6 estratégias para aquisição de novos clientes

A aquisição de novos clientes não é uma tarefa fácil, requer muito conhecimento em marketing digital, estudo e prática para descobrir a melhor maneira para se conquistá-los. Mas sabemos que, ter uma estratégia sólida de aquisição é essencial para qualquer negócio, pois só assim é possível garantir que sua empresa continue em constante crescimento.

Basicamente, quando não temos dados anteriores para se trabalhar, no caso de uma empresa nova ou que nunca aplicou planos de estratégias eficazes, o primeiro passo é a tentativa e erro. Começamos definindo as principais metas de onde se quer chegar e, após isso, passamos a testar os canais e táticas diferentes para a aquisição de novos clientes.

Atualmente, existem uma infinidade de opções, mas nem sempre o que funciona para um é o ideal para o outro. Por isso, ao longo das estratégias apresentadas aqui, o intuito é ajudar a descobrir novas oportunidades de crescimento em um canal existente ou abrir novas ideias nos canais que ainda não utilizou.

Confira 6 estratégias para aquisição de novos clientes

1 – Aumentar o envolvimento de e-mails não abertos

Nesta estratégia de aquisição de novos clientes, focamos nas pessoas que receberam nossos e-mails, mas que não conseguiram abrir. Verifique após 48h o seu software de envio, encontre os usuários que não abriram o e-mail e crie um novo com um assunto totalmente exclusivo somente para esse público. A intenção é fazer suas chances de abertura de e-mail aumentarem, sem parecer que você está enviando spam com o mesmo assunto anterior.

2 – Atualização de conteúdos antigos

Com o objetivo de gerar mais tráfego de pesquisa orgânica para o conteúdo existente, o ideal é de tempos em tempos rever os temas já publicados em seu blog e verificar se o conteúdo precisa de atualizações. Desse modo, podemos aprimorar as palavras-chaves e a estrutura do texto em si, estando a frente nos mecanismos de pesquisa do Google.

3 – Segmentação

Para aumentar o tráfego de pesquisa orgânica com intenção comercial e consequentemente para aquisição de novos clientes, podemos classificar as palavras-chaves relacionadas a setores e locais específicos.

Com essa segmentação, o tráfego orgânico que chega ao seu site é muito valioso, pois ele chega com a intenção direta na compra. A recomendação é criar uma lista de diferentes setores para os quais executa a venda e fazer a correspondência de palavras-chaves que são relacionadas ao seu negócio. É necessário também mapear os locais onde se encontra o público-alvo para a aquisição de novos clientes e direcione anúncios específicos para cada região.

4 – Otimizar o investimento no Facebook

Depois de executar diversas campanhas no Facebook, podemos observar formas de como reduzir o valor pago por clique e manter a mesma qualidade dos visitantes. Um dos fatores para isso é a prova social, quando se tem um anúncio com muito envolvimento (curtidas, comentários e compartilhamentos) geralmente são clicados muito mais vezes do que aqueles que não tem nada, porque as pessoas se atraem por métricas de status.

Existem 2 formas para realizar esses anúncios e focar na aquisição de novos clientes:

  • Exiba inicialmente seu anúncio apenas para os fãs da sua página do Facebook e inclua um CTA na cópia para comentar.
  • Faça o mesmo que o descrito acima, exceto para os visitantes do site usando um público personalizado levando em consideração todos interesses e comportamentos do seu target.

Com isso você tem um custo reduzido no primeira experiência e fala com quem tem um maior potencial em se tornar um cliente uma vez que já possuem interesse na sua página, e no segundo você observa o custo real para aquisição de um novo lead.

5 – E-mail marketing de valor

O e-mail marketing é uma ferramenta muito valiosa para aquisição de novos clientes. Mas como conseguir que eles passem essa para o usuário?

A chave para conseguir sucesso na aquisição de novos clientes com o e-mail marketing é corresponder às expectativas e também fornecer valor suficiente, criando conteúdos exclusivos que serão disponibilizados apenas para os assinantes. Com isso você diminui o opt-out da sua lista e também ajuda a conseguir mais usuários interessados, fornecendo um conteúdo rico e relevante para os mesmos.

6 – SEO para página de produtos

O maior desafio da aplicação das técnicas de SEO, são quando elas precisam ser aplicadas em páginas de produtos ou serviços. A razão é porque as muitas páginas de produtos não são muito vinculáveis, ou seja, por não trazerem informações tão valiosas, são mais difíceis de serem linkadas por outros site. Sendo assim, conteúdos mais longos em blogs conseguem esses links com mais facilidade, do que simples páginas de produtos. Imagine só: porque alguém faria um link para a página do seu produto?

O ideal é gerar valor nas páginas de produtos e não apenas com informações técnicas. Para isso,  abuse da descrição do seu produto apresentando informações de como usá-lo, comparativos com outros produtos similares, respostas a dúvidas frequentes, tudo isso ajuda para que sua página de produtos tenha um conteúdo mais rico e interessante para o usuário.

 

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