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Por que você deve refazer seu site?

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Você sabe qual é a importância de refazer seu site? Seja por conta de um produto recém lançado, reposicionamento ou até mesmo pela necessidade de ajustes técnicos para melhorar os resultados no ambiente digital, em algum momento da existência da sua empresa, o site precisará ser refeito, sempre com o objetivo de melhorar os resultados. Para que isso seja feito de maneira segura e eficiente, é importante entender como dividir os processos em etapas de execução.

O site de uma empresa é como se fosse a casa dela na internet. Da mesma maneira que um imóvel passa por reformas de tempos em tempos, um site precisa estar preparado para receber visitantes de diferentes origens, velocidade de internet e dimensões de tela. Há quem pense que refazer o site é uma tarefa extremamente trabalhosa e difícil, o que de fato é, mas a partir do momento que você tem uma visão clara dos processos e do problema a ser resolvido, o redesign do site tem tudo para ser um enorme sucesso!

Por que refazer seu site?

O redesign é o processo é um dos principais pontos na hora de refazer seu site, ele consiste em alterar e atualizar o conteúdo, a estrutura, o formato e a navegação do site, para melhorar o desempenho e converter mais visitantes. O redesenho pode ser feito com o objetivo de receber mais tráfego à medida que seus negócios crescem, para acompanhar o trabalho de rebranding ou para atualizar informações de portfólio.

Dados publicados pela empresa americana HubSpot mostram que 80% dos consumidores dizem que a experiência personalizada que uma empresa oferece é tão importante quanto os produtos ou serviços que vende. Esses dados também incluem a experiência que os clientes têm no seu site, por isso, independente do motivo pelo qual sua empresa está interessada no redesign, é fundamental na hora de refazer seu site ele seja preze a qualidade e o conforto dos visitantes.

Quantas vezes você deve refazer seu site?

A vida útil média de um site é de 1,5 a 2,5 anos, de acordo com a Comunidade Business. Esse tempo é justificado pelas tendências de design e o avanço da tecnologia. Basta pensar que, muitas vezes, o que era interessante no passado, já não é bem visto nos dias de hoje. Sempre surgem coisas novas e mais competitivas, porém, o ideal é que na hora de refazer seu site a avaliação seja feita com base na experiência da empresa, objetivos e resultados, pois só assim será possível entender o que funciona melhor para sua organização.

Apesar de cada empresa ter suas particularidades, responder essas perguntas vão te ajudar descobrir com que frequência o site da sua empresa deve ser refeito:

Quantas vezes a marca ou os objetivos mudaram?
A melhor maneira de perceber se você deve refazer seu site é confirmando se ele ainda representa quem a empresa é. Se houveram mudanças pelo caminho, é importante que o site acompanhe cada uma delas.

Quanto do orçamento está dedicado ao design e desenvolvimento?
Reflita se existe um orçamento disponível para essas mudanças ou se é melhor deixar para refazer seu site mais para frente. Você deve entender o que é mais urgente na realidade da empresa, para evitar transtornos ou imprevistos.

Por quanto tempo o site permanece funcional e rápido?
Lembra da importância da experiência para seus clientes? É preciso se colocar no lugar deles! Faça isso e descubra se consegue navegar bem no site, se encontra tudo o que deseja e preste atenção se existem erros ou longos tempos de carregamento das páginas.

Como está o desempenho do seu site?
Faça uma análise sobre as conversões do site. Ele está convertendo uma quantidade razoável de tráfego? As pessoas permanecem na página por um bom período de tempo ou vão embora rápido? Veja se ele está trazendo bons resultados para a empresa.

Meu site está acompanhando as mudanças na indústria?
Quando o Google anunciou que mudaria para a indexação inicial para dispositivos móveis, era necessário que os sites fossem compatíveis com dispositivos móveis ou perderiam tráfego orgânico do Google.

Não é tão difícil entender a importância de refazer seu site, basta pensar que é para lá que os visitantes e os clientes vão quando desejam fazer perguntas, ler conteúdos ou adquirir produtos ou serviços. É melhor se comprometer com a reformulação do site do que perder potenciais clientes!

Como organizar meu projeto?

Você pode organizar isso em 8 etapas:

  • Compare suas métricas de desempenho atuais

Antes de começar a refazer  seu site, registre suas métricas atuais. Isso servirá para entender onde está o site e quais métricas serão aprimoradas.
Concentre a atenção no desempenho mensal das seguintes áreas: número de visitas, visitantes e visitantes únicos; taxa de rejeição; tempo de acesso; palavras-chaves com melhor desempenho em termos de classificação, tráfego e geração de leads; número de domínios de vinculação de entrada; total de novos leads e envios de formulários; total de vendas geradas; total de páginas indexadas; total de páginas que recebem tráfego.

O Google Analytics é uma ferramenta que te dá acesso a essas informações. Se for utilizá-la para registrar os dados iniciais, não esqueça de usar após o refazer seu site também.

