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Como escolher uma agência de marketing digital?

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Contratar uma agência de marketing digital é a solução ideal para seu negócio se sua marca precisa ter mais visibilidade, gerar mais vendas ou mesmo se destacar em seu segmento. Mas você sabe exatamente quais são os os critérios para a escolha do parceiro certo? Nós vamos te ajudar.

O que faz uma agência de marketing digital?

Marketing digital envolve ações de comunicação que as empresas podem realizar por meio da internet para divulgar e comercializar seus produtos e serviços. Logo, o trabalho realizado por uma agência de Marketing Digital trata de analisar dados e traçar as melhores estratégias para fazer com que a relação com o público-alvo seja direta, personalizada e com conversas iniciadas no melhor momento.

Ao contratar o serviço de uma agência a empresa tem a chance de:

  • Dar maior visibilidade para sua marca;
  • Atrair novos clientes;
  • Criar e manter relacionamentos;
  • Construir autoridade para sua marca e destacar-se em seu segmento;
  • Atrair novos negócios e aumentar o faturamento da empresa.

Se você já pensou em como escolher uma agência de marketing digital, mas ainda não tem certeza de quais serviços precisa contratar, tente observar alguns pontos:

  • Você não tem tempo para desenvolver todas as ações nos canais digitais;
  • Não tem equipe interna qualificada para te ajudar;
  • Acha complicado analisar todos os indicadores;
  • Acredita que o investimento precisa ser alto para ter bons resultados.

Depois que você entende os benefícios do marketing digital e percebe que não dá para ficar sem os resultados que ele proporciona, surge a seguinte dúvida: como escolher uma agência de marketing digital?

Questões que devem ser consideradas antes de entender como escolher uma agência de marketing digital

Qual é a diferença entre uma agência e uma consultoria?

Ao contratar uma consultoria você receberá direcionamentos sobre o melhor caminho a se tornar, porém, o trabalho para chegar lá será feito por você. Já uma agência digital oferece o trabalho completo, pois tem tem uma equipe preparada para planejar, analisar, executar as ações e acompanhar os resultados.

Entender a diferença entre os dois tipos de serviços é importante para escolher o que mais se adequa à realidade da sua empresa. Por exemplo: se você já tem uma equipe de marketing, pode aproveitar a consultoria para aprimorar o trabalho, mas se sua empresa não tem pessoas para a função, a agência é a melhor opção.

A agência atende apenas um segmento específico?

Existem agências que atendem clientes de diferentes perfis e outras especializadas em segmentos específicos, como aquelas que atuam com marketing político, por isso, é interessante estudar os cases de clientes que já foram atendidos e quais os segmentos que mais aparecem por lá. Você pode escolher uma agência focada no seu nicho ou optar por uma que é capaz de atender bem diferentes empresas, não há problema quanto a isso.

O que irá influenciar na hora de avaliar como escolher uma agência de marketing digital é se a empresa consegue oferecer um atendimento personalizado e direcionado para resultados.

A agência tem parcerias e certificações?

A experiência que a agência possui é um fator de peso para a decisão, portanto, verifique se a empresa é certificada e peça para ver os documentos que comprovam.

O Google Partners, por exemplo, é um selo que certifica os profissionais que tem conhecimentos sobre sua ferramenta de links patrocinados, o Google Ads, uma das mais importantes para gerar vendas e reconhecimento de marca. Se sua empresa está buscando um serviço qualificado, é muito importante escolher uma agência que possua experiências comprovadas.

Você consegue perceber que a agência pratica o que vende?

Aqui temos um ponto muito importante: sabendo que é muito fácil prometer alguma coisa para alguém que acabou de conhecer, busque fazer contato com agências que possam provar que entendem do que estão indicando. Se a ideia é contratar uma empresa para elaborar uma estratégia de conteúdo, dê uma pesquisada no blog, nas redes sociais e verifique se ela produz conteúdos de qualidade.

A mesma ideia se aplica na contratação do desenvolvimento de um site. Será que vale a pena optar por uma agência que não tem um site bem feito? Pergunte por exemplo ao representante comercial, quais canais a agência utiliza para atrair novos clientes. Resumindo: a agência pratica o que vende?

Perguntas para você responder e descobrir como escolher uma agência de marketing digital para sua empresa

Você se importa com a proximidade física?

A sua empresa costuma realizar reuniões online? Se a resposta for negativa, não faz sentido optar por agências que só poderão te atender à distância. Equipes que valorizam os encontros presenciais, que têm um produto que exige o estudo mais próximo para ser entendido ou que trabalham com horários diferenciados precisam buscar por uma agência que possa atendê-la desta maneira.

Converse bastante a respeito do formato de atendimento da agência antes do fechamento, porque ele precisa estar alinhado com a cultura da sua empresa para que vocês consigam uma boa parceria.

Quais serviços a agência oferece?

Algumas prestadoras de serviços de marketing digital são especializadas em construção de site, outras entregam projetos mais estratégicos e focados em performance na geração de vendas, tem aquelas que desenvolvem materiais offline (impresso), além das generalistas, que fazem de tudo um pouco. Logicamente as agências especialistas conseguem entregar projetos com mais eficiência pois tem conhecimento mais profundo do que fazem, mas com tantas opções no mercado, você está livre para encontrar a agência que combina com o perfil da sua empresa.

Mais do que descobrir como escolher uma agência de marketing digital, você precisa entender quais as suas necessidades, para ter a certeza de que optará pela opção mais vantajosa. Afinal, de que adianta uma empresa especializada em peças offline se você precisa de um site?

Qual o ticket médio para a contratação?

Assim como em qualquer outro segmento, existem agências de diferentes portes no mercado. Mesmo que o trabalho de marketing digital seja preponderante para alavancar suas vendas, é importante entender a realidade financeira da sua empresa para identificar uma oportunidade que caiba no bolso. Você não precisa ficar sem investir em uma agência de marketing, mas pode encontrar a mais adequada ao momento de sua empresa.

Qual tamanho a agência tem que ter?

Tudo bem que tamanho não é documento, mas na hora de contratar serviços, é fundamental escolher algo que possa te atender da melhor maneira possível. Se por um lado agências menores podem ser mais ágeis e próximas, por outro, agências maiores podem oferecer mais estrutura.

Não esqueça que o tamanho da equipe influencia no valor do projeto. Por exemplo, se você espera alguém que tenha uma dedicação integral para seu negócio, o valor da exclusividade será incluído no pacote.

Ter uma equipe preparada para elaborar estratégias, realizar ações e monitorar resultados do trabalho feito na internet tem impacto direto nos resultados da marca. Como existem diferentes opções no mercado, é importante que você entenda como escolher uma agência de marketing digital, pesquise bastante e pontue como cada uma delas poderá agregar valor a história da sua empresa.

Já entendeu como escolher uma agência de marketing digital?
Então opte pela melhor para sua empresa!

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