O e-mail marketing ainda vale a pena?

Muitos acreditam que o E-mail Marketing está com os dias contados. Com o uso intenso das redes sociais, há quem considere esta uma ferramenta invasiva, que chega sem pedir licença nas caixas de entradas. Mas spam não é E-mail Marketing!

Ainda que as redes sociais sejam ótimas ferramentas de contato com seu público, o E-mail Marketing continua valendo – muito – a pena! Com boas práticas e estratégias para conversar com seu público, leads interessados em seus produtos ou serviços, essa pode ser uma maneira eficiente para fidelizar consumidores, criar fãs, atrair novos clientes e gerar mais vendas para seu negócio. Não deixe o E-mail Marketing fora de suas estratégias de Marketing Digital.

 

O que é E-mail Marketing?

Como dissemos, E-mail Marketing não é spam. Sabe aquele estilo de e-mail com destinatário desconhecido que apresenta uma oferta ou serviço que não interessa a quem recebeu – e que com um bom filtro de e-mail vai ficar presa na pasta de lixo eletrônico? Esse e-mail não deve fazer parte de nenhuma estratégia de marketing.

Para que um E-mail Marketing seja eficiente, deve levar a mensagem certa para a pessoa que esteja interessada em seu conteúdo e no momento mais apropriado para ela! Por exemplo: é o e-mail enviado pelo organizador do evento que você participou recentemente, do blog que você decidiu assinar a newsletter, do e-commerce que comprou um produto nas últimas semanas… Percebe a diferença? Um e-mail marketing chega a caixa de entrada de alguém que possa estar interessado em sua mensagem.

 

Conteúdo para E-mail Marketing

Sabendo que a maior parte dos usuários de e-mail checam suas caixas de entrada pelo menos uma vez por dia, empresas podem utilizar E-mail Marketing para divulgar notícias, novidades ou promoções e serem vistas. O conteúdo enviado deve ser buscar aumentar vendas, estreitar o relacionamento com seus clientes, e torná-los cada vez mais engajados com a marca!

Com a vantagem de ser uma ferramenta flexível, ao incluir E-mail marketing em suas estratégias, vocês pode variar o conteúdo apresentado, o template da mensagem, dia e horário do envio. Tudo isso para testar quais e-mails marketing têm a melhor performance.

 

Como fazer E-mail Marketing para sua empresa

Estratégia de E-mail Marketing

Como para todas as outras práticas de Marketing Digital, o E-mail Marketing deve ser feito de acordo com a estratégia da sua empresa, o que pode ser uma ou várias ao mesmo tempo. Vender mais, construir relacionamento com os clientes mais antigos, divulgar eventos… Todas são estratégias válidas, e que precisam estar bem definidas para que o E-mail Marketing colabore para as conquistas de sua empresa. O planejamento de conteúdo, periodicidade, listas de transmissão, campanhas de e-mail: tudo parte da estratégia! Além disso, é de extrema importância que cada e-mail marketing tenha um objetivo único, bem definido, com um CTA (call to action ou ação esperada do usuário) bem definido. Assim, as chances de conversão são maiores.

 

Lista de e-mail

Com quem você vai falar? Enviar conteúdo relevante para quem está interessado no que sua empresa tem a dizer é fundamental para o bom desempenho de suas estratégias de E-mail Marketing. Não adianta criar um conteúdo bacana, mas enviar para e-mails que não existem ou para pessoas que nunca ouviram falar de você, ou que já estão em um outro momento de compra. Imagine que você usa uma estratégia de e-mail marketing para vender imóveis. Se o cliente já comprou o imóvel, não adianta impactá-lo com conteúdos de ofertas. Agora é hora de estreitar o relacionamento. Que tal enviar e-mails com outros temas como, por exemplo, ofertas por indicação, ou até mesmo, ideias de decoração para quarto de bebê, pressupondo que você saiba que a família dos compradores vai crescer! Use a imaginação. Coloque-se no lugar do seu cliente!

