5 motivos para investir em Marketing digital para indústria

O assunto marketing digital para indústria tem sido bastante discutido entre os profissionais de comunicação. O motivo? Ainda existe no mercado uma grande resistência por parte das indústrias em relação ao investimento em marketing digital, o que é uma pena, afinal de contas, estamos falando de um setor fundamental para o país, que reserva grandes possibilidades de negócios para quem trabalha nele.

Consegue imaginar como essas oportunidades de vendas na indústria podem ser ainda melhores com um bom trabalho de Marketing Digital?

Ter uma presença digital é uma necessidade de empresas de todos os portes e segmentos hoje em dia, inclusive das indústrias. Não há como negar que fazer parte das redes sociais aproxima a sua marca dos consumidores e permite uma interação mais próxima, que pode converter vendas no futuro.

As estratégias de Marketing Digital também são eficazes no momento da prospecção, do fortalecimento da marca e na aproximação do relacionamento entre a indústria, os fornecedores e os clientes. Em poucas palavras: investir no Marketing Digital para a sua indústria é faturar mais e melhor!
Pontos que vão te convencer que investir em Marketing Digital é o caminho do sucesso para sua indústria.

1) Com as estratégias certas, a indústria pode se tornar autoridade no segmento de atuação e, consequentemente, vender mais.

Hoje em dia, o Google é a principal forma de pesquisas por informação. Segundo dados divulgados pela GE Capital Retail Bank’s, mais de 81% das pessoas realizam buscas na internet antes de realizar uma grande compra. Neste momento, a empresa que estiver disponível para fornecer a informação que o cliente precisa, será lembrada como uma referência no assunto.

Investir em Marketing de conteúdo e estratégias de Inbound Marketing é uma forma de responder os questionamentos dos clientes sempre que necessário e posicionar a empresa como autoridade no segmento de atuação. Se você trabalha com metais, pode investir em um blog com informações sobre o assunto. Se é do ramo de construção, um canal no Youtube com dicas úteis pode ser ideal. Existem inúmeras formas de trabalhar com a produção de conteúdo na internet, é importante apenas que esse esforço seja qualificado, para fornecer informações relevantes, e direcionado, para garantir que o cliente receberá o material.

Em um mercado em que as vendas correspondem a valores altos e exigem um alto nível de confiança, como o industrial, ser autoridade faz toda a diferença para os resultados.

2) Ao contrário de outras formas de comunicação, no Marketing digital você pode segmentar seu público-alvo e criar campanhas personalizadas.

Entre as principais vantagens do Marketing Digital se destacam o alto grau de personalização e a possibilidade de segmentação do público-alvo. Juntas, as duas ferramentas permitem que você fale a coisa certa, para a pessoa certa, no momento certo!

Para ter efetividade em suas estratégias, tenha claro quem é a sua persona – isso é, o perfil do seu cliente ideal. Saiba quais são as principais necessidades, as dores e os desejos dela. Essas informações são importantes para que você tenha uma segmentação realmente funcional para a captação de leads qualificados.

Para impactar o cliente em potencial e conquistar sua atenção, a marca pode criar e investir em campanhas de marketing mais assertivas, com mensagens personalizadas conforme o estágio de compra em que ele se encontra. Em paralelo a isso, uma estratégia de Inbound Marketing organiza o seu funil de vendas totalmente para otimizar o envio dos conteúdos, conforme cada etapa do estágio de compra, desde a fase de descoberta, até a fase de decisão de compra. Com as ferramentas adequadas sua indústria estará sempre presente na vida do potencial cliente!

3) A mensuração dos resultados é a chave para garantir a assertividade nas ações e aumentar o índice de conversão em vendas.

Estão disponíveis na internet diferentes ferramentas de mensuração de dados que possibilitam analisar em tempo real o andamento da sua campanha e os resultados. Essa funcionalidade é ótima, pois permite que você acompanhe se os investimentos que a indústria está fazendo em mídia estão obtendo bons resultados. Se a resposta for negativa, as estratégias podem ser ajustadas para evitar um prejuízo maior.

Sendo assim, não tenha medo de testar formatos de anúncios e diferentes plataformas. Inclusive, um bom planejamento de marketing digital para indústrias deve englobar diversos canais, como as redes sociais mais populares, Facebook e o LinkedIn, que atuam como mídia ativa, e também anúncios passivos, como o Google Adwords.

4) Se você não investir em Marketing Digital, seu concorrentes irão fazer!

Como falamos anteriormente, o Marketing Digital para indústrias é um assunto novo, mas isso não significa que as empresas não estão olhando para ele. Portanto, quanto mais rápido você optar por trabalhar com ações digitais, maior será o espaço de destaque que a sua indústria ocupará no mercado.

Com um planejamento eficiente, ações assertivas e um bom trabalho de produção de conteúdo você se posicionará muito mais rápido, tornando-se referência no que faz. É possível que os clientes encontrem a sua indústria antes do que a concorrente e, se neste momento, você atender as expectativas dele, o negócio está feito.

5) Se você deseja vender mais, precisa ter estratégias para falar com mais pessoas.

São mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil. Imagine quantas podem precisar dos produtos ou serviços da sua empresa em algum momento? Ou melhor: quantas pessoas espalhadas pelo país não terão a oportunidade de conhecer a sua indústria por conta da distância? Felizmente, as ferramentas de Marketing Digital permitem que você fale com um potencial cliente em qualquer lugar do mundo.

Rompendo a barreira da localização, as estratégias digitais entregam seus anúncios e conteúdos para pessoas de qualquer perfil ou localização, basta que você configure a segmentação corretamente. Essa é uma grande vantagem para as empresas, servindo como um suporte e incentivo para a equipe comercial, afinal, é bem provável que os vendedores não consigam abordar pessoas em todos os cantos do Brasil – por conta dos custos de deslocamento. Neste caso, as mídias e ações digitais desempenham o papel de auxiliar em busca dos melhores números de vendas.

Dicas rápidas para começar a trabalhar com Marketing digital para sua indústria

  • Intensifique o uso de técnicas de SEO, focando nas necessidades e desafios do seu público-alvo.
  • Dê volume e diversidade à sua produção de conteúdos, focando em seu site institucional, blog e nas redes sociais.
  • Foque em outras soluções de Marketing Digital, como o e-mail marketing.
  • Atenção também ao mobile marketing, que é de grande impacto para manter a relação com usuários que navegam on-line em seus dispositivos móveis.

Há um enorme crescimento no número das indústrias que buscam pelas mídias digitais. Isso porque as estratégias se adequam a qualquer modelo de negócio, marca ou projetos trazendo resultados expressivos com o tempo. Quando se trata de marketing industrial, quanto mais rápido você investir, mais rápido começará a perceber as vantagens uma presença online, principalmente no faturamento da empresa.

Comece a investir em marketing digital na sua indústria hoje mesmo!