Você sabe o que é um funil de vendas? Ele consiste em ser um modelo estratégico muito utilizado para mostrar a jornada do cliente, desde o momento do primeiro contato dele com a sua empresa até o fechamento do negócio. O funil de vendas é formulado através de um conjunto de etapas para dar suporte na jornada de compra das personas.
Conheça agora cada etapa do funil de vendas para entender melhor como elas funcionam detalhadamente.
Topo, meio e fundo do funil de vendas
Topo do funil
No topo do funil de vendas, os visitantes descobrem a sua necessidade ou tem um problema que precisam resolver, que, até então, era desconhecido. Mais conhecida como a etapa da consciência, ela é despertada depois do cliente entrar em contato com a sua empresa. Nesta fase, é importante oferecer conteúdos ricos como infográficos, artigos de blog e eBooks que o usuário pode acessar depois de preencher um formulário solicitando os seus serviços. Ao fornecer os dados na sua Landing Page, o visitante se torna um lead, avançando no funil de vendas.
Meio do funil
Após o visitante se tornar um lead, vem a parte de reconhecer o problema e considerar a solução que a sua empresa oferece. Para isso, é necessário entender que eles estão em busca de resolver as suas necessidades, mas ainda não sabem como fazer isso. Nesse momento é importante você entra com e-mail marketing trazendo dicas, ofertas especiais e promoções. O remarketing também é importante para o amadurecimento do lead, já que ele será impactado através de anúncios sobre o produto ou serviço que ele pesquisou e que ainda não adquiriu. Com essas estratégias é possível qualificar o lead, fazendo com que ele avance para a última etapa do funil de vendas.
Fundo do funil
Assim que o Lead se torna qualificado, sendo este determinado após você ver quantos e-mails foram abertos, ou quantas interações foram realizadas com a marca, é sinal que ele está pronto para ser abordado pela sua equipe de vendas, já que eles buscam soluções para o seu problema. Quando a relação de confiança estabelecida entre o usuário e o seu negócio faz com que o seu produto ou serviço seja visto como referência no assunto e alguém com quem pode negociar. O funil de vendas se fecha quando o lead fecha a compra, se transformando em cliente.
Agora que você conhece cada etapa do funil de vendas, é interessante entender como que isto vai se aplicar nas estratégias de marketing digital para atingir um número maior de pessoas que fecham negócio para a sua empresa. Se você não tem um funil claro, as ações que você investirá terão um desempenho menor que o esperado.
O funil de vendas também ajuda a você acompanhar os clientes e a monitorar o tráfego de pessoas que chegam e que saem do site do seu negócio, podendo entender porque alguns escolheram (ou não) os serviços ou produtos que você oferece, tendo, assim, uma previsibilidade de resultados durante a jornada de compra do cliente.
Ao fazer uma boa estrutura do funil, você consegue mensurar a produtividade e também as dificuldades dos vendedores, fazendo com que eles se empenhem para apresentar melhores resultados. Além disso, ao segmentar e padronizar o ciclo de vendas, cada estágio desse processo se torna mais ágil e objetivo.
Para ter um funil de vendas que traga bons resultados para o seu negócio, entre em contato com os nossos especialistas para que o marketing digital da sua empresa seja ainda mais eficaz!