Como fazer Inbound Marketing

Estar próximos dos clientes sempre foi uma das chaves do sucesso para as empresas! Por isso, entender como fazer Inbound Marketing é tão importante. Ela é uma ferramenta de aproximação, que pode ser utilizada tanto na abordagem ativa com o cliente quanto para fazer ele te encontrar.

O Inbound Marketing é uma parte do Marketing Digital que trabalha para que a sua empresa se aproxime aos poucos do potencial cliente. Com o crescimento das ferramentas de busca da internet, blogs e a popularização das redes sociais, surgem muitos espaços para troca de informações e experiências sobre qualquer produto ou empresa, por isso,  as pessoas estão procurando muito mais antes de comprar. Um dos grandes segredos de um trabalho de Inbound Marketing bem feito é aproveitar esses momentos em que o cliente está precisando de ajuda para gerar interesse por meio de conteúdos de qualidade, ações conectadas e foco em resultados. 

Se ainda restam dúvidas sobre como fazer Inbound Marketing pode ser bom para sua marca, saiba que com ele você pode se posicionar como referência no seu segmento, diminuir custos com prospecção de clientes e, claro, aumentar o volume de vendas.  

3 passos para começar a fazer Inbound Marketing

1 – Defina seu público

As técnicas de Inbound Marketing servem especialmente para conquistar a atenção do público e educá-lo sobre o seu produto. Mas, como você  vai fazer isso se não sabe quem são essas pessoas? Definir quem será o foco da sua estratégia é o primeiro passo. 

Levante informações sobre os hábitos de consumo dos clientes, o que eles procuram em um produto ou serviço como o seu e quais são as principais dores dessas pessoas. Com todas as informações em mãos você pode criar a persona e adequar as estratégias para oferecer exatamente o que eles precisam. Esse é o início de uma conquista! 

2 – Respeite as etapas jornada de compra 

O processo de vendas pode levar um bom tempo para acontecer. Ele passa pela parte da conquista, convencimento e só depois parte para o fechamento. Você concorda que se o cliente já chega sabendo sobre o produto que a sua empresa oferece, o processo de negociação é mais rápido? Para isso servem os materiais informativos produzidos dentro da estratégia Inbound Marketing,  eles contribuem com as informações adequadas em todas as fases da conquista. Mas para que a estratégia seja efetiva, os conteúdos precisam estar adequados em todas etapas da jornada de compra, são elas: Aprendizado e descoberta, Reconhecimento do problema, Consideração da solução e Decisão de compra.

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Modelo de funil de vendas – Fonte: RD Station

3 – Faça um bom trabalho de SEO 

Um SEO bem feito é capaz de aumentar o ranqueamento orgânico de um site no Google, gerar mais tráfego, melhorar o desempenho e expandir a presença digital de uma marca. Tudo isso faz toda a diferença em um trabalho de Inbound Marketing. 

Sendo assim, antes de começar a produzir os conteúdos, faça uma boa pesquisa de palavras-chaves e termos relevantes. Preocupe-se em responder as questões do seu cliente – se lembra de quando levantamos as principais dores, lá na persona? – e seja relevante na vida dele. Assim, na hora que precisar adquirir um produto como o seu, ele se lembrará da sua empresa. 

Atenção: o trabalho de Inbound Marketing deve ser contínuo! 

Muitas empresas se frustram com os resultados de Inbound Marketing, por desistirem no meio do caminho. Aqui, a frequência é a palavra de ordem para desenvolver um bom relacionamento, que leva à conversão e retenção dos clientes. 

Ferramentas de automação, como o RD Station podem ajudar com a distribuição e manutenção dos conteúdos. As personas devem ser levadas por caminhos personalizados, definidos de acordo com o estágio da jornada de compras e isso requer cuidado, pois é fundamental para alcançar os resultados esperando. Com as automações isso fica mais fácil, pois os sistemas permitem criar fluxos de emails e programar quais conteúdos seu lead deve receber em um determinado período. 

Aqui na Webcompany, somos parceiros da RD Station e nossos clientes já estão sentindo diferença na produtividade da equipe, afinal, ao aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis no mercado, você e seus colaboradores certamente se tornarão mais produtivos e terão tempo livre para se concentrar em atividades mais complexas, já que poderão automatizar ações que, até então, eram feitas manualmente.  

Para se lembrar de como fazer Inbound Marketing pode melhorar os resultados da sua marca, memorize a três palavras mágicas: atração, conversão e retenção. Ao investir seu tempo e dinheiro com sabedoria, tendo como objetivo entregar as soluções que o cliente precisa, sua empresa vai longe!

Conte com a equipe Webcompany para entregar os melhores resultados de Inbound Marketing.