Posicionamento digital da marca: por onde começar?

Construir uma marca valiosa, que ocupa um lugar especial nos coração e mente do seu público é o objetivo de toda empresa. Isso é o que torna o posicionamento digital da marca tão importante, inclusive no mundo digital! 

De acordo com Kotler, o posicionamento é o caminho que a empresa deve seguir para que ela seja vista pelo público-alvo de maneira diferenciada. Na internet, isso é fundamental para o sucesso das estratégias, pois definir qual a forma que sua empresa quer ser percebida pelos usuários é o que vai direcionar as ações tomadas dentro do planejamento de marketing digital

Por que é tão importante cuidar do posicionamento digital da marca? 

Em poucas palavras, o posicionamento digital da marca influencia na percepção que o público tem sobre ela. Uma marca que se posiciona como especialista no seu segmento, publicando conteúdos de qualidade, oferecendo um suporte impecável na internet e conversando com o público de maneira sincera, pode facilmente ser reconhecida como autoridade máxima no assunto. 

E quando a marca deixa claro quais são seus valores e objetivos, o público se identifica e passa a acompanhá-la de perto. E nem é preciso dizer o quanto isso melhora os resultados de vendas, não é mesmo? É muito mais fácil converter, fidelizar e estabelecer novas conexões quando as pessoas gostam de você!  

2 passos para começar a definir o posicionamento digital da sua marca 

Agora que você já sabe o quanto é importante trabalhar o posicionamento digital da marca, está na hora de cuidar do seu.

  • Saiba tudo sobre o seu público 

Conhecer o público-alvo é essencial para entender qual é a melhor forma de se apresentar para ele. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir quem são os clientes em potencial, o que eles acompanham, onde buscam informações e quais são seus valores. Com a maior quantidade de informações em mãos, você pode criar a sua persona – um personagem fictício baseado em informações reais sobre seus clientes – que permite traçar quais são os seus interesses e de que forma você pode contribuir com a vida deles. Isso será importantíssimo para estabelecer o posicionamento digital da marca. 

  • Leve em consideração a essência da marca

Quais são as qualidades, a personalidade e o que a sua marca tem de exclusivo para oferecer? Esses são os fatores que tornam a sua empresa importante e também são os pilares que deverão ser reforçados no trabalho de posicionamento. Cada vez que você publicar um conteúdo na internet, o público deverá perceber essa essência, para assim poder se identificar com ela. 

Levar em consideração a personalidade da marca também é uma forma de manter um conteúdo harmônico, que mantém a mesma linha de comunicação em todas as plataformas e passa credibilidade para o público-alvo. 

O posicionamento digital está diretamente ligado a presença digital dela 

O posicionamento digital da marca não é algo que pode ser feito de maneira isolada, mas sim um processo contínuo. Estabelecer a conexão com o público é fruto de um trabalho bem estruturado e consistente. 

É necessário haver um planejamento estratégico com foco na presença digital da marca. Ele deve envolver ações de inbound marketing, definição de canais de comunicação, investimento em mídia, além de um bom trabalho de monitoramento das redes sociais. 

O posicionamento digital da marca não se estabelece do dia para a noite, mas um bom trabalho pode ajudar. Conte com a equipe da Webcompany!