Marketing por Geolocalização: Geofencing x Geotargeting

O marketing geolocalizado, ou baseado em localização, é ótimo para segmentar seu público local ou veicular anúncios para grupos mais relevantes em diferentes áreas. As principais maneiras de fazer isso são geofencing e geotargeting.

Embora pareçam semelhantes, eles têm diferenças, incluindo diferentes objetivos e métodos de interação. Antes de decidir qual desses serviços é melhor para sua estratégia de marketing, você terá que entender o que eles fazem e qual se alinha melhor com seus próprios objetivos.

Geofencing

Geofencing refere-se ao desenho de uma barreira virtual em torno de um local usando a localização de seus usuários. Essa tecnologia permite que os profissionais de marketing “limitem” digitalmente uma área geográfica específica para que sua publicidade de exibição seja direcionada apenas para esse grupo. Geofencing encontra os usuários onde eles estão, o que aumenta a chance de conversão.

Geotargeting

A segmentação geográfica refere-se à entrega de anúncios para usuários que atendem a critérios de segmentação específicos e estão dentro de um raio de localização definido. Também é conhecido como mídia paga local, uma forma de marketing pago baseada em localização que se concentra em uma localização geográfica específica. Com esse tipo de segmentação, você garante que apenas as pessoas certas vejam os anúncios certos no momento certo.

Qual é a diferença?

Geofencing é uma solução mais baseada em gatilhos, como enviar um alerta por e-mail ou exibir um anúncio direcionado nas mídias sociais. Já o Geotargeting ajuda você a se concentrar na persona ideal do cliente que sua empresa procura.

Por exemplo:

· Geotargeting: Somente pessoas em [local] que ganham [renda] e possuem uma casa, e são os principais tomadores de decisão para reformas de casas.

· Geofencing: Todos dentro de um determinado raio de uma loja de varejo como Carrefour ou Kalunga (onde seus produtos podem ser comprados, por exemplo).

Percebeu a diferença? Ambos possuem diferentes objetivos e métodos de interação, por isso você considerar como eles podem ajudar a melhorar os resultados de suas campanhas de marketing.

Como usar geofencing e geotargeting para aumentar leads e conversões?

Ainda que ambos tenham seus objetivos definidos, existem maneiras de colocá-los em prática contribuir em sua estratégia de marketing. Para começar, algumas dicas:

Idioma Local

Adapte seus anúncios ou forma de abordagem de acordo com a linguagem local utilizada. Em países de extensão geográfica tão grandes como o Brasil, explorar as nuances de pronúncia própria de cada região podem ajuda-lo a ter mais identificação com o público local.

Destino

Para obter a mensagem certa na frente do público certo no momento exato, você pode precisar de alguns testes A/B. Você também deve criar uma página de destino com segmentação geográfica e uma página de destino padrão e comparar o desempenho entre ambas.

Visual

Elementos visuais são essenciais. A psicologia da cor desempenha um papel enorme no marketing. Experimente cores, fotos e conteúdo diferentes especificamente para seu público segmentado por área geográfica.

 

Se você está procurando reforçar sua presença e atrair leads para sua empresa, a Webcompany pode ajudá-lo a aproveitar todas as vantagens do marketing por geolocalização. Geofencing e geotargeting podem ajudá-lo a atrair novos leads e ajudá-lo a expandir seus negócios, não importa em que mercado você esteja.

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email