Vendas online: por que a sua marca precisa abraçar essa oportunidade?

Diferentes perfis de público reunidos em um comportamento de consumo que cresce a cada ano: esse é o cenário que está sendo construído pelo varejo online. O hábito de comprar pela internet, que antes apresentava reticências pelo público, é hoje praticado através de diversas plataformas, do desktop ao mobile: resultado da combinação de inúmeros fatores, dentre eles, a possibilidade de comparação rápida de preços e a variedade de ofertas disponibilizadas. O panorama é excelente e oferece uma oportunidade valiosa para as marcas no ambiente digital: é tempo de lucrar.

Um estudo encomendado pelo Google junto à empresa Forrester Research revela que as vendas pela internet no Brasil devem dobrar até 2021. De acordo com a companhia, o segmento terá crescimento médio de 12,4% ao ano e atingirá um total de R$ 85 bilhões em vendas — um salto de 5,4% para 9,5% em participação de mercado. Os números surpreendem e reforçam ainda mais a necessidade de investimento no ambiente digital para a potencialização dos lucros.

Conhecer mais sobre o perfil do consumidor digital também é essencial para o sucesso das marcas. De acordo com dados do Sebrae Nacional, pessoas entre 35 e 49 anos lideram o ranking de compradores, com 36% de share, seguidos por indivíduos entre 25 e 34 anos, que somam 32%. O que poderia parecer difícil, não é. Consumidores entre 50 e 64 anos provaram também estar conectados e representam 16% dessa movimentação de compras.

  • O momento da decisão

    A internet tem peso até mesmo em compras que não foram fechadas online. Ainda de acordo com o estudo, 19% das vendas offline sofrem influência do meio digital. De acordo com a pesquisa Instagrammers no Brasil de 2016, 8 a cada 10 pessoas já tiveram compras inspiradas por algo que viram na internet. O fator já é claro para as gigantes do setor, que realizam atualizações constantes em suas ferramentas com o objetivo de gerar negócios. Como prova, Instagram Shopping e Facebook Market Place lideram o top of mind de recursos recém saídos do forno e reafirmam a atenção das plataformas para a oportunidade emergente. O notável crescimento de redes de inspiração, como Instagram e Youtube, também refletem um comportamento cada vez mais enraizado na sociedade atual: a busca por referências.

  • Uma mudança rápida

Transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas modificaram visivelmente o comportamento do consumidor ao longo do tempo. Com um volume de informações e ofertas cada vez mais expressivo, o decisor de compra deixou de ser um receptor passivo de conteúdos publicitários para se tornar um crítico exigente das melhores oportunidades. Menos influenciado por argumentos e extremamente bem informado, o novo comprador é, hoje, fisgado por estratégias de comunicação 360º: um trabalho diário e pautado na construção de histórias relevantes, que envolvem a marca em um contexto maior: a rotina do consumidor.

Para os que pretendem aumentar a sua fatia de mercado através de negócios pela internet, o momento é mais que oportuno. Galgar os melhores resultados em um ambiente cada vez mais concorrido é tarefa que compete aos detentores do know-how de compreender a sinergia entre o melhor posicionamento nos mecanismos de busca, o conteúdo mais atrativo e as melhores estratégias digitais. Para destacar a sua marca na internet e aproveitar o máximo do que ela tem a oferecer aos seus negócios, entre em contato com a Webcompany, especialista há 19 anos no Mercado digital.