Loja no Instagram: como melhorar sua estratégia e vender mais

Você já deve ter percebido que ter uma loja no Instagram é um ótimo negócio. Não é à toa que cada vez mais empreendedores estão escolhendo a plataforma para anunciar seus produtos e conquistar clientes. Tendo em vista que a rede social tem ferramentas que colaboram com as vendas, ter uma presença estratégia por lá pode ser muito rentável!

Para criar uma loja no Instagram você precisa apenas abrir um perfil na rede social. Porém, para fazer isso de forma mais profissional, o ideal é utilizar a ferramenta “Loja”, disponibilizada pela própria plataforma. Comece criando uma conta comercial e uma página do negócio no Facebook. Em seguida, vincule o perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de Negócios e faça a marcação dos produtos nos posts.

Se você ainda não está convencido de que sua loja no Instagram tem tudo para dar certo, os dados vão te conquistar! Seguindo o YouTube, o Instagram é o aplicativo mais baixado do mundo. Com 1 bilhão de usuários a cada mês, a plataforma visual é um componente essencial de uma estratégia para aumentar suas vendas. Mas é preciso mais do que simplesmente postar belas imagens, é fundamental compreender o que funciona nesse ambiente e direcionar os esforços para extrair o máximo dela.

A estratégia de conteúdo é um dos pilares que fortalecem sua loja no Instagram

Você sabia que 68% dos usuários do Instagram interagem regularmente com perfis de marcas? E tem mais! Uma pesquisa realizada pela TrackMaven aponta que a taxa de engajamento é em média 8 vezes maior do que em qualquer outra rede social. O fato é que os usuários estão abertos para começar uma conversa com as marcas e essas informações apontam o caminho para vender mais: a produção de conteúdo.

Para estabelecer um relacionamento com a audiência, é Importante que suas publicações sejam excelentes, caso contrário, o envolvimento será baixo. Comece levantando pontos em comum da marca com a persona, desenvolva um calendário editorial, defina um tom de voz e trabalhe o branding. Outra maneira de potencializar a entrega aos usuários é investir em mídia online.

O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories da rede social. Esses anúncios do Instagram são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de imagens ou vídeos. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos. Uma vez que você decidir quais serão os objetivos da sua loja no Instagram, é hora de fazer ajustes e investimentos para chegar lá.

Dicas práticas para melhorar as vendas da sua loja no Instagram

Tenha ações automatizadas

Produzir conteúdos de qualidade e que convertam em vendas é algo que dá trabalho, por isso, quanto mais você puder automatizar as atividades operacionais, mais tempo livre terá para se dedicar a parte estratégica do negócio. Uma rotina interessante consiste em reservar a maior parte do dia na produção de materiais que façam sentido para a estratégia de marketing no Instagram e utilizar ferramentas de agendamentos para configurar as publicações. Esse tópico pode parecer dispensável, mas você não faz ideia de como cada minuto importa no trabalho com marketing digital!

Explore os conteúdos gerados pelo usuário

Outra forma de construir uma comunidade é estimulando e aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário. Essa estratégia é fundamental para aumentar o reconhecimento da marca – e o Instagram é a plataforma perfeita para isso. Peça para os clientes publicarem fotos com os produtos, falar sobre as experiências, gravar vídeos criativos e compartilhar os materiais. Além de gerar um senso de pertencimento, isso irá gerar muita mídia espontânea.

Utilize os novos recursos do Instagram

Quanto mais criativo for o perfil da sua loja no Instagram, mais atrativo será. Por isso, não resuma seu conteúdo apenas as fotos no feed. A plataforma tem recursos que permitem que você grave vídeos animados, como o Reels, e produza materiais mais longos e educativos, como o IGTV. Os vídeos mais curtos nos stories também são úteis para mostrar os bastidores da marca e comentar as novidades. É importante entender que o algoritmo da rede social sempre irá priorizar os conteúdos feitos com as ferramentas lançadas recentemente, use isso a seu favor!

Dedique um tempo para interagir com seus seguidores

Só publicar conteúdo interessante não basta. É preciso criar laços, afinal, o Instagram é uma rede social. Você deve responder aos comentários dos seus seguidores no seu perfil e mostrar que a presença deles ali é importante. O ideal é criar um sistema e estabelecer um horário para interagir os comentários dos seus clientes, todos os dias.

Abrir uma loja no Instagram é fácil, difícil mesmo é manter uma estratégia que sustente o retorno financeiro a longo prazo. A boa notícia é que, quando o trabalho na rede social é feito de forma estratégica, os resultados não demoram a aparecer. Se você pretende vender mais, produza bons conteúdos, invista em anúncios, mantenha contato com influenciadores e crie sua comunidade. Em outras palavras, fortaleça sua marca!

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