  • Determine as metas de para o novo site

Ao considerar um novo design, você deve ter claro quais as razões para isso. Responda detalhamento qual é o motivo que você tem para refazer seu site e o que você espera depois que ele estiver pronto.
É importante entender que não se trata apenas da aparência do site, mas sim do seu funcionamento. É possível que você queira ajustar o site para aumentar o número de visitas, reduzir a taxa de rejeição ou melhorar a autoridade do domínio. Seja qual for a meta, ela precisa ser clara, para que ninguém se perca pelo caminho. Ter claro quais os objetivos facilita a comunicação entre a equipe, o levantamento dos recursos e mantém o foco de cada etapa no que realmente importa.

  • Defina sua marca e mensagens

Antes de refazer seu site, seja claro sobre sua marca, mensagem e a proposta de valor que ela tem. Fazer isso garantirá consistência em todo o projeto. Qualquer pessoa que visite a página pela primeira vez deve entender imediatamente o que você faz, como isso pode beneficiá-lo e por que eles devem permanecer no site e não fugir para os concorrentes.

Além do tom de voz e da escolha das palavras, preste atenção também nos aspectos visuais do seu site que já são a marca registrada. Garanta que o estilo, a paleta de cores e os elementos do logotipo estejam presentes no novo design, para que ele permaneça em harmonia com outras partes da sua marca.

  • Defina as suas buyer personas 

Quando se trata de estratégias digitais, uma verdade prevalece: nada é sobre você, é tudo sobre quem você quer impactar. Por isso, na hora de refazer o seu site ele deve ser pensado para entregar o melhor para as pessoas que passarem por lá.
Ter a buyer persona bem definida irá servir de guia para a maneira como a marca vai se comunicar, que tipo de imagem irá utilizar, informações que ficarão em destaque, entre outros detalhes importantes. A marca deve estar sempre alinhada com o público-alvo!

  • Proteja suas páginas otimizadas para mecanismos de pesquisa

Para melhorar as métricas do seu site, ele precisa ser encontrado. Portanto, a otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) deve ser priorizada em todo o processo. Documente suas páginas com maior valor de pesquisa para descobrir quais páginas recebem mais acesso, crie uma estratégia de redirecionamento 301, pois eles são extremamente importantes em termos de retenção do tráfego e do valor do link associado a uma determinada página e faça sua pesquisa de palavras-chaves.

Depois de determinar as palavras-chaves, use as práticas recomendadas de SEO na página para otimizar as páginas do site. Se houverem poucos conteúdos relacionados às palavras-chaves selecionadas, trabalhe para adicionar materiais e páginas que abordem os tópicos.

  • Analise a concorrência

Ter um parâmetro ajuda a entender onde você está errando e quais pontos foram esquecidos. Veja bem, não é interessante comparar absolutamente tudo do seu site com o concorrente, mas sim fazer uma análise inteligente para descobrir como você pode se destacar.
Ao observar a página das empresas concorrentes, registre o que te chamar atenção, inclusive as coisas negativas. Faça uma lista e utilize essa análise para buscar um resultado ainda melhor do que o esperado.

  • Faça um inventário de seus ativos de alto desempenho

Uma reformulação feita por um profissional de confiança é uma ótima maneira de melhorar o desempenho do seu site, mas é importante que todo o processo seja feito com cuidado, para evitar danos. Por exemplo, se o site possui alguns conteúdos de alto desempenho que já foram construídos, existe o risco de que os resultados sejam prejudicados na hora de refazer o seu site, o que impactaria negativamente nos resultados de marketing.

É fundamental que o profissional responsável pelo redesign saiba avaliar qual é o conteúdo mais compartilhado ou visualizado, quais as páginas de alto tráfego, as palavras-chaves com melhor desempenho ou classificação e páginas associadas e o número de links de entrada para páginas individuais. As mudanças devem ser feitas apenas no que não vai bem, então, a análise feita antes do redesenho deve incluir uma lista de tópicos que serão mantidos ou atualizados.

  • Escolha o software certo

A última fase na hora de refazer seu site envolve escolher o software certo para criar e hospedar seu site, normalmente, chamado de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Ele serve para desenvolver, projetar e publicar seu site para o mundo ver.

A escolha do CMS certo depende da sua empresa, quais CMSs você já conhece e quais recursos o redesenho do site exige. Não hesite em buscar um CMS de qualidade como por exemplo o WordPress, pois ele irá ajudá-lo a criar um site bonito e funcional.

O mais importante na hora de refazer seu site é garantir que ele irá representar bem quem sua marca se tornou e como ela pode fazer parte da vida dos clientes, impactando-os positivamente e levando muita inspiração.

Se você acredita que chegou a hora de refazer seu site, fale com a Webcompany. Te ajudaremos a pensar em um projeto que melhore seus resultados e seja mais atrativo para seus consumidores!

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