fbpx
webcompany - Como criar editorias de conteúdo para as redes sociais

Como criar editorias de conteúdo para as redes sociais

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Para lançar sua marca nas redes sociais, é necessário realizar um planejamento de marketing digital, onde contempla todo um estudo alinhado com os objetivos da empresa. Para desenvolver estratégias excelentes, realizamos uma análise dos concorrentes, de personas, de mercado, e por fim realizamos uma segmentação das editorias de conteúdo para as redes sociais.

A criação das editorias de conteúdo são muito importantes pois esses assuntos que vão abranger todo o interesse real da persona. Temos que abordar temas personalizados que tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas dos usuários, falar sobre os pontos de interesses e a proposta de valor da empresa.

As editorias de conteúdo para as redes sociais devem ser bem segmentadas, pois o certo é investir em conteúdo relevante e não tentar abranger assuntos que não tenham a ver com a sua marca. O principal ponto para a estratégia de marketing digital é agregar valor e trazer qualidade para os seus conteúdos, não adianta nada trabalhar com quantidade e não obter o resultado desejado.

Aprenda o passo a passo para criar editorias de conteúdo para as redes sociais:

1 – Objetivos traçados

O primeiro passo é saber exatamente os objetivos da sua empresa, como o que busca alcançar, aonde ela quer chegar, quais seus principais interesses, a imagem quer passar para o público, entre outros. Por exemplo: garantir presença de marca e fortalecer a divulgação dos produtos para captar novos clientes, através dos leads.

2 – Análise de concorrência

Precisamos saber quais os principais concorrentes e fazer uma análise para saber quais canais eles se encontram, o tipo e a qualidade do conteúdo, frequência de postagens, principais tópicos abordados e se ele usa algum investimento em mídia. Feito a análise dos concorrentes, podemos ter como referência algumas ideias (lembre-se: referência não é cópia!) e também saber o que não dá certo para aplicar nas editorias de conteúdo para as redes sociais.

3 – Criação da persona

A persona é um estudo mais aprofundado do público-alvo, em que é levado em consideração dados mais específicos para criar um perfil de pessoa que mais se aproxime com os interesses da marca. Como gênero, faixa etária, classe social, localização, hobbies, interesses e suas principais dores.

A partir da criação da persona, segmentamos os seus principais interesses, sabendo que tipo de editorias de conteúdo para as redes sociais vai despertar sua curiosidade e encaixar melhor com a estratégia da marca.

4 – Criação das editorias de conteúdo para as redes sociais

Após todo esse aprofundamento e estudo, chegou a hora de criar as editorias de conteúdo para as redes sociais. Com as melhores referências e interesses unidos, o importante é acrescentar criatividade para desenvolver assuntos relevantes para a marca. Após isso, é só organizar para a criação um calendário de postagens por mês e com uma frequência que seja adequada para a marca, sem deixar muito massante, mas que se torne presente e gere memória no usuário.

Exemplo de editorias de conteúdo para as redes sociais de uma empresa que trabalhe desenvolvendo fórmulas para saúde e bem-estar:

Institucional: para trabalhar o posicionamento de marca, seu conceito e diferenciais;
Produtos: para divulgar os produtos da marca;
Dicas de saúde e bem-estar: porque tem tudo a ver com a marca e é um dos principais interesses da persona;
Matérias primas: dedicado a esclarecer todos os ingredientes existentes nas fórmulas;
Datas comemorativas: usar somente as que tem a ver com a marca e as padrões.

Sua empresa está precisando de ajuda com suas redes sociais? Entre em contato com a nossa equipe!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.