Já ouviu falar em métricas de vaidade? Esse é um assunto delicado para muitas pessoas, afinal, ninguém gosta de saber que está se preocupando com os números errados. Mas falar sobre esses indicadores é tão importante quanto ter uma estratégia bem elaborada e alinhada com os objetivos da marca.
O que são métricas de vaidade?
De acordo com o dicionário, vaidade é algo vazio, firmado sobre aparência ilusória. Métricas de vaidade são todas as mensurações feitas sobre os resultados que de alguma forma não contribuem para aumentar seu faturamento com marketing digital. Empresas que concentram esforços no objetivo errado, como apenas na quantidade de curtidas de uma publicação, podem ter a percepção do sucesso ou do fracasso da sua comunicação atrapalhada.
Considerar o problema das métricas de vaidade não significa que essas informações devem ser ignoradas, apenas que não são tão relevantes quanto parecem. Por exemplo, se você combinar esses dados com outros KPIs mais interessantes, eles podem ajudar a construir um cenário mais informativo, mas sozinhos não podem ser os únicos a sustentar uma decisão.
As métricas de vaidade mais comuns
Número de seguidores
Sabemos que é difícil de aceitar, mas a verdade é que por maior que seja o seu número de seguidores, ele não é determinante para o faturamento da empresa! É natural que as marcas ou influenciadores digitais busquem uma audiência maior, mas essa é uma métrica de vaidade. Consegue imaginar o porquê?
Em muitos casos, nem sempre as pessoas que estão sendo atingidas fazem parte do público-alvo esperado. Alguns usuários podem até seguir o seu perfil, mas não interagirem com os seus conteúdos. Ou são seus seguidores, mas não são fiéis consumidores dos seus produtos. No melhor dos cenários, você deve buscar ter uma quantidade qualificada, mas enquanto o número não é grande, foque em aproximar quem realmente se interessa por você.
Taxa de cliques
Você já deve ter escutado que uma boa taxa de cliques é necessária para gerar tráfego, seja ele para a sua loja online, para os posts do seu blog, para as suas redes sociais ou para saber mais sobre produtos e serviços no seu site. Isso é verdade, mas não é o que mais importa!
Saber apenas quantas pessoas clicaram em um determinado link é pouco e não traz informações sobre as atitudes que elas tomaram depois disso ou como esse número contribui para o seu negócio. A taxa de cliques é uma métrica de vaidade, porque é muito superficial. Ela não diz quantos usuários foram embora e quantos se interessaram pelo conteúdo de fato.
Visualizações da página
Essa é uma métrica de vaidade clássica! É quase impossível saber se o seu site ou blog está cumprindo seus objetivos. O Google Analytics traz esse indicador, mas o fato é que pouco importa se o seu canal de comunicação teve 2 mil ou milhões de visualizações, o que faz diferença é saber quantas tiveram uma boa taxa de conversão. Se o usuário apenas ver o seu produto e não comprá-lo, isso não faz diferença no final do mês, não é?
Se concentrar apenas nas métricas de vaidade pode prejudicar seus resultados
As métricas de vaidade são sedutoras, mas não te levam até seus objetivos. Quando você se prende a elas e não observa o que realmente importa, pode ficar perdido sobre quais devem ser os próximos passos da sua estratégia de marketing digital.
Imagine que uma loja de sapatos lança uma campanha com o objetivo de vender um novo tênis nas redes sociais. A ação gerou um grande alarde online, duplicando o número de seguidores da empresa no Instagram e trazendo milhares de likes em cada post lançado. Embora o alcance tenha sido grande, nenhum item foi vendido.
Na sua opinião, isso pode ser considerado um bom resultado? Não necessariamente. Se a campanha não conseguiu trazer vendas, sendo que esse era o objetivo inicial, então isso quer dizer que ela fracassou.
Indicadores para ficar de olho!
Ao contrário das métricas de vaidade, que não nos dizem nada, existem aqueles indicadores que de fato representam que a sua empresa está investindo em algo que está trazendo retorno.
São eles:
Custo de Aquisição por Cliente ou CAC
Esse é o valor gasto para ganhar um novo cliente. Para o cálculo, é preciso levar em consideração todas as iniciativas da sua empresa para isso. É importante ter essa informação para garantir que cada novo consumidor reverta em lucro mais do que foi gasto para torná-lo um cliente.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é contada cada vez que a sua audiência realiza uma ação que você gostaria que ela tomasse. Cada fase do funil de vendas tem um indicador que irá medir um objetivo diferente. Por exemplo, a leitura de um próximo artigo, a assinatura de uma newsletter, o download de materiais ricos em landing pages ou a compra de um produto.
Quanto maior a taxa de conversão, maior é a efetividade da sua comunicação e da sua estratégia de marketing digital como um todo.
Número de visitantes
O número de visitantes é uma métrica para SEO muito importante, exibida pelo Google Analytics ela controlla quantos usuários únicos acessaram o seu site, blog ou landing pages. Com esses dados em mãos você consegue entender se as suas estratégias de atração de novos públicos estão funcionando. Um número de visitantes sempre crescente indica que as coisas estão indo bem e que novas pessoas estão chegando ao seu funil de vendas constantemente.
Um trabalho de marketing digital bem feito não se apega às métricas de vaidade, mas sim aos resultados que estão se materializando. Enquanto você se preocupar apenas em parecer popular, poderá perder chances de converter vendas e trabalhar um bom posicionamento de marca. Fique atento ao que realmente importa!
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