Marketing de Conteúdo x Marketing para Mídias Sociais: você sabe a diferença?

O Marketing de Conteúdo e o Marketing para Mídias Sociais são estratégias presentes no planejamento das marcas que já entenderam a importância da presença online.

São excelentes maneiras de promover a marca, engajar o público, reter e fidelizar clientes, entre outros benefícios colhidos após um bom planejamento prévio, mas você sabe a diferença entre Marketing de Conteúdo e Marketing para Mídias sociais?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em gerar leads qualificados através da produção de conteúdos relevantes

Criar e entregar conteúdo que acrescenta conhecimentos de valor e seja relevante para o público, pode auxiliá-lo a tomar decisões que vão de encontro com o seu produto ou serviço.

Reúna informações que impactarão no processo de compra, de forma espontânea, essa é uma das maneiras de tornar a marca, uma referência e autoridade natural em determinados assuntos que interessam a sua persona.

O marketing de conteúdo pode chegar até o público através de canais diversos como: redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, páginas de captura como landing pages, hotsites, entre outros e possuir formatos diversos e, de acordo com cada canal onde será disponibilizado.

Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam nos conteúdos que agreguem algum nível de conhecimento, não apenas nas redes sociais, como também através dos motores de buscas como Google e YouTube.

Por isso, independente do tipo de estratégia de marketing adotada, é essencial produzir materiais interessantes e que despertem a curiosidade do público.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

  • Agregar valor
  • Fortalecer a marca
  • Atrair leads
  • Auxiliar e incentivar o lead a tomar decisões
  • Demonstrar autoridade
  • Educar os consumidores

Marketing para Mídias Sociais tem como objetivo principal engajar a audiência nas redes sociais e construir relacionamentos

Engana-se quem pensa que o marketing nas mídias sociais consiste em apenas criar e publicar conteúdos no feed ou nos stories, ele vai muito além disso e pode ser um grande aliado nas estratégias de posicionamento e vendas.

Os processos mais importantes do marketing para mídias sociais envolvem:

  • Planejamento e produção de conteúdo (presença online)
  • Interatividade o com o público (SAC)
  • Investimento em anúncios (gestão de tráfego)
  • Monitoramento (gerenciamento de crises e de imagem)
  • Otimização da estratégia (análises de métricas)

Um aspecto importante a ser considerado é que o Marketing de Conteúdo está inserido no Marketing para Mídias Sociais, porém, é mais amplo.

Não necessariamente, o conteúdo precisa ser compartilhado nas redes sociais, ele pode ser enviado por e-mail, estar dentro de um vídeo, infográfico ou ebook disponível em uma landing page, ou até mesmo em workshops e webinários.

Benefícios do Marketing para mídias sociais

  • Reconhecimento e alcance da marca
  • Engajamento da audiência
  • Proximidade com o público alvo
  • Atrai potenciais clientes
  • Realizar atendimento ao consumidor
  • Monitorar o que falam sobre a marca

 

Qual a diferença entre o Marketing de Conteúdo e o Marketing para Mídias Sociais?

Resumidamente, podemos dizer que a diferença principal está nos objetivos de cada estratégia. O Marketing de Conteúdo se concentra na criação e distribuição de conteúdos relevantes para atrair e fidelizar clientes. Já o Marketing para Mídias sociais usa canais online como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e até mesmo o YouTube para promover produtos e serviços diretamente para consumidores finais.

 

Marketing de Conteúdo e o Marketing para Mídias Sociais: qual devo escolher?

Há uma ampla variedade de estratégias de marketing disponíveis para os empresários de hoje. Uma das escolhas mais importantes que se deve fazer é qual estratégia de marketing deve usar. O objetivo central sempre será construir relacionamentos com os clientes e fazer com que eles confiem na empresa.

O marketing de conteúdo realiza isso construindo a credibilidade da empresa. Ele também ajuda a gerar leads e aumentar as vendas.

Já no marketing para mídias sociais, o objetivo é difundir a mensagem, estabelecer um posicionamento, gerar leads, aumentar as vendas e também é uma estratégia eficaz para gerar tráfego para seu site, blog ou outros links de destino.

No geral, o marketing de conteúdo e o marketing para mídias sociais oferecem muitas vantagens. A escolha da estratégia de marketing a ser adotada dependerá do objetivo da empresa. Se a empresa estiver interessada em construir a credibilidade da empresa e aumentar as vendas, o marketing de conteúdo é uma boa escolha. Porém, se a empresa estiver interessada em gerar tráfego e leads, o marketing para mídias sociais também é aconselhável.

Ambas as estratégias se complementam e podem coexistir nos planos de sua empresa, mas, antes de tomar essa importante decisão sobre qual estratégia deve adotar em sua comunicação, fale com um de nossos especialistas em marketing digital para escolher a estratégia mais adequada.

 

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