que precisam ser atingidas para medir o progresso de cada campanha, para avaliar se ela está performando bem ou não.

Com esses conceitos do glossário de marketing digital, você consegue entender e aproveitar ainda mais as vantagens da mídia e conteúdo online.

Dúvidas sobre algum termo ou conceito específico? Entre em contato com a gente! Temos uma equipe preparada para te auxiliar a tirar as estratégias digitais do papel.

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