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Estratégias de marketing digital para e-commerce que trazem resultados

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Não é segredo para nenhum empreendedor digital que a base para o sucesso de uma loja virtual são as estratégias de marketing digital para e-commerce. Embora saibamos disso, precisamos concordar que existem muitas maneiras de buscar resultados na internet e nem sempre é fácil optar por um só caminho. E agora, como alavancar as vendas nesse ambiente?

Cada ação possui um prazo e deve ser aplicada em um objetivo diferente, portanto, antes de estabelecer suas estratégias de marketing digital para e-commerce é importante organizar as ideias. Como na internet tudo é muito dinâmico, é preciso direcionamento para crescer com eficácia, ou seja, aumentar o reconhecimento da sua marca no meio de pessoas que possam realmente se interessar pelo que ela tem a oferecer. Para que isso aconteça, você precisará ter um planejamento completo, com diferentes ações, recursos e ferramentas que te mantenham no caminho certo – estar bem direcionado é o que vende!

Antes de pensar nas estratégias de marketing digital, conheça suas metas, objetivos e seu público.

Um planejamento que funciona e otimiza recursos é aquele que mantém o foco em onde a empresa quer chegar. Por isso, suas metas e objetivos precisam ser específicos e realistas. Você quer aumentar suas vendas? Estabeleça um percentual, por exemplo, 15% das vendas em 30 dias. Evite colocar metas inalcançáveis, pois além de desmotivar toda a equipe envolvida no processo, pode ser uma maneira de concentrar energia no local errado. Muitos passos bem dados são melhores do que apenas um salto errado.

Outro fator de sucesso para as estratégias de marketing digital para e-commerce é o conhecimento a respeito do público. Se você não sabe com quem falar, é bem provável que não fale com ninguém, por isso, definir personas e levantar o máximo de informações a respeito da sua audiência são tarefas das etapas iniciais. Para ter campanhas que convertem mais, descubra quais os hábitos que os possíveis clientes possuem, a situação financeira e quais canais digitais costumam utilizar.

Depois que souber o que deseja alcançar com o trabalho de marketing digital e para quem ele deve ser direcionado, é hora de descobrir como fazer tudo isso. Embora existam diferentes ferramentas na internet, você deve ter estratégias específicas de geração de conversões e realização dessas vendas, buscando sempre o que mais se encaixa com o perfil da sua marca e os produtos ou serviços oferecidos. Talvez você perceba que não é necessário estar em todas as redes sociais, mas sim fazer um trabalho bem direcionado em duas ou três. Isso ficará claro conforme as informações para o desenvolvimento das estratégias de marketing digital para e-commerce forem reunidas.

6 recomendações para começar a aplicar agora e potencializar as estratégias de marketing digital para e-commerce

  • Entenda sobre funil de vendas

Para melhorar seus resultados, você precisa criar um relacionamento com seus potenciais clientes e impactá-los em diferentes estágios da jornada de compra. O conhecimento sobre o funil de vendas e suas etapas – atração, nutrição e conversão – permite que você fale com uma pessoa de maneira estratégica em cada momento, com conteúdos e informações que despertam o interesse, aumentam o desejo e levam à ação. Dessa maneira, quando decidir que precisa comprar o seu produto, o indivíduo confiará na sua empresa, pois você sempre esteve por perto.

  • Invista em Marketing de conteúdo

O conteúdo é o melhor amigo das suas estratégias de marketing digital para e-commerce e ele deve ser aproveitado com formatos diferentes, pensados de acordo com os objetivos e canais de comunicação. É possível trabalhar com conteúdos em blogs, ebooks, whitepapers ou com imagem em redes sociais e vídeos no Youtube – há uma infinidade de formatos e cabe a sua equipe exercer a criatividade na hora de falar sobre as coisas interessantes do universo da marca.

Para as estratégias de vendas de e-commerce, é importante trabalhar bem a descrição e os detalhes de seus produtos, mas não para por aí: os conteúdos devem ser feitos para despertar a necessidade de compra. O SEO e as palavras-chave também têm uma participação importante, pois facilitam a entrega dos materiais para clientes em potencial que pesquisem sobre o que você comercializa.

  • Otimize o SEO

Nas estratégias de marketing digital para e-commerce o SEO merece atenção redobrada. Além da aplicação nos sites, o trabalho de otimização deve ser feito em todas as páginas de produtos, utilizando as palavras-chave exatas que são usadas pelos clientes. Quanto mais você otimizar, mais será encontrado e mais chances terá de vender.

  • Divulgue a opinião dos clientes nas páginas de produtos

A prova social é uma das coisas que colaboram para que uma pessoa escolha comprar seu produto, por isso, faça o possível para compartilhar a opinião dos clientes satisfeitos. Publique com frequência nas redes sociais, compartilhe qual foi a vivência dos clientes com seus produtos e coloque as avaliações em áreas visíveis no seu site. Existem plugins para WordPress e Shopify que facilitam o carregamento de avaliações nas páginas de seus produtos, caso não saiba como configurar, conte com um profissional da área.

  • Trabalhe com e-mail marketing

O bom e velho e-mail marketing segue sendo útil nas estratégias de marketing digital para e-commerce, principalmente quando as marcas têm claro qual é a jornada de compra do usuário. A estrutura dos e-mails permite que você utilize imagens e conteúdos escritos, com links direcionados para produtos interessantes para o perfil de cada cliente e informações que façam sentido para ele naquele momento.

Ter uma estratégia de segmentação de dados para o envio do e-mail marketing proporciona um bom engajamento, já que o conteúdo é pensado para um grupo de pessoas com critérios específicos. Quanto mais personalização tiver, maior será a taxa de cliques e melhores serão os resultados nas conversões de vendas.

  • Invista em publicidade paga, como os anúncios Pay-Per-Click e o Retargeting

As empresas que desejam obter um retorno de vendas digitais mais rápido podem reservar um valor da verba de marketing para os anúncios. Entre os mais interessantes para criar leads imediatos estão os que cobram por cliques e que podem ser concentrados em palavras-chave de cauda longa, além do retargeting que entra em ação quando o cliente já interagiu com sua marca.

Sobre os anúncios PPC:

Os três tipos mais interessantes para fomentar os resultados no e-commerce são: Anúncios de Pesquisa Pagos, quando o anúncio aparece na parte superior dos resultados do mecanismo de pesquisa; Anúncios Gráficos, que podem ser vistos em todos os sites, aplicativos e jogos populares; Campanhas do Shopping, que são os anúncios da lista de produtos, que fazem com que seus produtos apareçam diretamente nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Sobre o Retargeting:

Esse formato enviará anúncios direcionados a usuários que já estiveram em contato com a marca. Sabe quando você busca por um produto, olha uma página e depois não para de receber anúncios sobre ele? É exatamente isso!

As pessoas que costumam ser impactadas por esse tipo de anúncio são aquelas que visitaram recentemente certas páginas do seu site, compraram de você no passado, assinam seu e-mail marketing ou que foram clientes em outro momento, mas não mantém um relacionamento próximo. Não existe um valor pré-indicado para o investimento e podem ser realizados testes para entender qual formato traz mais retornos para a empresa.

Existem muitas maneiras de elaborar estratégias de marketing digital para e-commerce que realmente funcionem. Tenha em mente que algumas ações demoram mais para gerar retorno e outras tem efeito imediato, então, o planejamento deve ser variado para que as informações cheguem de maneira estratégicas para o público alvo.

Ainda não elaborou suas estratégias de marketing digital para e-commerce da sua empresa? Fale com os especialistas da Webcompany!

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