Marketing digital para o Agronegócio

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Estar presente e acompanhar as tendências do mundo digital é cada vez mais imposto pelos consumidores. Independente do seu segmento, é necessário estar atento às evoluções tecnológicas para que possa aplicar de maneira correta de acordo com os objetivos da sua empresa. Falando sobre marketing digital para o agronegócio, podemos citar a grande revolução que é trabalhada no campo de produção e que é valiosa para ser aplicada como estratégia.

Segundo a ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio), que realiza pesquisas sobre o comportamento dos produtores relacionado ao marketing digital para o agronegócio, temos cerca de 75% dos produtores com acesso à internet e conectado às redes sociais. Sabemos que as ferramentas do marketing digital proporcionam ao pequeno produtor, que busca agregar valor ao seu trabalho e se diferenciar, ganhando nível de competitividade, e ao grande produtor ou indústrias, ganhar espaço e manter contato com seus públicos de interesse.

Estar presente no mundo digital com a sua empresa do agronegócio faz com que ela garanta oportunidades de novos negócios. Criamos uma conexão com o público através do marketing de conteúdo, para conquistar autoridade, credibilidade, confiança e espaço na mente das pessoas.

Estratégias que podem ser utilizadas no marketing digital para o agronegócio:

Produção de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser aplicado de diversas formas no marketing digital para o agronegócio. O ideal é desenvolver primeiramente um planejamento para alinhar as ações táticas de comunicação com os objetivos de marketing da empresa. Assim, teremos total visibilidade dos resultados alcançados e de quais ferramentas foram mais eficientes.

Podemos aplicar o marketing digital para o agronegócio através da publicação de conteúdos nas redes sociais, já que concentram o grande público e seus mecanismos de interação influenciam as pessoas de forma acelerada. Sem contar que as os canais digitais têm forte poder de compartilhamento de informações e notícias, materiais visuais, como fotos e vídeos.

Bons exemplos de conteúdo para divulgação nos canais mais utilizados como Facebook, Instagram e Linkedin são: informações institucionais da empresa, produtos inovadores, tecnologias utilizadas no campo e produção, calendário de feiras e eventos do agronegócio, dicas para o produtor ou até mesmo informações mais básicas, porém relevantes, feitas para o público leigo, ampliando assim o alcance e o interesse pela marca.

Existem conteúdos muito ricos que podem ser utilizados no marketing digital para o agronegócio. Uma boa estratégia para compartilhar esses conteúdos técnicos é através de um blog corporativo. Com ele, podemos desenvolver assuntos mais densos e complexos do que nas redes sociais, como estudos técnicos da eficácia do produto no solo por exemplo. O blog corporativo, além de atrair visitas de forma orgânica no Google, é um grande aliado na construção da imagem de autoridade da empresa no segmento do agronegócio.

SEO

O SEO é a chave para o seu site alcançar bons resultados. Com técnicas de otimização, podemos melhorar gradativamente de forma orgânica o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca do Google, trazendo grande vantagem competitiva com seus concorrentes que estão no marketing digital para o agronegócio.

As pessoas podem procurar sua empresa ou palavras-chaves de produtos e serviços que oferece, e com as técnicas de SEO bem aplicadas, temos um melhor posicionamento no Google, fazendo com que você tenha um maior volume de cliques.

Alinhado com o blog corporativo, essa estratégia alavanca seus negócios, pois se cria conteúdo relevante e relacionado aos interesses do público do agronegócio, atraindo e conquistando os usuários, para gerar conversão.

Feiras e eventos

Empresas do agronegócio costumam estar presentes em diversos eventos do setor e é importante alinhar essa estratégia offline com a online.

Primeiramente, uma forma de agregar o marketing digital para o agronegócio, é a pré divulgação online do evento que a empresa vai participar para atrair público e garantir audiência no dia. Também é possível captar os contatos através de maneiras eficientes, como por formulários onlines para se preencher no dia do evento e até o uso de QR codes.

O uso de anúncios por geolocalização no dia da feira também é importante para chamar a atenção das pessoas que tenham interesses pelo agronegócio para o stand da marca e também para utilização de landing pages, que também facilita na captação dos contatos.

Após captar esses contatos, eles podem ser utilizados em estratégias de marketing digital para o agronegócio de pós evento, como o envio de e-mail marketing ou materiais exclusivos para quem esteve presente na feira, que é uma ótima estratégia de Inbound Marketing, para conquistar o cliente.

Relacionamento

Como exemplo para construção de um relacionamento duradouro dentro do marketing digital para o agronegócio, temos o e-mail marketing, que nos auxiliar em criar essa conexão com consumidor, mantendo o contato aquecido, com o propósito de fidelizar, gerando memória na mente do usuário e convertendo em vendas.

Por fim, sabemos que o setor do agronegócio possui alto valor agregado, por isso é fundamental criar um relacionamento de confiança e o fortalecimento entre todas as pessoas que são interessadas neste segmento. A união de todas as estratégias de marketing digital citadas acima são capazes de trazer a experiência ideal em todo processo de compra, para garantir o sucesso que tanto buscamos tanto na pré venda, durante e pós venda.

Vamos criar as estratégias corretas dentro do marketing digital para o agronegócio para sua empresa se destacar? Fale com um especialista!

 

O que é marketing digital?

Marketing Digital é o conjunto de táticas que as empresas utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas para ampliar o alcance e autoridade da marca e atrair clientes através de diversos canais como mídia paga, redes sociais, SEO, e-mail entre outros.

O que é uma agência de marketing digital?

É uma agência especializada em combinar criatividade, tecnologia e análise de dados para posicionar as empresas nos canais digitais e fazer mais negócios através do marketing digital

Quais estratégias podem ser utilizadas no marketing digital para o agronegócio?

Produção de conteúdo relevante para o segmento aliado à técnicas de SEO, anúncios segmentados e Inbound Marketing, são algumas estratégias sugeridas para o marketing digital para o agronegócio.