A captação de leads para envio de sua mensagem deve ser feita de forma consistente (nada de comprar mailings por aí!): invista na criação de landing pages, em eventos, em formulários de inscrição divulgados em suas redes sociais, blog ou site. Pense como você pode chegar até seu público alvo e como você pode fazer com que ele tenha interesse em receber suas novidades!

 

Conteúdo

Uma vez que você conquistou o interesse e confiança de seu público alvo e está com uma lista de endereços de e-mail, não pise na bola! Apresente conteúdo relevante, que esteja de acordo com sua estratégia, e que supra uma necessidade de quem está interessado em sua marca – seja oferecendo novidades, curiosidades, promoções…

Faça um bom calendário de ações de sua empresa, incluindo lançamentos, eventos e novidades para divulgar em seu E-mail Marketing. Aproveitar as oportunidades para chamar atenção de seus leitores, criando um relacionamento com eles. E não se esqueça de utilizar o Marketing Sazonal em favor da sua empresa. Aproveite as datas comemorativas ao longo dos meses!

 

Tom de voz

O tom de voz da marca é a maneira que você é reconhecido no ambiente digital – nas redes sociais e no E-mail Marketing. O tom de voz, além de ser a personalidade de sua marca, é uma maneira de deixá-la mais humana e próxima do seu leitor. Com um tom de voz bem definido, sua marca pode ser reconhecida assim que chegar a caixa de entrada do seu público alvo. E se você tem apresentado bons conteúdos, ele vai querer abrir a mensagem na mesma hora!

 

Call to Action

Não se esqueça de incluir um call to action (CTA) claro em seu  E-mail Marketing. Em português: “A chamada para ação!”. Lembre seu leitor de seguir sua empresa nas redes sociais, de ler algum outro conteúdo no blog, de conhecer um novo produto no site… Ao incluir uma chamada como essa é muito provável que seu público, que está interessado em você e leu seu E-mail Marketing até o fim, continue com você em outro canal.

Exemplos de Call To Action

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Análise e testes

O Marketing Digital está em constante transformação: atualizações e novas plataformas surgem a cada instante. Por isso, faz parte da rotina dos profissionais de marketing a constante análise e reformulação de estratégias. Observe o desempenho das campanhas de E-mail Marketing que tem enviado: quantas pessoas abriram suas mensagens, quanto tempo levaram para ler, se clicaram em algum conteúdo, se responderam ao call to action… Tudo é válido para que você saiba como melhorar o conteúdo que está enviando, optando também pelo melhor dia e horário!

 

Conheça algumas ferramentas de E-mail Marketing

Para enviar E-mail Marketing, sua empresa precisa contar com uma ferramenta especializada. No mercado existem várias opções gratuitas e pagas que podem atender suas necessidades. É preciso saber qual é seu público e quais são suas estratégias, para que você saiba qual ferramenta de E-mail Marketing melhor atende sua empresa. Saiba qual é o número de máximo de e-mails que podem ser enviados por mês, por exemplo, assim como a quantidade de endereços de e-mail que você pode incluir em uma lista de envio.

Não se esqueça que, além dessas ferramentas, é preciso se preocupar com a produção de conteúdo. Como em muitos casos, talvez você precise de ajuda especializada para a criação de conteúdo para o E-mail Marketing de sua empresa! Conheça bem suas necessidades para que você possa atender também às de seu público alvo.

 

Não faça do seu E-mail Marketing um Spam!

Já falamos sobre isso, mas sempre é bom ressaltar: ter uma boa estratégia de E-mail Marketing é importante para que você não seja invasivo, tornando-se um spam na caixa de entrada de seu público alvo. Estabeleça uma periodicidade interessante para seu E-mail Marketing (nem pouco, nem demais!). As atuais ferramentas de envio, inclusive, oferecem opções de agendamento, controle de públicos e testes A/B que transformam o  E-mail Marketing em um eficiente momento de contato com o cliente.

Precisando de ajuda para implementar E-mail Marketing nas estratégias digitais de sua empresa? Entre em contato conosco.

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