Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos em 2018, sendo que 63% deles acessam o app várias vezes por dia, o Instagram se tornou o queridinho de muitas marcas. Apesar da popularidade, muitos ainda não sabem como como anunciar no Instagram e aproveitar todos os benefícios que a rede social pode trazer ao marketing digital.

MAS, COMO ANUNCIAR NO INSTAGRAM?

No feed ou no stories, os anúncios são indicados sempre com a tag de “patrocinado” e, possivelmente, você já descobriu várias marcas, promoções e produtos pela rede social, através desses anúncios patrocinados, certo? Você sabia que 80% dos usuários seguem uma empresa no Instagram? Isso demonstra o potencial da ferramenta nas suas estratégias de marketing digital.   

No próprio aplicativo do celular aparece a opção de anunciar no Instagram, mas para conseguir aproveitar todos os benefícios da plataforma, indicamos que você crie e programe seus anúncios pelo Gerenciador de Negócios do Facebook. Assim, é necessário associar a conta do Instagram com uma fanpage no Facebook para seguir com a criação dos anúncios.

– Saiba como vincular a conta do Instagram com sua página no Facebook

DEFINIÇÃO DO OBJETIVO NO INSTAGRAM

Ao abrir a plataforma de Gerenciador de Negócios, clique em “Criar”. Nessa seção há a definição do objetivo da campanha, como alcance, tráfego, visualizações, envolvimento, conversões, entre outros.

Escolher o objetivo corretamente é essencial para que o anúncio tenha o resultado esperado. Assim, se você deseja que mais pessoas visitem seu site, por exemplo, o objetivo de tráfego faz mais sentido que o de envolvimento.

Se estiver com dúvidas sobre qual objetivo combina mais com sua estratégia, no botão “Ajuda: Escolher um objetivo” há a explicação de cada uma das opções.  

Captura de Tela 2019 03 11 às 13.44.08 - Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

PÚBLICO E POSICIONAMENTO NO INSTAGRAM

Depois do objetivo escolhido, na segunda etapa de como anunciar no Instagram, você definirá o público com segmentação de localidade, idade, gênero, interesses e páginas que tenham relação com sua marca ou conteúdo.

Você pode escolher entre um público bem amplo, com abrangência nacional, ou mais segmentado, focado em uma cidade ou dispositivo de acesso,  dependendo do objetivo da sua marca ou comunicação. Testes de públicos são normais para ver qual terá mais engajamento com seu perfil.

Captura de Tela 2019 03 12 às 11.27.07 - Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

Nessa mesma seção, você escolhe o posicionamento do anúncio (se ele será veiculado apenas no Instagram ou também no Facebook) e o orçamento da campanha com a seleção entre orçamento diário, em que você define um valor para o anúncio alcançar todo dia, ou vitalício, em que você coloca o montante do dinheiro que será gasto até o fim do anúncio de uma vez.

Captura de Tela 2019 03 11 às 14.32.07 - Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

ESCOLHA DO CRIATIVO NO INSTAGRAM

Na última etapa, você escolherá entre utilizar uma imagem que já está publicada no seu Instagram ou criar um anúncio que não será divulgado no seu feed, aparecendo apenas como anúncio quando os usuários estiverem rolando as publicações.

Nos formatos disponíveis atualmente para anunciar no Instagram, temos o carrossel (com duas ou mais imagens rotáveis), imagens ou vídeos únicos e Coleção (com um grupo de imagens, não disponível para Stories).

Captura de Tela 2019 03 11 às 14.46.29 - Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

É nesse ponto também que você vai conferir se o usuário do Instagram está corretamente veiculado com sua página.

Captura de Tela 2019 03 11 às 13.46.09 - Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

Na seção “Prévia do anúncio” você terá a visão de como o criativo irá aparecer no feed do Instagram e no Stories. Caso haja algum ajuste necessário, realize-o antes de apertar “confirmar” e ter o anúncio submetido para a avaliação da plataforma.

Captura de Tela 2019 03 11 às 13.46.24 - Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

COMO ANUNCIAR NO INSTAGRAM COM EFICIÊNCIA?

Agora que você já sabe as instruções de como anunciar no Instagram, algumas dicas podem deixar as campanhas com resultados ainda melhores.

Entre os elementos criativos, assim como nos anúncios do Facebook, as imagens não devem ter mais de 20% de texto, ou podem ter a performance reduzida pela plataforma. Por isso, confira se a imagem está dentro do permitido pela rede antes de fazer o anúncio.

Captura de Tela 2019 03 11 às 15.03.14 - Como anunciar no Instagram? Aproveite as vantagens da rede!

Na legenda, evite descrições longas, já que depois da segunda linha aparecerá reticências (…) e nem sempre os usuários terão a iniciativa de ler até o fim, o que pode prejudicar os resultados. Links ainda não são clicáveis nas legendas, por isso, prefira colocá-los na descrição (a bio). Já indicamos também outras dicas para aproveitar todo o potencial do Instagram nos conteúdos, que podem ajudar a atrair a atenção do seu público-alvo.

Como sempre reforçamos, antes de anunciar em qualquer rede social é importante ter um planejamento bem estruturado, com orientação de objetivos, público-alvo e orçamento para cada etapa da sua estratégia. Com a facilidade de poder conferir as campanhas com apenas alguns cliques, anunciar no Instagram pode ser uma excelente oportunidade de levar seu conteúdo para o público que realmente tem interesse.

Para saber mais sobre as possibilidades de como anunciar no Instagram e planejar suas  estratégias de marketing digital, entre em contato com a Webcompany! Temos a estratégia ideal para valorizar a sua marca nessa rede social!