Inbound Marketing o que é: esclareça essa dúvida definitivamente

Não deixe que o nome assuste. Talvez você esteja se perguntando Inbound Marketing o que é? agora no início deste texto, mas vamos esclarecer essa dúvida definitivamente!

Também chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing (ou, em uma tradução literal, o Marketing de Entrada) é toda e qualquer estratégia de Marketing que busca atrair o interesse de seu público alvo em sua marca, para que ele se torne cliente de sua empresa no futuro. O oposto do que é Inbound Marketing seria o Outbound Marketing (Marketing de Saída), aquele Marketing “tradicional”, que vai até o potencial consumidor ao invés de atraí-lo.

Vamos à alguns exemplos simples e práticos: Inbound Marketing pode ser definido como a produção de conteúdo na web que busca atrair pessoas, apresentando indiretamente produtos para convertê-los em clientes, através da captação de leads. Já o Outbound Marketing seria uma propaganda feita em display do Google, por exemplo.

Sem serem posicionamentos excludentes, o Inbound Marketing pode ser uma estratégia interessante para sua empresa que sabe o que é transformação digital e como ela tem impactado, cada vez mais, nas estratégias de Marketing.

 

Inbound Marketing o que é: conheça essa estratégia

A estratégia principal do Inbound Marketing é criar conteúdo, que seja distribuído em blogs, pelos mecanismos de buscas na web e nas redes sociais que cumpram o ciclo de atrair potenciais clientes, converter esses potenciais clientes em leads, fechar negócios e encantar os clientes através de seu produto, propósito e relacionamento.

 

Ciclo do Inbound Marketing

Inbound Marketing o que é

Atrair

Como demos o exemplo no início, o Inbound Marketing, ao invés de procurar potenciais clientes, possui estratégias para que pessoas interessadas em seus produtos ou serviços cheguem até você, seja através de seu site, blog ou das redes sociais. É o conteúdo entregue à pessoa certa na hora certa. Por exemplo: imagine que você tenha perdido muitos arquivos de seu trabalho e, ao procurar soluções de emergência, você encontra um blog de uma empresa especializada em backup em nuvem, e, encontrando um conteúdo que naquele momento te ajuda, você ainda descobre um serviço que pode evitar essa situação no futuro!

A primeira etapa de uma estratégia de Inbound Marketing trabalha com a produção de conteúdo focado no início da jornada do consumidor: quando ele ainda não sabe que precisaria de seus produto ou quando ele já está interessado, porém não está no momento de realizar a compra. Nessa etapa, algumas chamadas para ação (você pode ver outros termos do Marketing Digital para o mesmo significado de chamada para ação como: CTA e Call to Action) em seus conteúdos são interessantes para manter o potencial cliente atrelado, de alguma maneira, à sua marca:

  • Confira mais conteúdos como esse em nosso blog

 

Converter

Pouco adianta para sua empresa se você tem um site ou blog atrativo, mas que não converte as visitas recebidas em vendas ou leads. Ainda que o foco principal do Inbound Marketing seja atrair potenciais clientes, ele é sim uma estratégia que busca gerar vendas efetivas para sua empresa. Sua diferença, em comparação ao Outbound Marketing, é que suas ações buscam atrair pessoas que já estejam minimamente interessadas em seus produtos ou serviços, para que a energia gasta não seja em encontrar essas pessoas, mas em converter suas vendas!

Para converter as visitas em leads e vendas, é preciso entregar o conteúdo correto ao potencial cliente que já não desconhece totalmente sua necessidade nem sua empresa. Nesse momento, criar estratégias e conteúdos que capture leads para que você possa entregar posteriormente conteúdo mais especializado, como e-books e webinars, é fundamental.

Para gerar leads através de Inbound Marketing:

  • Crie formulários de inscrição em seu blog
  • Crie landing pages que convertem visitas em leads
  • Divulgue ebooks interessantes pedindo em troca os contatos dos interessados em baixá-lo
  • Convide o usuários a acompanharem as redes sociais de sua empresa ou assinarem a newsletter de seu blog

 

Fechar

Uma vez que você já atraiu esse público e que ele cedeu espontaneamente seus contatos para sua empresa, é hora de aproveitar! Isso significa que você apresentou a ele conteúdos interessantes que o mantém interessado em sua marca. Através de análise de seu comportamento em seu site, saiba quais são as principais necessidades desse potencial cliente. Apresente a ele como você e sua empresa podem ajudá-lo e como seu produto ou serviço podem suprir o que ele está precisando!

Nessa etapa, apresente chamadas para ação mais efetivas e que facilitem o contato do potencial cliente com sua empresa são interessantes:

  • Solicite um orçamento
  • Comprar agora

 

Encantar

A última etapa, porém não menos importante, do Inbound Marketing trata de encantar os clientes, torná-los verdadeiros fãs da marca. Se você conseguiu transformar aquele lead em uma compra, nada de pensar que o trabalho acabou! Agora é hora de encantar seu cliente, através de seu produto, do relacionamento com sua empresa e do posicionamento que sua marca tem nas redes sociais!

Ao trabalhar estratégias de Inbound Marketing que buscam fidelizar seus clientes, você garante que ele volte a comprar de você, e que se torne um defensor de sua marca. A melhor propaganda continua sendo boca a boca, e trabalhando bem essa última etapa, seu cliente falará de você – e muito bem!

 

Inbound Marketing o que é: a importância de analisar

Agora que você já entendeu o que é Inbound Marketing, lembre-se de que analisar suas estratégias é sempre fundamental para que você continue atraindo, convertendo, fechando e encantando seus clientes! Analise tudo o que foi feito em cada jornada do cliente, veja quais ações geraram mais conversões, quais abordagens encontraram mais leads… e comece tudo outra vez!

Dados importantes a serem analisados:

  • Quantas visitas ao seu site ou landing page geraram leads
  • Tempo de leitura dos conteúdos de seu blog
  • Taxa de abertura de e-mail marketing
  • Respostas às chamadas para ação

 

O trabalho no Inbound Marketing, assim como todas as estratégias de Marketing Digital, deve estar em constante aperfeiçoamento. Assim como as evoluções e atualizações que acompanhamos, que acontecem à velocidade de cliques, sua marca precisa estar atenta – às movimentações do Marketing e também às suas próprias ações.

Precisa de ajuda para atrair mais pessoas interessadas em sua marca, converter leads, fechar compras e encantar clientes? Mande uma mensagem pra gente e deixe nossos especialistas ajudarem você!

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