Tom de Voz da Marca: Seja reconhecido no ambiente digital

Ter reconhecimento, seguidores e fãs engajados é algo importante para qualquer marca e, cada dia mais, somos buscados para ajudá-las nessa missão. Mas, além de produtos e serviços de qualidade, um bom atendimento, um site funcional… ter uma personalidade e um tom de voz da marca é imprescindível para ter sucesso no ambiente digital.

O Tom de Voz da marca é algo muito falado, mas ainda poucas empresas entenderam como ele é importante para o seu fortalecimento, reconhecimento e fidelização dos seus clientes. Nas redes sociais somos bombardeados por conteúdos e anúncios, o tempo todo! Por isso, além das cores, de uma peça atrativa e de uma mensagem clara, falar essa mensagem do seu jeito – ou seja, com a voz da sua marca – é fundamental para que você se diferencie em meio a um feed abarrotado de conteúdo.

Mas, engana-se quem acredita que personificar e ter um tom de voz é apenas para marcas com público-alvo jovem e descolado.
Já observou o tom de voz das redes sociais do Banco Itaú, por exemplo? Ou do Cemitério da Ressurreição? Empresas totalmente diferentes, mas uma coisa em comum: tom de voz bem definido e muito engajamento!

Mas, o que é o Tom de Voz da marca?

Simples, sua marca tem uma personalidade! Assim como uma pessoa. E o Tom de Voz nada mais é que a personalidade da sua marca.

Por que o Tom de Voz da marca é tão importante?

Um Tom de Voz bem estruturado tem o poder de aproximar e estreitar o relacionamento com seus consumidores. Além de diferenciar sua marca (quantos conteúdos nas redes sociais você viu hoje? Com certeza, muitos! Qual deles ficou na sua mente?) e de humanizá-la.
Logo, mesmo que implicitamente, o Tom de Voz da sua marca é fundamental não apenas para engajar e conseguir mais curtidas, mas também para vender mais e para ser mais reconhecido.

Como criar o Tom de Voz da marca?

Primeiramente, tenha bem claro alguns pontos importantes:

Quais os objetivos da sua marca?

  • Entenda/Conheça/Ouça o seu público alvo.
  • Como sua marca ajuda a melhorar a vida dos seus consumidores?
  • O que sua marca tem de melhor e que precisa ser destacado?

Depois, imagine que sua marca é uma pessoa (persona é o termo mais usado no Marketing Digital) e dê vida a essa pessoa.

  • Se sua marca fosse uma pessoa, ela seria um pai, uma mãe, um adolescente… ?
  • Quais outras marcas essa pessoa admira?
    Que tipo de frases/gírias essa pessoa usa?
  • Do que ela gosta de comer?
    Quais filmes, livros, séries essa pessoa gosta?

Com tudo isso listado (deixe a imaginação ir longe e liste o máximo de coisas possíveis sobre a persona), separe palavras (adjetivos) que definem a personalidade da sua marca, ou seja, o seu Tom de Voz. Por exemplo:

Minha marca é: Divertida, Criativa, Amigável.

A partir disso, tudo que sua marca criar no ambiente digital deve conter essa personalidade Divertida, Criativa e Amigável.
E quanto mais o tempo passar, mais as pessoas vão reconhecer sua marca e se identificar com ela de modo que, ao passar do tempo, o louro do engajamento e fidelização do seu público vai ser um caminho natural pelo qual sua marca vai percorrer.

Voz Afiada! Veja alguns exemplos de marcas que se destacam pelo seu tom de voz.

O Ponto Frio é um exemplo clássico de uma marca com um tom de voz bem definido. A marca fez de um pinguim sua persona. E sabemos como ele é Prestativo, Engraçado e Fofo através de cada postagem que está repleta de personalidade. Essa personalidade é facilmente identificada através das expressões próprias como “Pontia” (bom dia), “Pincrível” (incrível), dos emoticons escolhidos, da escolha das palavras, verbos e das construções textuais.

A Casa do Yakisoba, por sua vez, tem uma figura humana como persona, uma pessoa apaixonada por comida japonesa e chinesa que é sempre Divertida, adora dar uma indireta convidando os amigos para dar um rolê na Casa do Yakisoba e é muito antenada nos filmes e séries do momento.

Assim como as pessoas, as marcas também são admiradas por sua personalidade e pelo seu tom de voz. Agora que você já sabe por onde começar, é hora de colocar a mão na massa e nós estamos à disposição para ajudá-lo nessa jornada. 😉