Como criar chatbots eficientes para empresas e clientes?

Um atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia, padronizado e que consegue resolver as principais dúvidas ou problemas com apenas algumas mensagens. O que parecia ficção até alguns anos atrás hoje já é realidade com o avanço da tecnologia do chatbot. Não por acaso cada vez mais empresas querem entender como criar chatbots.

COMO CRIAR CHATBOTS QUE SEJAM EFICIENTES?

Em 2018 os chatbots se tornaram mais populares e, possivelmente, você já conversou com um robô, mesmo que não tenha percebido: de acordo com pesquisa da Mobile Time, houve aumento de 27% nas empresas que desenvolvem chatbots no último ano.

Quando pensamos em como criar chatbots que sejam realmente eficientes, tanto para empresas quanto para o consumidor, precisamos entender todas as possibilidades que essa tecnologia já apresenta.

Muito além apenas de um atendimento ao cliente instantâneo, os chatbots pode se tornar um canal de comunicação ativo da sua marca, fidelizando clientes, gerando leads e até como canais de entretenimento. Dessa forma, quando você toma a decisão de desenvolver um chatbot, é necessário analisar alguns pontos:

Defina o objetivo: mais importante que só ter um software moderno, é indispensável ter um objetivo principal do chatbot. Facilitar processo de compra? Atender as dúvidas mais comuns? Fornecer formulários de conversão para leads? Há muitas possibilidades e problemas que podem ser resolvidos com a tecnologia.

Entenda seu público: é importante que você saiba como seu consumidor se comporta! Isso será importante para adotar uma linguagem que seja mais agradável e receptiva para o seus clientes, deixando a experiência mais eficiente.

Evite interações robóticas Ninguém quer ser atendido por uma secretária eletrônica online, por isso, as interações dos chatbots devem ser personalizadas e a identidade da sua empresa. Quando falarem com o chatbot, devem ter a mesma atenção que você daria pessoalmente.

Defina os canais: seja dentro do site, em uma página de produto ou mesmo nos aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, avalie em quais canais seus clientes mais entram em contato, qual o volume e horário dessas interações.

Divulgue esse benefício: ter atendimento 24 horas por dia, mesmo em finais de semana ou feriado é um diferencial que pode te deixar na frente da concorrência. Use esse benefício nas estratégias de comunicação, reforçando que estão disponíveis quando os clientes precisarem!

Com esses pontos bem definidos você consegue entender como criar chatbots que sejam realmente eficientes para os clientes.

COMO CRIAR CHATBOTS: RESOLVA PROBLEMAS!

Com rotinas cada vez mais atribuladas o consumidor contemporâneo quer resolver dúvidas e problemas de maneira rápida, de preferência sem precisar sair dos aplicativos de mensagens.

A vantagem de entender como criar chatbots eficientes é justamente automatizar a resposta das interações que são mais comuns ou burocráticas, deixando para a equipe de atendimento apenas aqueles que casos que realmente precisam de uma atenção ou sensibilidade humana. Dessa forma, os chatbots devem resolver problemas de verdade para que sejam uma vantagem tanto para as empresa quanto para os clientes.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

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