Gestão de perfis: porque devo ter um perfil nas redes sociais?

As redes sociais não saem mais da cabeça dos consumidores e diariamente influenciam as suas decisões de compra. Ter sua empresa nesses canais se tornou obrigatoriedade para quem busca destaque e reconhecimento, mas o fundamental é enxergar realmente o valor que as mídias possuem e saber agregar isso adequadamente para o objetivo de sua marca. Assim, para iniciar a gestão de perfis, é preciso ter estratégias de marketing bem definidas e possuir uma comunicação eficaz com o seu público-alvo.

Sabemos que o conceito de consumo muda constantemente e já faz um tempo que o consumidor não somente compra por necessidade, mas sim pelo desejo de satisfação pessoal ou para conquistar status. Com a gestão de perfis nas redes sociais, temos um leque de opções e oportunidades para gradativamente estar mais próximo do nosso público e conquistá-lo com grande facilidade de modo que sua marca seja reconhecida e querida pelas pessoas.

Como funciona a gestão de perfis?

A gestão de perfis envolve diversas etapas, começando pela definição de estratégia e posicionamento da sua marca, quais redes sociais você deve estar presente, o planejamento de conteúdo para as publicações, incluindo o monitoramento e a avaliação das métricas de resultados. Investir em um profissional qualificado é essencial para que esse trabalho seja bem feito e alcance os resultados reais e esperados.

Estratégia e Posicionamento

Cada rede social tem suas próprias características e podem influenciar o comportamento do consumidor de maneiras diferentes, por isso o primeiro passo é definir de acordo com a persona do seu público-alvo e seus interesses, as redes que mais se encaixam para sua marca estar presente.

Em segundo lugar, entra a parte de definir qual estratégia será aplicada nas redes sociais, entre elas temos:

  • Divulgação da marca;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Conquistar fãs para sua empresa;
  • Divulgação de conteúdos para educação;
  • Vendas.

O importante é traçar um objetivo foco a ser conquistado que reflita o momento atual do que sua empresa mais quer atingir. Conforme o tempo for passando, as estratégias podem variar e assim conquistar outros reconhecimentos e mais sucesso.

Planejamento de Conteúdo

Com a estratégia bem estabelecida, podemos dar continuidade com o planejamento de conteúdo para as publicações. Através de conteúdos de qualidade, é possível atrair mais clientes para sua marca e fidelizar os antigos. Eles são capazes de engajar, influenciar e interagir com o público, dessa maneira, precisam estar de acordo com a personalidade da marca, falar sobre os interesses dos clientes e serem publicados com certa frequência para serem lembrados pelo consumidor.

Para a criação dos conteúdos, é interessante não incluir exclusivamente a equipe de marketing para essa função, é pertinente ouvir opiniões dos diversos setores da sua empresa sobre o que eles acham da gestão de perfis e a imagem que a empresa vem passando nas redes. A produção de conteúdo em equipe pode trazer muitos ganhos para sua empresa!

Monitoramento

O monitoramento na gestão de perfis é extremamente importante, pois é através dele que entramos em contato com o nosso público e interagimos de forma direta. O ideal é criar uma rotina, separando algumas horas do seu dia para entrar nas redes sociais e acompanhar todas interações, verificar as mensagens, comentários e avaliações.

Através desse contato com seu público, você passa empatia, confiança e disponibilidade de estar ali para sanar qualquer tipo de dúvida ou resolver um problema inesperado. Crie um tom de voz para se comunicar com os consumidores que tenha totalmente a ver com a sua marca, seja educado, encontre oportunidade de se aproximar dos seus clientes e tenha um controle para resolver o mais rápido possível caso ocorra alguma reclamação. Ferramentas de monitoramento de perfis das redes sociais, como a Buzzmonitor, podem trazer insights importantes de forma mais rápida para sua empresa.

Avaliação das Métricas de Resultados

Com a avaliação das métricas e resultados apresentados pelas redes sociais, podemos identificar se a gestão dos perfis está caminhando bem, trazendo bons resultados para a estratégia traçada, também o que podemos melhorar ou o que se deve continuar durante o planejamento de conteúdo para os meses adiante. A principal vantagem dos canais digitais é ter o acompanhamento dos seus KPI’s em tempo real, com dados como alcance, taxa de engajamento, conversões, etc.

Dessa forma, buscamos a constante evolução dos nossos perfis alinhados às novas tendências que surgem no mercado e também as necessidades da sua marca que pode mudar ao longo do tempo.

Sua empresa está precisando de um especialista em gestão de perfis? Entre em contato com a nossa equipe!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Alimentar o funil de vendas

10 ideias para alimentar o funil de vendas em todas as etapas

Utilizar ferramentas de marketing para captar contatos através de formulários é algo que já é feito na maioria das empresas

métricas B2B

Quais as métricas de marketing digital mais importantes para o B2B?

As métricas B2B são essenciais para entender se as estratégias que sua empresa está utilizando são realmente efetivas. A partir

Diversidade nas empresas: seu marketing está inclusivo?

Com debates cada vez mais presentes nas redes sociais, essa pode ser a oportunidade da sua marca se posicionar e
Marketing Digital vs Marketing Tradicional

Marketing Digital vs Marketing Tradicional: Qual Produz Maior ROI?

Ter um orçamento de marketing é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, mas saber onde investir e aproveitar ao

marketing digital para advogados

Marketing em Redes Sociais para Advogados

Um dos maiores impedimentos para contratar um escritório de advocacia é a falta de presença online, então garantir que você

chatbot customizado

Turbine o atendimento ao cliente da sua imobiliária com um chatbot customizado

Você faz parte do time que está com vontade de integrar um serviço de atendimento ao cliente via chatbot para

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?