Gestão de perfis: porque devo ter um perfil nas redes sociais?

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As redes sociais não saem mais da cabeça dos consumidores e diariamente influenciam as suas decisões de compra. Ter sua empresa nesses canais se tornou obrigatoriedade para quem busca destaque e reconhecimento, mas o fundamental é enxergar realmente o valor que as mídias possuem e saber agregar isso adequadamente para o objetivo de sua marca. Assim, para iniciar a gestão de perfis, é preciso ter estratégias de marketing bem definidas e possuir uma comunicação eficaz com o seu público-alvo.

Sabemos que o conceito de consumo muda constantemente e já faz um tempo que o consumidor não somente compra por necessidade, mas sim pelo desejo de satisfação pessoal ou para conquistar status. Com a gestão de perfis nas redes sociais, temos um leque de opções e oportunidades para gradativamente estar mais próximo do nosso público e conquistá-lo com grande facilidade de modo que sua marca seja reconhecida e querida pelas pessoas.

Como funciona a gestão de perfis?

A gestão de perfis envolve diversas etapas, começando pela definição de estratégia e posicionamento da sua marca, quais redes sociais você deve estar presente, o planejamento de conteúdo para as publicações, incluindo o monitoramento e a avaliação das métricas de resultados. Investir em um profissional qualificado é essencial para que esse trabalho seja bem feito e alcance os resultados reais e esperados.

Estratégia e Posicionamento

Cada rede social tem suas próprias características e podem influenciar o comportamento do consumidor de maneiras diferentes, por isso o primeiro passo é definir de acordo com a persona do seu público-alvo e seus interesses, as redes que mais se encaixam para sua marca estar presente.

Em segundo lugar, entra a parte de definir qual estratégia será aplicada nas redes sociais, entre elas temos:

  • Divulgação da marca;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Conquistar fãs para sua empresa;
  • Divulgação de conteúdos para educação;
  • Vendas.

O importante é traçar um objetivo foco a ser conquistado que reflita o momento atual do que sua empresa mais quer atingir. Conforme o tempo for passando, as estratégias podem variar e assim conquistar outros reconhecimentos e mais sucesso.

Planejamento de Conteúdo

Com a estratégia bem estabelecida, podemos dar continuidade com o planejamento de conteúdo para as publicações. Através de conteúdos de qualidade, é possível atrair mais clientes para sua marca e fidelizar os antigos. Eles são capazes de engajar, influenciar e interagir com o público, dessa maneira, precisam estar de acordo com a personalidade da marca, falar sobre os interesses dos clientes e serem publicados com certa frequência para serem lembrados pelo consumidor.

Para a criação dos conteúdos, é interessante não incluir exclusivamente a equipe de marketing para essa função, é pertinente ouvir opiniões dos diversos setores da sua empresa sobre o que eles acham da gestão de perfis e a imagem que a empresa vem passando nas redes. A produção de conteúdo em equipe pode trazer muitos ganhos para sua empresa!

Monitoramento

O monitoramento na gestão de perfis é extremamente importante, pois é através dele que entramos em contato com o nosso público e interagimos de forma direta. O ideal é criar uma rotina, separando algumas horas do seu dia para entrar nas redes sociais e acompanhar todas interações, verificar as mensagens, comentários e avaliações.

Através desse contato com seu público, você passa empatia, confiança e disponibilidade de estar ali para sanar qualquer tipo de dúvida ou resolver um problema inesperado. Crie um tom de voz para se comunicar com os consumidores que tenha totalmente a ver com a sua marca, seja educado, encontre oportunidade de se aproximar dos seus clientes e tenha um controle para resolver o mais rápido possível caso ocorra alguma reclamação.

Avaliação das Métricas de Resultados

Com a avaliação das métricas e resultados apresentados pelas redes sociais, podemos identificar se a gestão dos perfis está caminhando bem, trazendo bons resultados para a estratégia traçada, também o que podemos melhorar ou o que se deve continuar durante o planejamento de conteúdo para os meses adiante. A principal vantagem dos canais digitais é ter o acompanhamento dos seus KPI’s em tempo real, com dados como alcance, taxa de engajamento, conversões, etc.

Dessa forma, buscamos a constante evolução dos nossos perfis alinhados às novas tendências que surgem no mercado e também as necessidades da sua marca que pode mudar ao longo do tempo.

Sua empresa está precisando de um especialista em gestão de perfis? Entre em contato com a nossa equipe!