fbpx
webcompany - Como escrever um texto para blog?

Como escrever um texto para blog?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Os profissionais de marketing mais antenados já entenderam que saber como escrever um texto para blog é fundamental para os bons resultados da empresa. Se o marketing de conteúdo está cada vez mais forte, em parte, é porque os conteúdos mais densos, publicados no blog, são ferramentas poderosas de vendas.

Os blogs são uma ótima maneira de aumentar o tráfego, estabelecer autoridade no setor de atuação, incentivar o envolvimento do usuário e ampliar as oportunidades de networking. Dados do Optinmonster mostraram que 57% dos profissionais de marketing confirmaram que atraíram clientes por meio de blogs. Para que os clientes queiram se aproximar da marca por meio dos conteúdos, é preciso produzir materiais de qualidade. Quando for pensar em como escrever um texto para blog, tenha em mente que a informações precisam ser relevantes e atrativas para o leitor.

Apesar do marketing de conteúdo ser ótimo para impulsionar os resultados das marcas, o mesmo estudo mostrou que 65% dos profissionais da área mencionam que seu maior desafio é criar um conteúdo envolvente. Esse dado é preocupante, afinal, se o bom conteúdo vende, o de baixa qualidade prejudica a imagem da empresa!

Essas dicas irão te ajudar a entender como escrever um texto para blog que tenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa

Estabeleça o nicho e encontre palavras-chave relevantes

Antes de começar a planejar os assuntos do seu blog, você precisa entender o que está por trás da intenção de busca do usuário, porque é isso que vai nortear sua produção de conteúdo. Quando souber que seu público-alvo está procurando ao digitar algo na barra de pesquisa, poderá falar o que ele precisa ouvir. Essa é uma arma poderosa para cativar o usuário!

Se você está tentando descobrir como escrever um texto para blog que seja encantador, a dica de ouro é: busque inspiração ao redor. Além de descobrir as dores do público-alvo, fique de olho nas principais tendências do Google, tópicos de pesquisa no Pinterest e no que está bombando no Instagram. A estratégia é unir os assuntos que estão em alta com coisas relacionadas a especialidade da marca.

Dicas rápidas que irão te ajudar a encontrar assuntos interessantes para o blog:

  • Escolha um tópico que você goste para falar.
  • Participe ativamente de fóruns e grupos de discussões.
  • Acompanhe a seção de ‘pesquisas relacionadas a’ na página do Google.
  • Encontre palavras-chave em softwares de SEO.
  • Peça a ajuda de vendedores, se necessário.

Ganhe a atenção do leitor pelo título

Um bom texto é aquele que prende a atenção do leitor. Para fazer isso, você precisa saber escrever títulos atrativos. De acordo com a Copyblogger, 80% dos visitantes lerão seu título, mas apenas 20% continuarão a leitura até o fim do artigo. Isso significa que a maior chance de você comunicar sua mensagem está nos momentos iniciais.

O segredo para escrever um título que retenha a atenção é pensar como o leitor. O que será que ele gostaria de ler? Quais palavras podem despertar a curiosidade dele? Essas respostas irão mostrar o caminho. Pense em produzir conteúdos úteis e escolha bem as palavras!

Otimize para palavras-chave e produza conteúdos otimizados

Quem precisa saber como escrever um texto para blog deve aprofundar seus conhecimentos em SEO. Saber identificar as melhores palavras-chave e utilizá-las na construção do texto é uma forma de fazer com o Google entregue mais seus conteúdos, já que a plataforma recompensa apenas sites e conteúdo otimizados. Produzir textos otimizados também significa que você deve escrever um material com boa legibilidade e de fácil compreensão.

Antes de pensar em como escrever um texto para blog, entenda como seu conteúdo irá ajudar o cliente!

As pessoas passam a maior parte do tempo na internet buscando respostas, ou seja, o seu conteúdo precisa entregar o que elas estão procurando. Elas querem ler algo significativo, que não apenas solucione seus problemas, mas também as inspire a realizar ações para melhorar suas vidas.

Quanto mais publicações úteis você compartilhar, mais valiosa será sua entrega para o cliente. Dados mostram que 60% dos usuários buscam por opiniões na internet e que essas informações ajudam na fase inicial do processo de compra. Aproveite este espaço para se aproximar e construir autoridade. Produza materiais com uma boa introdução, faça perguntas, compartilhe estatísticas, crie comparações, conte uma história e trabalhe técnicas de copywriting.

Escreva uma meta descrição atraente

A meta descrição é o pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página sugerida quando você faz uma pesquisa no Google. É fundamental que ela seja bem escrita, para causar uma ótima primeira impressão enviando uma mensagem de abertura para o Google, caso contrário, os usuários verão um informativo aleatório do seu artigo.

Agora que você já sabe como escrever, fique de olho nas recomendações de SEO!

Crie backlinks para o seu blog

Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. Houve um tempo em que os backlinks foram a principal métrica para o rankeamento de uma página na web, mas já não é bem assim. Apesar de hoje em dia serem apenas parte de uma estratégia completa, eles devem ser trabalhados. Faça isso colocando seu link em frases que tenham conexão com o assunto em questão!

Utilize as redes sociais para compartilhar as atualizações do seu blog

Compartilhar as publicações do blog nas redes sociais aumenta a vida útil dos conteúdos e melhora a visibilidade no Google. Essa estratégia ajuda a atrair tráfego orgânico, reconhecimento e melhora a reputação da marca. Para ter mais sucesso, ajuste os URLs dos seus blogs.

Os links que você publica nas redes sociais ajudam o Google a indexar o blog, portanto, mais curtidas, compartilhamentos e comentários significam classificações mais altas.

Melhore a capacidade de resposta da página

Saber como escrever um texto para blog é apenas uma parte da estratégia de conteúdo, em seguida, você deve se preocupar com o tempo de resposta do seu site. A experiência do usuário precisa ser aprimorada para que ele sinta vontade de ficar em contato com as informações, isso significa que seu layout deve ser simples e permitir que os usuários naveguem facilmente.

Crie conteúdos otimizados para mobile

Os smartphones dominaram a vida de todos nós e as marcas precisam surfar nessa onda! A capacidade de resposta móvel é um fator importante de classificação do Google, então, uma experiência mobile ruim pode ser prejudicial para os resultados, mesmo que a versão para desktop funcione.

Incorpore diferentes tipos de mídia em suas publicações

Uma das coisas mais interessantes do blog é a possibilidade de mesclar conteúdos. Você pode incluir vídeos, imagens e até mesmo áudio para incrementar o tópico abordado e surpreender o leitor. Abuse da criatividade e faça o possível para tornar a leitura do seu material inesquecível.

Pensar em como escrever um bom texto de blog e conquistar a confiança da sua audiência é fundamental para os resultados e marketing digital. Uma publicação bem escrita pode atrair visitantes com potencial para se tornar clientes. Acredite: o conteúdo está com tudo e, no futuro, você vai desejar ter começado uma estratégia de produção de bons materiais hoje.

Quer conhecer mais benefícios dos blogs para sua empresa?
Fale com a Webcompany Marketing Digital!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.